segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atividade sobre Literatura Africana a partir de dois poemas do poeta angolano Viriato da Cruz



Você vai ler, a seguir, dois textos: o primeiro é um poema de Viriato da Cruz, poeta angolano. O segundo é de José Craveirinha, poeta moçambicano.

Texto 1 - Namoro

Mandei-lhe uma carta em papel perfumado
e com a letra bonita eu disse ela tinha
um sorrir luminoso tão quente e gaiato
como o sol de Novembro brincando de artista nas acácias floridas
espalhando diamantes na fímbria do mar
e dando calor ao sumo das mangas.
Sua pele macia - era sumaúma...
Sua pele macia, da cor do jambo, cheirando a rosas
tão rijo e tão doce - como o maboque...
Seu seios laranjas-laranjas do Loge
seus dentes... - marfim...
Mandei-lhe uma carta
e ela disse que não.

Mandei-lhe um cartão
que o Maninho tipografou:
"Por ti sofre o meu coração"
Num canto - Sim, noutro canto - Não
E ela o canto do Não dobrou.

Mandei-lhe um recado pela Zefa do Sete
pedindo rogando de joelhos no chão
pela Senhora do Cabo, pela Santa Ifigênia,
me desse a ventura do seu namoro...
E ela disse que não.

Levei à avó Chica, quimbanda de fama
a areia da marca que o seu pé deixou
para que fizesse um feitiço forte e seguro
que nela nascesse um amor como o meu...
E o feitiço falhou.
[...]

Andei barbado, sujo e descalço,
como um mona-ngamba
Procuraram por mim
" - Não viu... (ai, não viu...?) Não viu Benjamim?"
E perdido me deram no morro da Samba.

Para me distrair
levaram-me ao baile do sô Januário
mas ela lá estava num canto a rir
contando o meu caso às moças mais lindas do
[Bairro Operário]

Tocaram uma rumba - dancei com ela
e num passo maluco voamos na sala
qual uma estrela riscando o céu!
E a malta gritou: "Aí, Benjamim!"
Olhei-a nos olhos - sorriu para mim
pedi-lhe um beijo - e ela disse que sim.


Texto 2 - Quero ser tambor

Tambor está velho de gritar
Ó velho Deus dos homens
deixa-me ser tambor
corpo e alma só tambor
só tambor gritando na noite quente dos trópicos.

Nem flor nascida no mato do desespero
Nem rio correndo para o mar do desespero
Nem zagaia temperada no lume vivo do desespero
Nem mesmo poesia forjada na dor rubra do desespero.

Nem nada!

Só tambor velho de gritar na lua cheia da minha terra
Só tambor de pele curtida ao sol da minha terra
Só tambor cavado nos troncos duros da minha terra.

Eu
Só tambor rebentando o silêncio amargo da Mafalala
Só tambor velho de sentar no batuque da minha terra
Só tambor perdido na escuridão da noite perdida.

Ó velho Deus dos homens
eu quero ser tambor
e nem rio
e nem flor
e nem zagaia por enquanto
e nem mesmo poesia.
Só tambor ecoando como a canção da força e da vida
Só tambor noite e dia
dia e noite só tambor
até à consumação da grande festa do batuque!
Ó velho Deus dos homens
deixa-me ser tambor
só tambor!

1. No poema "Namoro", o eu lírico, identificado no texto como Benjamim, se apaixona por uma moça e tenta se aproximar dela.
a. Até a quarta estrofe, de que meios ele se vale para tocar o coração da moça?
Resposta: Ele manda uma carta, depois um cartão, depois um recado e depois faz um feitiço com uma curandeira.

b. Desses meios, quais são escritos?
Resposta: A carta e o cartão.

c. De que tipo são os outros meios?
Resposta: O recado é oral, e o feitiço é religioso.

2. Compare o tamanho e o conteúdo das quatro primeiras estrofes do poema "Namoro".
a. Qual delas é maior? O que justifica o tamanho dessa estrofe?
Resposta: A primeira estrofe é maior porque ela reproduz todos os elogios que ele fez a ela. Além disso, a carta normalmente é um gênero de tamanho maior do que o cartão.

b. A mulher amada se sensibiliza com elogios, chantagens ou fervor religioso?
Resposta: Não.

3. Desprezado, Benjamim fica "barbudo, sujo e descalço", se isola e se marginaliza.
a. O que muda a sorte de Benjamim e lhe permite conquistar o coração da mulher amada?
Resposta: O baile, onde a encontra e dança com ela.

b. Qual é o "argumento" que finalmente a convence?
Resposta: O "argumento" é a proximidade entre eles e sua qualidade de bailarino, pois dança muito bem a rumba.

4. O poema apresenta uma forte musicalidade, determinada pelas rimas e, principalmente, pelo ritmo. Que relação tem a musicalidade do poema com o seu conteúdo?
Resposta: A musicalidade do texto reforça o seu conteúdo, em que a música também tem um papel de destaque.

5. O poema "Quero ser tambor", de Craveirinha, integra a obra Karingana ua Karingana, publicada em 1974, quando Moçambique ainda era uma colônia portuguesa. No poema, o eu lírico opõe o que quer ser ao que não quer ser.
a. O que ele quer ser?
Resposta: Quer ser um tambor.

b. O que ele não quer ser?
Resposta: Ele não quer ser flor nascida no mato nem rio correndo para o mar nem zagaia nem poesia.

6. Moçambique conquistou sua independência política em 1975. Antes disso, Portugal considerava Moçambique como parte de seu território, e a língua e a cultura portuguesas eram impostas como meio de dominação política.
a. O que representa o tambor para a cultura africana e moçambicana, em particular?
Resposta: Representa a identidade moçambicana ou a própria colônia, Moçambique.

b. As coisas que o eu lírico não quer ser - flor, rio, zagaia, poesia - são todas provenientes do desespero. Levante hipóteses: Nesse contexto, a que se refere a expressão do desespero?
Resposta: A expressão do desespero refere-se à situação de opressão política e cultural na qual viviam os moçambicanos.

c. O desejo de ser um tambor revela, por parte do eu lírico, uma dimensão pessoal ou coletiva? Justifique com elementos do texto.
Resposta: Uma dimensão coletiva, pois se identifica com toda a colônia, conforme os versos "Só tambor de pele curtida ao sol da minha terra / Só tambor cavado nos troncos duros da minha terra". O tambor e sua música representam a voz do povo moçambicano.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Proposta para produção textual de uma Carta de Apresentação



Fonte: empregosararaquara.com.br

HORA DE ESCREVER

Na carta de apresentação que você leu, a "pessoa" que se apresenta é, na verdade, uma conhecida personagem de histórias em quadrinhos. Leia, a seguir, alguns trechos de uma carta escrita por Leonardo da Vinci, no século XV, na qual ele se apresentava com o objetivo de trabalhar como escultor, em Milão.

[...] Já fiz planos de pontes muito leves [...] Sou capaz de desviar a água dos fossos de um castelo cercado [...] Conheço meios de destruir seja que castelo for [...] Sei construir bombardas fáceis de serem deslocadas [...] galerias e passagens sinuosas que se podem escavar sem ruído nenhum [...] carros cobertos, estáveis e seguros, armados com canhões.

Estou, sem dúvida, em condições de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifícios públicos ou privados como para conduzir água de um sítio para outro.

E, em trabalhos de pintura ou na lavra do mármore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente podem suportar o confronto com qualquer outro, seja ele quem for.
(Apud Maria Teresa Vianna van Acker. Renascimento e humanismo - O homem e o mundo europeu do século XIV ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 36-7.)

Dê continuidade à organização da feira de profissões, escrevendo uma carta de apresentação que, durante a realização do projeto, poderá servir como modelo a participantes do evento.
Note que, Da Vinci fala de sua experiência na área do trabalho pleiteado e menciona realizações suas anteriores. Além disso, menciona as habilidades que tem e se compromete com a realização de um bom trabalho. Esses dois exemplos possibilitam o estabelecimento de um modelo de carta de apresentação, como o que segue.

Ao Departamento de Recursos Humanos (ou nome da pessoa responsável pelo recrutamento)

Sou estudante do (especificações do curso/nível), já concluí os cursos de (cursos que fez), nos quais conheci (breve exposição sobre o conteúdo do curso relacionado à vaga pretendida) e tenho experiência de atuação como (função/cargo no qual já trabalhou/estagiou) ao longo de (especifique o tempo). Sou (liste duas ou três características suas que possam contribuir para o bom desempenho no trabalho pretendido, como organizado, flexível, dedicado, interessado, motivado, disposto a aprender).

Tenho responsabilidade e comprometimento em relação às tarefas a mim conferidas e, em geral, facilidade de relacionamento nos ambientes sociais e profissionais. Encaminho meu currículo para a vaga (especificar), conforme anúncio publicado.

Buscando desenvolvimento profissional e uma oportunidade no mercado de trabalho, pretendo ocupar a posição de (cargo pretendido) na empresa (nome da empresa), reconhecida amplamente por sua importante atuação na área (se quiser, especificar a área).

Ademais, acredito que, com meu empenho e entusiasmo, posso contribuir diretamente para o crescimento da empresa.

Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Cordialmente,

(Nome e/ou assinatura)

Com base nos trechos da carta de Leonardo da Vinci e no modelo oferecido, escreva você também uma carta de apresentação. Tomando por base seus planos, em relação ao futuro, e considerando que em breve você poderá precisar produzir uma carta com essa finalidade, escolha uma das seguintes situações.

1. Você se candidatou a uma vaga de trabalho (defina uma área de sua preferência) e, no processo seletivo, uma das fases solicita a escrita de uma carta de apresentação.

2. Você pretende fazer um curso no exterior e, para isso, vai passar por um processo de seleção em um programa de viagem. Uma das etapas consiste em escrever uma carta de apresentação.

Nas duas situações, é solicitado do candidato que esclareça:
- por que escolheu esse programa de viagem/trabalhar nessa área;
- por que acredita ser um bom candidato para o programa de viagem/trabalho;
- como pretende conciliar a viagem/o trabalho com suas atividades escolares;
- como a experiência do curso/do trabalho se encaixa nos seus planos para o futuro.

Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre o gênero textual "Cata de Apresentação" a partir de uma carta da Mafalda, de Quino



As cartas de apresentação podem ter diferentes objetivos: apresentar um livro, um grupo, uma pessoa ou a si mesmo. Neste capítulo, vamos estudar esse gênero textual, tendo em vista que, com certa frequência, esse tipo de carta é solicitado, entre outras situações, em processos seletivos para cursos ou empregos e viagens de intercâmbio.

FOCO NO TEXTO

Leia a carta de apresentação a seguir.

Senhor diretor de Siete Días [revista de Buenos Aires]

Um amigo meu, o desenhista Quino (se chama assim, mas quando assina cheques põe Joaquín Lavado), me disse que você teria muito interesse em contratar a mim e a meus amiguinhos, Susanita, Felipe, Manolito e Miguelito, para juntos trabalharmos todas as semanas em sua revista.

Aceitamos com muito gosto, mas antes devo dizer a você que em minha casa a família aumentou, porque em 21 de março nasceu meu irmãozinho, o que alegrou bastante meu pai e minha mãe; e a mim trouxe curiosidade. Agora estamos todos muito preocupados em cuidar dele e pensando em um nome de que ele goste quando for grande. Como me parece que você e os leitores da revista queriam me conhecer um pouco melhor antes de assinar o contrato, envio-lhe meu curriculum (é assim que se escreve?), mas não tão completo porque de algumas coisas já não me lembro mais. [...]

Na vida real eu nasci em 15 de março de 1962. Meu pai é corretor de seguro, e em casa se entretém cuidando de plantas. Minha mãe é dona de casa. Eles se conheceram quando estudavam juntos na faculdade, mas depois ela abandonou o curso para, segundo ela, cuidar melhor de mim. O nome que me colocaram foi em homenagem a uma menina que trabalhava no filme "Dar a cara", feito com base no livro do escritor David Viñas. Em 22 de setembro de 1964, Quino conseguiu uma recomendação para que eu trabalhasse na revista Primeira Plana, e em março de 1965 me levaram ao jornal diário El Mundo. [...]

Nos últimos dias recebi muitas cartas e telefonemas perguntando sobre meu irmãozinho. Quase todos se preocupam em saber como meus pais me explicaram o assunto. Foi assim: me chamaram um dia, ficaram muito corados, disseram que tinham de me dizer algo muito importante. Meu pai me contou que eles haviam encomendado um irmãozinho para mim, que antes de ele nascer minha mãe cuidaria dele, porque ele cresce como uma sementinha, e que havia plantado nela porque sabe muito de plantas. Eu não entendi muito bem, mas fiquei contente de saber a verdade, porque a maioria das crianças da escola falam que os nenéns nascem em repolhos ou que a cegonha os traz de Paris... [...]

[...] gosto de ler, escutar os noticiários, ver TV (menos as séries), brincar de xadrez, boliche e balanço. Gosto muito de brincar e correr ao ar livre, onde haja árvores e passarinhos, como em Bariloche. Quando fomos de férias para lá, passamos dias muito bonitos. Esse ano não saímos de férias, porque esperávamos a chegada de meu irmãozinho. [...]

Entre as coisas de que não gosto estão: primeiro, sopa; depois, que me perguntem se gosto mais do papai ou da mamãe; ainda, o calor e a violência. Por isso, quando for grande, vou ser tradutora da ONU. Mas quando os embaixadores brigarem, vou traduzir tudo ao contrário, para que se entendam melhor e haja paz de uma vez por todas.

Até a semana que vem,

Mafalda

1. Sobre a carta de apresentação lida, responda às perguntas a seguir e justifique suas respostas com trechos do texto.
a. Quem se apresenta a quem?

b. Qual é a motivação para a escrita da carta?

c. Qual é a faixa etária da autora da carta?

2. Releia estes trechos:

- "Um amigo meu, o desenhista Quino [...], me disse que você teria muito interesse em contratar a mim e a meus amiguinhos"
- "Na vida real eu nasci em 15 de março de 1962."
- "Em 22 de setembro de 1964, Quino conseguiu uma recomendação para que eu trabalhasse na revista Primeira Plana, e em março de 1965 me levaram ao jornal diário El Mundo."

Levante hipóteses:
a. Qual é a relação entre Mafalda e Quino?

b. Por que, ao se referir a sua data de nascimento, Mafalda diz "na vida real"?

c. Qual seria, então, a outra data de "nascimento" de Mafalda?

d. No último trecho, há dados cuja presença é importante em cartas de apresentação profissional. Identifique quais são eles e comente essa afirmação.

3. A carta de Mafalda foi publicada na seção da revista Siete Días na qual, da semana seguinte em diante, circulariam tiras semanais com a personagem. Tendo em vista essa informação, responda:
a. Quem, de fato, escreveu a carta?

b. A quem, de fato, a carta se dirigia?

c. Apesar dessas diferenças, o texto cumpre o papel de carta de apresentação? Justifique sua resposta.

4. Releia o trecho:

"Como me parece que você e os leitores da revista queriam me conhecer um pouco melhor antes de assinar o contrato, envio-lhe meu curriculum (é assim que se escreve?), mas não tão completo porque de algumas coisas já não me lembro mais."

a. O trecho parece adequado para uma carta de apresentação com vistas a um emprego? Justifique sua resposta.

b. No caso da carta lida, ele tem um efeito negativo? Por quê?

c. Quais sentidos esses dizeres de Mafalda permitem que os leitores construam sobre ela?

5. Na carta que escreve, Mafalda apresenta as informações que julga serem relevantes para seu novo trabalho. Com base nas respostas às questões anteriores, levante hipóteses sobre qual seria a relevância das seguintes informações:
a. "devo dizer a você que em minha casa a família aumentou, porque em 21 de março nasceu meu irmãozinho, o que alegrou bastante meu pai e minha mãe; e a mim trouxe curiosidade. Agora estamos todos muito preocupados em cuidar dele e pensando em um nome de que ele goste quando for grande."

b. "Eu não entendi muito bem, mas fiquei contente de saber a verdade, porque a maioria das crianças da escola falam que os nenéns nascem em repolhos ou que a cegonha os traz de Paris..."

c. "Entre as coisas de que não gosto estão: primeiro, sopa; depois, que me perguntem se gosto mais do papai ou da mamãe; ainda, o calor e a violência."


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre "gerundismo" a partir de um anúncio da revista Época Negócios



Leia este anúncio da revista Época Negócios:
1. O texto central do anúncio utiliza várias formas verbais no gerúndio.
a. Identifique essas formas verbais.

b. Indique o agente de cada uma dessas formas.

5. Releia o trecho a seguir.

"Estamos sugerindo o jeito mais difícil."

a. Proponha outra redação para essa frase, sem utilizar o gerúndio.

b. Discuta com os colegas e o professor: Qual é a diferença de sentido entre a versão do anúncio e a redação proposta por você no item anterior?

c. Com base no restante do anúncio, deduza: Qual é "o jeito mais difícil"? Justifique sua resposta.

6. Tendo em vista o sentido das primeiras formas verbais, é possível considerar que o texto do anúncio faz uso de um recurso de ironia.
a. Identifique e explique esse recurso, justificando sua resposta com base no texto.

b. Explique como esse recurso contribui para a construção da imagem da revista.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre "gerundismo" a partir de um cartum de Fernando Gonsales



Leia o cartum a seguir, do cartunista Fernando Gonsales:
1. É comum ouvir que o gerundismo começou com os operadores de telemarketing. Relacione as partes verbal e não verbal do cartum.
a. Qual é o sentido construído pelo título no contexto do cartum?

b. Qual é o sentido construído pelo uso da expressão proteção pelo telemarketing no contexto do cartum?

2. Observe as seguintes construções:

"vamos estar incendiando"
"vamos estar explodindo"

a. Como a personagem descobriu que estava falando com uma empresa de telemarketing?

b. Discuta com os colegas e o professor: Por que essas construções são associadas ao telemarketing pela personagem?

c. O aspecto dos verbos principais utilizados nessas construções é durativo? Justifique sua resposta.

d. Levante hipóteses: Por que, no telemarketing, operadores usam com frequência essa estrutura? Justifique sua resposta.

3. A fala atribuída ao telemarketing, no cartum em estudo, causa efeito de humor e quebra a expectativa dos leitores ao sobrepor dois discursos que não combinam.
a. Quais são esses discursos? Por que eles não combinam?

b. Qual efeito de sentido essa combinação de discursos constrói em relação à ameaça feita no cartum?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre "Gerúndios" e "gerundismo"



1. Agora, leia o diálogo a seguir, que contém as mesmas expressões tratadas como gerundismo na tira em estudo, imaginando que ele aconteceu entre dois colegas de trabalho, no escritório da empresa.

- Posso passar na sua sala ao meio-dia hoje?
- Puxa, hoje nesse horário vou estar almoçando.
- E no final da tarde?
- No final da tarde vou estar falando com os funcionários da filial de Recife em uma videoconferência.

a. Discuta com os colegas e o professor: O uso das expressões vou estar almoçando e vou estar falando, nesse diálogo, causa algum estranhamento?

b. As formas verbais do gerúndio podem ser utilizadas para diferentes finalidades, todas relacionadas a situações em que o verbo tem um aspecto durativo, isto é, indica que a ação realizada tem certa duração no tempo. No diálogo lido, o uso do gerúndio tem essa finalidade? Justifique sua resposta.

c. Deduza: Essas expressões exemplificam de fato ocorrências de gerundismo, tal como considera a personagem da tira?

2. Observe as seguintes possibilidades para indicar futuro:

dormirei - vou dormir
chamarei - vou chamar
farei - vou fazer
encontrarei - vou encontrar
estarei - vou estar

a. Faça uma rápida pesquisa com seus colegas: Entre os pares listados, quais dessas formas vocês mais usam em seu dia a dia?

b. Levante hipóteses: Qual é a relação entre esse uso do futuro e a construção chamada de gerundismo na tira em estudo?

3. Agora leia o diálogo a seguir, imaginando que ele também aconteceu entre dois colegas de trabalho, no escritório da empresa.

- Então o e-mail do fornecedor não chegou?
- Não. Mas eu vou estar enviando para você assim que recebermos.
- Ótimo. Ainda hoje faço o pagamento.
- Ok, já aviso que você vai estar transferindo o dinheiro para a conta dele.

a. Com base nas informações do boxe "O aspecto verbal", discuta com os colegas e o professor: Qual é a diferença, no sentido e no aspecto, das expressões verbais destacadas no diálogo acima em comparação com as expressões verbais destacadas na questão 4?

b. Observe as construções vou estar enviando, vou enviar, enviarei e levante hipóteses: Quais são as diferenças de sentido entre elas?

c. Entre as construções do item anterior, qual seria classificada como gerundismo pela professora da tira em estudo? E, nesse caso, qual poderia ser a repercussão social do uso excessivo dessa forma?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade de interpretação de uma história em quadrinhos do Laerte



Leia a história em quadrinhos a seguir, do cartunista Laerte.
1. Levante hipóteses e justifique suas respostas com elementos do texto:
a. Quem é o homem de óculos e terno?

b. Quem o interpela, sem aparecer no texto?

2. As interpelações da(s) personagem(ns) que não aparece(m) vão fazendo com que a personagem de terno modifique uma de suas afirmações anteriores.
a. Identifique, nos três primeiros quadros, quais são os termos correspondentes que fazem parte dessa modificação.

b. Deduza: Qual seria a versão dessa informação no 3º quadrinho? Justifique.

3. Releia os trechos a seguir, extraídos das falas interrompidas da personagem de terno.

I. "Mais um ditador sanguinário"
II. "Durante décadas ele aterrorizou a população"
III. "As forças da liberdade, com forte apoio"

a. Quais termos dessas frases se referem diretamente ao "ditador" mencionado?

b. Quais termos se referem àqueles que combateram o "ditador" mencionado?

c. Tendo em vista os termos e expressões utilizados pelo homem de terno em relação ao "ditador" mencionado, conclua: Qual é o posicionamento dele? Justifique com base em suas respostas aos itens anteriores.

4. No último quadrinho, o homem de terno interrompe sua exposição. 
a. Por que ele fica irritado?

b. Identifique, nessa fala, a expressão que ele utiliza para se referir às intervenções da(s) outra(s) personagem(ns).

c. Conclua: Por que ele utiliza essa expressão?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre vozes verbais a partir de duas notas jornalísticas



Leia as notas de jornal a seguir.

JUNDIAÍ
Ladra abandona filha de 3 anos durante assalto

Flagrada furtando uma loja com três comparsas, uma mulher saiu correndo e deixou a filha de 3 anos no local do furto, em Jundiaí, interior de São Paulo. O caso aconteceu na terça-feira, mas só anteontem as imagens da ação foram divulgadas pela polícia. Seguranças entregaram a menina ao Conselho Tutelar. A Justiça decidirá o destino da criança. Ela pode ficar sob a guarda dos avós.

Duas das suspeitas acabaram detidas. A mãe da menina abandonada não havia sido localizada até a manhã de ontem.


VIOLÊNCIA
Mulher é feita refém em shopping no Tatuapé

Uma mulher foi mantida refém por um homem com uma faca no pescoço, ontem à tarde, na praça de alimentação do Shopping Metrô Tatuapé, na zona leste da capital. Parte do local foi esvaziada pelos policiais, e frequentadores chegaram a pensar que havia um arrastão. O homem acabou preso pela PM. A vítima não ficou ferida, mas foi atendida por uma equipe médica.
(O Estado de S. Paulo, 12 de junho de 2015.)

1. Ambas as notas fazem referência a problemas de violência envolvendo mulheres.
a. Em qual delas a mulher é a agente responsável pela violência?

b. Em qual delas a mulher sofre a violência?

c. Quais outros termos, além de mulher, cada uma das notas utiliza na manchete e ao longo do texto para fazer menção à mulher a que se refere?

2. Releia a 1ª manchete.
a. Reescreva-a, substituindo a palavra ladra pela palavra mulher.

b. Discuta com os colegas e o professor: Quais são as possíveis mudanças de sentido entre a manchete original e a escrita por você no item anterior?

c. É possível pensar que a 1ª manchete não utiliza a palavra mulher para evitar uma ambiguidade. Explique qual seria essa ambiguidade.

d. Proponha uma reescrita para a 1ª manchete, utilizando a palavra mulher e eliminando a ambiguidade apontada por você no item anterior.

3. As manchetes lidas foram redigidas com estruturas diferentes, em vozes distintas (leia o boxe "Voz ativa e voz passiva analítica").
a. Reescreva a 1ª manchete utilizando a estrutura da 2ª.

b. Reescreva a 2ª manchete, utilizando a estrutura da 1ª.

c. Discuta com os colegas e o professor: Quais são as possíveis mudanças de sentido entre as manchetes originais e as escritas por você nos itens anteriores?

Releia os trechos a seguir, extraídos, respectivamente, da 1ª e da 2ª notas, e responda às questões de 4 a 6.

I. "Flagrada furtando uma loja com três comparsas, uma mulher saiu correndo"
Palavra em destaque: comparsas.
II. "A vítima não ficou ferida"
Palavra em destaque: vítima.

4. Sobre os gêneros das palavras em destaque, responda:
a. Apenas pela leitura isolada dessas frases, é possível saber se comparsas e vítima são homens ou mulheres? Justifique sua resposta.

b. Deduza, com base no texto das notas como um todo: Comparsas e vítima são homens ou mulheres? Justifique sua resposta com elementos dos textos.

5. Observe que foram utilizados, respectivamente, o numeral três e o artigo a antes das palavras em destaque.
a. Na primeira frase, se houvesse artigo antes de comparsas, seria possível identificar de imediato o gênero dessa palavra? Justifique e proponha uma reescrita que comprove sua resposta.

b. Reescreva essa frase, mudando o gênero original que a palavra tem no texto.

c. Discuta com os colegas e o professor: Por que a presença do artigo a na segunda frase não permite identificar o gênero da pessoa a que ela se refere? Dê um exemplo de frase que ilustre sua afirmação.

6. Entre os dois termos em destaque, um tem um sentido mais pejorativo, isto é, geralmente é utilizado em contextos nos quais se quer exprimir certa reprovação.
a. Identifique qual é esse termo.

b. Proponha uma substituição desse termo por outro que não altere o sentido do enunciado, mas que não tenha o mesmo tom depreciativo.

c. Embora não tenha um sentido pejorativo tão marcado, o outro termo também pode ser utilizado com esse tom de reprovação. Imagine uma situação e crie um enunciado no qual o segundo termo apresente sentido depreciativo.

7. Releia o trecho a seguir, extraído da 2ª nota.

"Uma mulher foi mantida refém por um homem com uma faca no pescoço"

a. Essa frase foi escrita de forma ambígua. Identifique a expressão que a torna ambígua e explique quais são as duas leituras possíveis.

b. Proponha uma reescrita para a frase, eliminando a ambiguidade.

8. Discuta com os colegas e o professor e conclua: As palavras que escolhemos para fazer menção a pessoas e ações podem afetar a visão de nossos interlocutores em relação aos fatos a que nos referimos? Dê exemplos do estudo realizado que justifiquem sua resposta.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre literatura contemporânea a partir de dois poemas de Ferreira Gullar



Você vai ler, a seguir, dois poemas de Ferreira Gullar. O primeiro foi produzido em 1963 e integra a obra Dentro da noite veloz; o segundo faz parte da obra Muitas vozes, publicada em 1999.

Texto 1 - Não há vagas

O preço do feijão
não cabe no poema. O preço
do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão

O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabe no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores,
está fechado:
"não há vagas"

Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço

O poema, senhores,
não fede
nem cheira

Texto 2 - Não coisa

O que o poeta quer dizer
no discurso não cabe
e se o diz é pra saber
o que ainda não sabe.

Uma fruta uma flor
um odor que relume...
Como dizer o sabor,
seu clarão seu perfume?

Como enfim traduzir
na lógica do ouvido
o que na coisa é coisa
e que não tem sentido?

A linguagem dispõe
de conceitos, de nomes
mas o gosto da fruta
só o sabes se a comes

só o sabes no corpo
o sabor que assimilas
e que na boca é festa
de saliva e papilas

invadindo-te inteiro
tal dum mar o marulho
e que a fala submerge
e reduz a um barulho,

um tumulto de vozes
de gozos, de espasmos,
vertiginoso e pleno
como são os orgasmos

No entanto, o poeta
desafia o impossível
e tenta no poema
dizer o indizível:

subverte a sintaxe
implode a fala, ousa
incutir na linguagem
densidade de coisa
sem permitir, porém,
que perca a transparência
já que a coisa é fechada
à humana consciência.

O que o poeta faz
mais do que mencioná-la
é torná-la aparência
pura - e iluminá-la.

Toda coisa tem peso:
uma noite em seu centro.
O poema é uma coisa
que não tem nada dentro,

a não ser o ressoar
de uma imprecisa voz
que não quer se apagar
- essa voz somos nós.

1. O poema "Não há vagas" é organizado em duas partes.
a. Identifique os versos que pertencem a cada uma das partes.

b. De que trata cada uma dessas partes?

2. Compare algumas das coisas que cabem e que não cabem no poema, de acordo com o poema "Não há vagas":
CABEM                                  NÃO CABEM
arroz                                     homem sem estômago
feijão                                       mulher de nuvens
luz                                            fruta sem preço
telefone                                      
operário

a. De que tipo são as coisas que não cabem no poema?

b. De que tipo são as coisas que cabem no poema?

c. A oposição entre o que cabe e o que não cabe no poema revela duas concepções diferentes sobre o fazer poético. Quais são elas?

d. O eu lírico se mostra favorável a uma delas? Se sim, qual? Justifique sua resposta.

3. O poema "Não coisa" também aborda o tema do fazer poético. Releia estes versos:

A linguagem dispõe
de conceitos, de nomes
mas o gosto da fruta
só o sabes se a comes

a. Como o eu lírico vê a relação entre linguagem e objeto? Explique, utilizando elementos do poema.

b. Justifique o título do poema.

c. Diante do desafio, o poeta desiste? Justifique sua resposta com elementos do poema.

d. O que o poeta consegue fazer em relação ao objeto? Explique em que consiste sua ação.

4. Releia os últimos versos do poema "Não objeto":

O poema é uma coisa
que não tem nada dentro,
a não ser o ressoar
de uma imprecisa voz
que não quer se apagar
- essa voz somos nós.

a. O que há no poema?

b. Interprete o último verso do poema: "- essa voz somos nós".

5. O poema "Não coisa" foi escrito quase 40 anos depois do poema "Não há vagas", e ambos abordam o tema da criação poética.
a. Que diferença há na abordagem dos dois textos em relação a esse tema?

b. Que ideia sobre a criação poética está presente nos dois poemas?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre implícitos a partir de cartazes da Controladoria Geral da União (CGU)



Leia os cartazes a seguir, que circularam pela Internet e fazem parte de uma campanha da Controladoria Geral da União (CGU).
1. Levante hipóteses:
a. Por que o enunciado central dos cartazes está entre aspas?

b. De qual discurso, comum na sociedade, esses enunciados fazem parte?

c. Qual é a função dessas frases no interior desse discurso?

2. Identifique as palavras ou as expressões que retomam essas frases:
a. no enunciado em letras brancas e maiúsculas do cartaz;

b. no enunciado em letras brancas na parte de baixo do cartaz;

c. no logotipo da campanha.

3. Leia as frases a seguir e, seguindo a mesma ideia analisada na questão anterior, identifique, no seu caderno, duas frases que também fizeram parte dessa campanha.
I. "Não deseje ao próximo o que não quer para você"
II. "Tem coisa muito pior"
III. "Somos todos seres humanos"
IV. "Ninguém está vendo"
V. "As aparências enganam"

4. Com base em suas respostas às questões anteriores, conclua: Qual é a ideia que costuma permear as ações de alguns cidadãos e que também está implícita na campanha em estudo?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre implícitos a partir de um anúncio do fusca da Volkswagen



Leia o anúncio a seguir, do fusca da Volkswagen.

1. O anúncio é construído com base em um implícito que precisa ser compreendido por seus interlocutores para que ele faça sentido. Observe a parte não verbal do texto e levante hipóteses:
a. Onde o carro está?

b. Por que a imagem ao fundo está embaçada?

2. Releia o enunciado central.
a. Levante hipóteses: Por que "agora" o fusca anda na faixa da esquerda? Onde ele andava anteriormente e por quê?

b. Qual informação está implícita nesse trecho?

c. Relacione o enunciado central com a orientação que está na parte inferior do anúncio, à esquerda.

3. Releia o enunciado da parte inferior, à direita, e identifique o efeito de sentido que é produzido pelo anúncio ao se referir ao fusca como "o carro".


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre implícitos a partir de trechos de redações dissertativas do ENEM



1. Sabe-se que para produzir uma boa redação em situações de avaliação, como é o caso do Enem, é interessante se apropriar de informações dos textos motivadores e explorá-las em seu próprio texto. Temos, nesse caso, um claro exemplo de intertextualidade. Leia os trechos a seguir, adaptados de redações reais, considerando que são introduções de textos dissertativo-argumentativos feitos com base na proposta de redação do Enem de 2012. 

I. "O fluxo mundial de pessoas sempre foi considerado importante para se entender a dinâmica econômica e social do globo. As últimas mudanças na economia e o novo espaço que o Brasil tem conquistado no cenário internacional vêm atraindo trabalhadores e turistas, além de gerarem movimentos migratórios cada vez mais intensos para o País. Tal situação mostra que chegou a vez de os brasileiros, que sempre criticaram o tratamento dado pela Europa aos imigrantes, lidarem com a mesma questão."

II. "O Brasil, no século XXI, tem tido certo destaque no cenário mundial por se mostrar uma nova área de atração populacional. O interesse global pela residência no país é resultado de conquistas nacionais benéficas para os habitantes que aqui vivem. Tal como diz o texto motivador da prova 'Trilha da costura', já são mais de 3 milhões só de imigrantes bolivianos no Brasil."

III. "A imigração vem ocorrendo de forma acentuada no Brasil desde a década de noventa, devido a melhorias nas áreas sociais e econômicas do País. É fato que a imigração estimula o respeito à diversidade cultural, mas ela também exige atenção, pois, se for negligenciada, poderá gerar situações problemáticas. Os 500 haitianos são um claro exemplo desses problemas."

Os três trechos lidos utilizam informações dos textos motivadores de diferentes formas. Indique, justificando suas escolhas:
a. Qual é o trecho que deixa implícitas informações importantes, tornando-se problemático para quem não conhece o texto motivador ao qual ele faz referência.

b. Qual é o trecho que faz uma referência explícita a um dos textos motivadores da prova, tornando-se problemático por explicitar na redação a situação de produção do exame.

c. Qual é o trecho que utiliza de forma adequada um dos textos motivadores, apropriando-se das informações e parafraseando o trecho que lhe interessa.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre implícitos a parte de anúncios da loja Hurtifruti



Leia os anúncios a seguir e responda às questões.
FONTE: (Disponível em: www.hortifruti.com.br/comunicacao/campanhas/e-de-familia/. Acesso em: 29/6/2017.) 

1. Relacione o texto central dos anúncios a seu logotipo.
a. Quem é o anunciante? Qual é a sua área de atuação?

b. Qual é o slogan da campanha, presente nas três peças?

2. Para construir seu sentido com certo humor, os anúncios exploram relações intertextuais, especialmente entre os seus produtos e as relações sociais e familiares.
a. Quem os legumes e as frutas representam em cada uma das peças? Justifique sua resposta com base nas imagens.

b. Como estão as expressões faciais de cada uma das seis personagens dos anúncios?

c. Identifique, nas três falas, os termos que criam o efeito de humor e justifique sua resposta apontando qual estratégia é utilizada em cada peça.

3. O anúncio também explora implícitos sobre as relações familiares. Identifique quais implícitos sobre as relações familiares permeiam as três peças em estudo.

4. Com base em suas respostas às questões anteriores, conclua:
a. Qual é especificamente o público-alvo do anúncio?

b. Qual imagem do anunciante o slogan, os desenhos e as falas constroem, tendo em vista os implícitos e as relações intertextuais exploradas?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre implícitos a partir do cartum "Os Bichos", de Rog Bollen



Leia o cartum Os Bichos, de Rog Bollen:
 Rog Bollen / Dist. by Tribune Media Services

1. Observe a parte não verbal do cartum.
a. O que cada um dos três pássaros está fazendo?

b. O que o olhar do crocodilo expressa?

2. Agora leia a fala do pássaro e levante hipóteses:
a. O começo de sua fala é uma resposta dada a qual fala anterior, implícita no contexto do cartum? De quem foi essa fala?

b. O receio desse pássaro é de que aconteça o quê?

c. O olhar do crocodilo é consequência de qual ação anterior que ele praticou?

3. Leia o boxe "O crocodilo e o pássaro-palito" e responda:

O crocodilo e o pássaro-palito
No estudo dos tipos de relações dos seres, a biologia chama a atenção para a protocooperação existente entre algumas espécies, na qual há benefícios para todos os seres envolvidos, embora eles não dependam um do outro para sobreviver. É esse o caso do crocodilo e do pássaro-palito: o pássaro se alimenta de parasitas e restos de comida que estão na boca do crocodilo e, como consequência, contribui para a higiene bucal de seu companheiro.
FONTE: Juniors Bildarchiv GmbH/Alamy Stock Photo/Fotoarena

a. Qual é o "livro sobre os animais" a que o terceiro pássaro faz referência?

b. Por que ele julga importante que o crocodilo tenha lido esse livro?

4. O humor do cartum é construído com base em uma quebra de expectativa trazida pela fala do pássaro.
a. Qual expectativa é quebrada?

b. Uma pessoa que não conhece a relação ecológica existente entre crocodilos e pássaros é capaz de compreender o cartum em sua totalidade? Justifique sua resposta.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Proposta de produção de uma Redação Dissertativa - ENEM 2013 - Tema "A Lei Seca no Brasil"



Proposta de redação – Enem 2013

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?

O número de textos nas coletâneas varia, assim como o gênero e o grau de complexidade. No Enem, geralmente são dados três ou quatro textos, que trazem diferentes abordagens do tema central.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso de álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.

Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos.
Fonte: www,dprf,gov.br



Repulsão magnética a beber e dirigir

A lei da física que comprova que dois polos opostos se atraem em um campo magnético é um dos conceitos mais populares desse ramo do conhecimento. Tulipas de chope e bolachas de papelão não servem, em condições normais, como objetos de experimento para confirmar essa proposta. A ideia de uma agência de comunicação em Belo Horizonte foi bem simples. Ímãs foram inseridos em bolachas utilizadas para descansar os copos, de forma imperceptível para o consumidor. Em cada lado, há uma opção para o cliente: dirigir ou chamar um táxi depois de beber. Ao mesmo tempo, tulipas de chope também receberam pequenos pedaços de metal mascarados com uma pequena rodela de papel na base do copo. Durante um fim de semana, todas as bebidas servidas passaram a pregar uma peça no cliente. Ao tentar descansar seu copo com a opção dirigir virada para cima, os ímãs apresentavam a mesma polaridade e, portanto, causando repulsão, fazendo com que o descanso fugisse do copo; se estivesse virada mostrando o lado com o desenho de um táxi, ela rapidamente grudava na base do copo. A ideia surgiu da necessidade de passar a mensagem de uma forma leve e no exato momento do consumo.
Fonte: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br

INSTRUÇÕES:
- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
- tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "insuficiente".
- fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
- apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso


Atividade de interpretação de uma história em quadrinhos do Laerte



Leia esta história em quadrinhos do cartunista Laerte.
FONTE: (Laerte. Acervo do cartunista.) 

1. Observe o título da história e levante hipóteses:
a. Por que ele está escrito entre aspas?

b. A qual das duas personagens essa mesma frase poderia ser atribuída, caso fosse uma fala no contexto da história?

c. Por que essa frase está no título, e não no balão da fala da personagem?

d. Qual relação pode ser estabelecida entre essa frase e o senso comum? Justifique sua resposta.

2. Ainda a respeito do título:
a. Reescreva-o em seu caderno, substituindo as reticências por uma oração que traduza o sentido geral da tira.

b. Discuta com os colegas e o professor: Qual a função do operador argumentativo mas nesse contexto?

3. Observe o 1º quadrinho.
a. Qual é a relação entre a fala da personagem e o senso comum?

b. Que sentimentos manifestam as expressões faciais das personagens?

4. Observe o 2º e o 3º quadrinhos.
a. Qual é a relação entre as falas da personagem de vestido rosa e o senso comum?

b. Embora faça apenas perguntas, é possível considerar que as falas da personagem de vestido rosa têm um alto grau de informatividade. Justifique essa afirmação.

c. Que sentimentos manifestam as expressões faciais da personagem de casaco azul?

5. Observe o último quadrinho.
a. Qual é a postura da personagem de casaco azul diante da conclusão da personagem de vestido rosa?

b. Justifique essa postura com base no modo como o senso comum é construído na sociedade.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade de interpretação a partir de um texto de Millôr Fernandes



Leia o texto a seguir, de Millôr Fernandes, e responda às questões.

A vaguidão específica

"As mulheres têm uma maneira de falar que eu chamo de vago-específica." Richard Gehman
- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.
- Sim senhora. Olha, o homem está aí.
- Aquele de quando choveu?
- Não, o que a senhora foi lá e falou com ele no domingo.
- Que é que você disse a ele?
- Eu disse pra ele continuar.
- Ele já começou?
- Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse.
- É bom?
- Mais ou menos. O outro parece mais capaz.
- Você trouxe tudo pra cima?
- Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou para deixar até a véspera.
- Mas traga, traga. Na ocasião nós descemos tudo de novo. É melhor, senão atravanca a entrada e ele reclama como na outra noite.
- Está bem, vou ver como.
(O Pif-Paf. O Cruzeiro, 1956. Disponível em: http://www2.uol.com.br/ millor/aberto/textos/005/011.htm. Acesso em: 17/3/2016.)

1. O título do texto de Millôr, em uma primeira leitura, pode soar incoerente.
a. Explique essa incoerência com base no significado das palavras do título.

b. Sugira termos que, em princípio, caracterizariam melhor a palavra vaguidão.

c. Sugira termos que, em princípio, combinam melhor com a caracterização específica.

2. As palavras do título se relacionam diretamente ao conceito de informatividade. Levante hipóteses, justificando sua escolha:
a. Em tese, qual delas poderia se referir a um texto com baixa informatividade?

b. E qual delas poderia se referir a um texto com alto grau de informatividade?

3. Ao ler o texto, é possível compreender o jogo de palavras do título.
a. O que há de vaguidão na fala das personagens? Identifique no texto termos que constroem essa ideia de vaguidade.

b. Explique por que, nesse caso, o uso dessas palavras não prejudica o entendimento entre essas personagens.

c. Imagine situações em que o uso excessivo de termos como esses pode ser prejudicial para o entendimento entre os interlocutores.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

domingo, 30 de maio de 2021

Atividade de análise de informatividade e de senso comum na redação de um estudante



1. Leia o parágrafo a seguir, escrito por um aluno do ensino médio a partir de uma proposta de redação cujo tema central era violência.

A violência no Brasil está cada vez maior, não existe mais respeito entre as pessoas deste país.

Existem milhares de pessoas que acham que é com a violência que se consegue as coisas e não é por esse lado; porque devemos refletir muito antes de tomar qualquer decisão precipitada, pois ela pode ser fatal.

As pessoas acham que a violência só pode ser combatida por outra violência e ainda chegam a pensar que têm a razão de fazer isso, mas na verdade elas estão enganadas; é por agirem dessa forma que perdem toda a razão que elas pensam ter, porque fazendo isso elas acabam cometendo o mesmo erro de quem começou a violência e isso sem perceber.

Ela tem que ser contida, mas não a combatendo com violência, e sim usando de outros meios para obter sucesso.

a. Identifique no texto cinco afirmações que tomam por base o senso comum (conhecimento popular).

b. Discuta com os colegas e o professor: Esse texto tem um alto ou um baixo grau de informatividade (conhecimento de informações novas)? Justifique sua resposta.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre informatividade e senso comum a partir de textos jornalísticos



1. Leia as duas notícias a seguir.

Sol não deve aparecer e capital terá mais um dia frio e nublado

Em plena primavera, a capital paulista terá mais um dia de muito frio e tempo fechado nesta quinta-feira, 9. A chance de o sol aparecer na cidade é muito pequena e podem ocorrer chuviscos durante a manhã, mas o céu fica nublado à tarde e à noite a temperatura não deve passar dos 17 °C, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). [...]
(Disponível em: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sol-nao-deve-aparecer-e-capital-tera-mais-um-dia-frio-e-nublado,256693. Acesso em: 15/3/2016.)


Sol não deve aparecer nesta noite

A previsão para a noite de sábado e madrugada de domingo é de escuridão. Segundo meteorologistas, o Sol deverá se esconder atrás da linha do horizonte, tornando-se invisível a olho nu. Este é um fenômeno raro que ocorre apenas uma vez a cada 24 horas.

A noite deverá ser iluminada por luzes artificiais e a escuridão promete durar pelo menos até as 6 horas da manhã de domingo. Para moradores de outras partes do mundo, no entanto, o Sol estará visível nesse mesmo período.
(O Estado de S. Paulo, 23/5/2009.)

Ambas as notícias abordam o não aparecimento do sol em situações específicas.

a. Para dar credibilidade a seu conteúdo, as duas fazem menção a vozes de autoridade. Identifique os trechos nos quais essas vozes aparecem em cada um dos textos.

b. Há, na primeira notícia, um dado que permite considerar o não aparecimento do sol um fato inesperado. Qual é ele?

c. Na segunda notícia, há algum dado que permite considerar o não aparecimento do sol um fato inesperado? Justifique sua resposta com base no conteúdo do texto.

2. Agora, leia a notícia a seguir.

Sol brilha à meia-noite e dia nunca termina no verão da Lapônia
É difícil esquecer o brilho do sol à meia-noite. É tão bonito, tão diferente, tão grandioso, que o Globo Repórter saiu em busca do melhor lugar para assistir ao espetáculo. A equipe de reportagem foi em direção à região mais ao norte da Suécia, a Lapônia, um patrimônio da humanidade porque suas montanhas e florestas são totalmente preservadas e por ser ocupada pelo povo "sami" desde a pré-história. [...]

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. [...]

(Disponível em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/10/sol-brilha-meianoite-e-dia-nunca-termina-no-verao-da-laponia.html. Acesso em: 15/3/2016.)

Imagine que a segunda manchete da questão anterior tenha sido publicada em um jornal da Lapônia, no verão.
a. Nesse caso, haveria algum dado que permitiria considerar o não aparecimento do sol um fato inesperado? Justifique sua resposta.

b. Discuta com os colegas e o professor e levante hipóteses: De quais fatores depende a relevância das informações de um texto?

3. Volte ao texto em estudo, leia a parte inferior dele, em fundo amarelo, e responda:
a. Ela faz referência às "notícias aí de cima". Discuta com os colegas e o professor: Nesse contexto, trata-se realmente de notícias?

b. Considerando a página como um todo, qual é, de fato, o gênero desse texto? E qual é a finalidade dele?

c. Explique a estratégia utilizada pelo autor do texto para chamar a atenção de seus leitores.

d. Tendo em vista suas respostas às questões anteriores, conclua: Qual é a verdadeira relevância informativa das manchetes no texto em estudo?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Proposta de produção de uma Redação Dissertativa - ENEM



HORA DE ESCREVER

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Texto 1
A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público.

Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem "a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço e que utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças".

Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.
IDOETA, P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado).

Texto 2
Precisamos preparar a criança, desde pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo.
SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informações essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).

INSTRUÇÕES:
- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
- tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "insuficiente".
- fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
- apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividades sobre dissertação a partir de uma redação nota 10 no ENEM 2012



A dissertação é um texto que circula na esfera escolar e tem por objetivo avaliar a capacidade de produção de textos dos estudantes. Leia a dissertação a seguir, que recebeu nota máxima no Enem de 2012.

Olhares que buscam o Brasil

Ao despontar como potência econômica do século XXI, o Brasil tem cada vez mais atraído os olhares do mundo, chamando a atenção da mídia, de grandes empresas e de outros países. Contudo, é outro olhar não menos importante que deveria começar a nos sensibilizar mais: o olhar marginalizado e cheio de esperança daqueles que não têm dinheiro, dos famintos e desempregados ao redor do globo. São pessoas com esse perfil que majoritariamente contribuem para o crescente volume de imigrantes no país, e o que se vê é uma ausência de políticas públicas eficientes para receber e integrar essas pessoas à sociedade.

Não parece que a solução seja simplesmente deixar que imigrantes pouco qualificados continuem entrando no país de forma irregular e esperar que eles, sozinhos, encontrem um ofício para se sustentar. O governo ainda não percebeu que a regularização desses imigrantes e a inserção dos mesmos no mercado de trabalho formal poderiam servir como oportunidades para o país arrecadar mais impostos e possíveis futuros cidadãos, ou seja, novos contribuintes para a deficitária Previdência Social.

Visando aproveitar tais benefícios, o governo poderia começar a implantar, nas regiões por onde chegam os imigrantes, mais órgãos e agências que oferecessem serviços de regularização do visto e da carteira de trabalho, posto que ainda há muita deficiência de controle nesse setor. Além disso, nos destinos finais desses imigrantes poderiam ser oferecidos cursos de português e cursos qualificantes voltados para os mesmos. Isso facilitaria muito a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho formal e poderia inclusive suprir a alta demanda por mão de obra em setores como o da construção civil, por exemplo.

Nesse sentido, é preciso que atitudes mais energéticas sejam tomadas a fim de que o país não deixe escapar essa oportunidade: a de transformar o problema da imigração crescente em uma solução para outros. A questão merece mais atenção do governo, portanto, pois não deve ser a toa que o Brasil, além de ser conhecido pela hospitalidade, também o é pelo modo criativo de resolver problemas. Prestemos mais atenção aos olhares que nos cercam; deles podem vir novas oportunidades.

1. O texto lido segue a estrutura das dissertações. Identifique, justificando, os parágrafos que correspondem:
a. à introdução;

b. ao desenvolvimento;

c. à conclusão.

2. Seguindo a orientação dada na proposta da prova do Enem, o texto adota um ponto de vista. Qual é a tese quanto ao problema da imigração no Brasil defendida no texto?

3. Para fundamentar a tese que defende, o autor organiza seus argumentos em dois parágrafos e, conforme solicitado pela prova do Enem, apresenta uma proposta de intervenção.
a. Identifique os argumentos utilizados em cada parágrafo.

b. Qual(is) é(são) a(s) proposta(s) de intervenção sugerida(s)?

4. Na conclusão, o autor, para finalizar o texto, faz uma retomada tanto de seus argumentos como de uma imagem que apresentou no início.
a. Quais argumentos são retomados?

b. Identifique a imagem apresentada no início do texto e retomada na conclusão.

c. Explique como essas retomadas contribuem para a estrutura da dissertação.

5. Em exames como o do Enem, há valorização do uso da norma-padrão, mas alguns poucos desvios são permitidos, desde que não prejudiquem a unidade do texto. Há no texto em estudo certas inadequações à norma-padrão formal.
a. Identifique as inadequações presentes em cada um destes trechos:

- "poderiam ser oferecidos cursos de português e cursos qualificantes voltados para os mesmos"
- "é preciso que atitudes mais energéticas sejam tomadas"
- "não deve ser a toa que o Brasil"

b. Reescreva os trechos, fazendo as devidas adequações à norma-padrão.

6. Com base no estudo sobre progressão referencial e operadores argumentativos realizado na seção Língua e linguagem deste capítulo, identifique no primeiro parágrafo do texto:
a. os termos que retomam, respectivamente, os referentes Brasil (1ª linha) e mundo (2ª linha);

b. um exemplo de progressão referencial catafórica;

c. um exemplo de operador argumentativo de contraposição

d. um exemplo de operador argumentativo de adição

7. Em geral, as dissertações escolares são construídas em um tom impessoal. No texto em estudo, entretanto, ocorre a presença da 1ª pessoa, observada no uso do pronome nós.
a. Levante hipóteses: Por que o tom impessoal é o mais utilizado nos textos dissertativos?

b. A quem se refere a 1ª pessoa no texto em estudo?

c. Explique por que, nesse contexto, o uso da 1ª pessoa não descaracteriza a impessoalidade da linguagem.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Atividade sobre coesão textual a partir de uma tirinha do Hagar



 Leia a tira do Hagar, de Chris Browne, e responda às questões.
FONTE: (Dik Browne. O melhor de Hagar, o horrível. Porto Alegre: L&PM, 2007.)

1. Nessa tira, a expressão responsável por uma retomada aparece antes do termo referido. Esse procedimento de referenciação é chamado de catafórico.
a. Qual é o referente, na fala da personagem da tira?

b. Qual é a expressão que retoma esse referente?

2. Levando em conta a construção do humor na tira, responda:
a. Qual é a expectativa criada com a fala da personagem no 1º quadrinho?

b. Por que a explicitação do referente no 2º quadrinho tem efeito humorístico?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso