quinta-feira, 31 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre vozes verbais a partir de duas notas jornalísticas



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Na 1ª.

b. 
Resposta: Na 2ª.

c. 
Resposta: Na 1ª: ladra, a mãe da menina abandonada; na 2ª: a vítima.

2. 
a. 
Resposta: Mulher abandona filha de três anos durante assalto.

b. 
Resposta: O termo mulher é mais genérico e isento de julgamento em relação à pessoa a que se refere, se comparado ao termo ladra.

c. 
Resposta: Nessa reescrita da manchete, a mulher poderia ser também a vítima do assalto.

d. 
Resposta: Entre outras possibilidades: "Mulher abandona filha de 3 anos ao praticar assalto".

3. 
a. 
Resposta: Filha de 3 anos é abandonada por ladra durante assalto

b. 
Resposta: Mulher fica refém em shopping no Tatuapé ou Homem faz mulher refém em shopping no Tatuapé.

c. 
Resposta: O destaque que é dado a um ou outro elemento das manchetes (a ladra, a filha, a mulher ou o homem) varia conforme a construção.

4. 
a. 
Resposta: Não, pois se trata de nomes que têm a mesma forma para se referir a ambos os gêneros.

b. 
Resposta: São todas mulheres, o que se confirma pelo uso da expressão duas das suspeitas na 1ª nota, e pelo fato de vítima retomar mulher, na 2ª.

5. 
a. 
Resposta: Sim, pois o artigo definiria o gênero: "Flagrada [...] com as três comparsas".

b. 
Resposta: "Flagrada [...] com os três comparsas".

c. 
Resposta: Porque a palavra vítima é flexionada no feminino, independentemente da pessoa a quem se refira: "O homem foi uma vítima da situação".

6. 
a. 
Resposta: comparsas

b. 
Resposta: companheiras, parceiras, pares

c. 
Resposta: Ele sempre se faz de vítima.

7. 
a. 
Resposta: A expressão: com uma faca no pescoço. Do jeito como foi escrita, tanto o homem quanto a mulher poderiam estar com a faca no pescoço.

b. 
Resposta: Entre outras possibilidades: "Um homem manteve uma mulher refém colocando uma faca no pescoço dela".

8. 
Resposta: Sim. As estruturas das frases mudam o destaque que se dá a pessoas ou fatos e o uso de determinadas palavras pode direcionar a leitura com o uso de termos mais depreciativos, isentos ou elogiosos. Por exemplo, uso da voz passiva ou da voz ativa, uso de palavras como ladra, mulher, comparsa, vítima.

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