# Respostas:
1.
a.
Resposta: Porque faz referência a uma fala de alguém, um discurso de outra pessoa que não o cartunista.
b.
Resposta: Ao homem de casaco azul.
c.
Resposta: Porque pode ser utilizada em diversas situações, não apenas na retratada por essa história.
d.
Resposta: Essa frase cria uma expectativa de que se seguirá uma ideia de senso comum, porque se espera na sequência um dizer preconceituoso, e os pensamentos preconceituosos em geral provêm do senso comum, desprovidos de reflexão.
2.
a.
Resposta: Entre outras possibilidades: "Longe de mim ter preconceito, mas não tenho sensibilidade para compreender as diferenças entre as dificuldades enfrentadas pelos homossexuais e pelos heterossexuais na sociedade atual.".
b.
Resposta: O operador argumentativo mas dá maior ênfase ao que é dito depois dele; assim, o conteúdo da primeira oração, no qual se diz não ter preconceito, é enfraquecido, e a ressalva prevalece, dando a entender que quem fala é, sim, preconceituoso.
3.
a.
Resposta: A fala reproduz uma ideia do senso comum.
b.
Resposta: Indignação, inconformidade.
4.
a.
Resposta: Sua fala busca contestar o senso comum, apresentando fatos concretos que levam a repensar as ideias preestabelecidas.
b.
Resposta: São perguntas que colocam em pauta novos tópicos, a fim de rebater o senso comum e, por trazer esses novos tópicos, é possível considerar que têm relevância informativa.
c.
Resposta: Estranhamento e reflexão.
5.
a.
Resposta: Ele a contesta de forma exaltada.
b.
Resposta: Tendo em vista que o senso comum é um ponto de vista em geral assumido sem uma fundamentação, suas ideias permanecem sendo reproduzidas, independentemente das reflexões despertadas anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário