terça-feira, 29 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre colocação pronominal a partir de um poema de Carlos Drummond de Andrade



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Triste, escuro, tenebroso, pessimista. "rua cinzenta", "melancolias", "O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.", "O tempo pobre", "os muros são surdos", "Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase.".

b.
Resposta: Instituir alguma mudança, falar com as pessoas, mudar o rumo do que vê. "Devo seguir até o enjoo?", "Posso, sem armas, revoltar-me?", "Em vão me tento explicar, os muros são surdos."

2. 
a. 
Resposta: Que tem em torno de 40 anos de idade, que reflete sobre os crimes que vê, que passa por um momento de perturbação, que em 1918 era um menino considerado anarquista, que se salva e dá esperança às pessoas com seu próprio ódio.

b. 
Resposta: Ao próprio poeta Carlos Drummond de Andrade. Professor: Retome o boxe da biografia de Drummond com os alunos para estabelecer as relações.

3. 
a. 
Resposta: Porque o momento e a atmosfera descritos no poema não são favoráveis ao nascimento de uma flor, especialmente no meio do asfalto.

b. 
Resposta: Desbotada, sem cor, com pétalas fechadas, de nome desconhecido, feia. Em geral, especialmente na poesia, a flor é associada ao colorido, à beleza.

c. 
Resposta: Surpresa, empatia, solidariedade. "Uma flor nasceu na rua!", "garanto que uma flor nasceu.", "Sento-me no chão da capital do país às cinco horas da tarde", "e lentamente passo a mão nessa forma insegura."

d. 
Resposta: A flor pode ser associada à esperança em um futuro melhor, que renasce aos poucos, ainda tímido, em meio às condições adversas vividas naquele momento histórico. Essa ideia é sintetizada no último verso: "É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.".

4. 
a. 
Ênclise em início de frase ou depois de uma pausa
Resposta: Sento-me

Próclise motivada por palavra atrativa
Resposta: que o perdem, que se percebe, não se abrem

Casos que não se encaixam nas regras
Resposta: espreitam-me, fundem-se, me tento explicar, perdoá-los, me salvo, avolumam-se, movem-se

b. Entre os casos que não se encaixam nas regras apontados por você no item anterior, sobressai a próclise ou a ênclise? Levante hipóteses: Por que isso ocorre?
Resposta: A ênclise. Há possibilidades diversas de hipóteses: porque essa construção era mais comum na época do que é hoje em dia, porque fica mais sonoro, porque essa era a preferência do poeta, etc.

c. 
Resposta: Conforme estudado, os poetas da geração de 30 buscam uma linguagem mais próxima da fala, sem preocupação com métrica ou rimas. No entanto, mesmo não se sentindo presos às regras da norma-padrão, também não se colocam de forma radical em relação a uma necessidade de falar brasileiro, pois se consideram livres para escrever como preferirem.

5. 
a. 
Resposta: As pessoas, a sociedade, o governo.

b. 
Resposta: A presença da locução adverbial em vão pode ter influenciado a opção por deslocar o pronome, funcionando como um elemento atrativo.

c. 
Resposta pessoal. Em geral, atualmente no Brasil as pessoas falam tento me explicar, pois o pronome entre as duas formas verbais é a construção mais comum.

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