# Respostas:
1.
Resposta: A "íntima doçura", isto é, o eu lírico tem com a pátria uma intimidade semelhante à que tem com o próprio filho.
2.
Resposta: Tem uma visão subjetiva, emocional, carinhosa da pátria. Ao mesmo tempo, ele a vê como um conjunto de contradições, com maravilhas ("fonte de mel, "ilha de ternura") e problemas ("desolação de caminhos").
3.
a.
Resposta: "Amada, idolatrada, salve, salve!", "não é florão, nem ostenta / Lábaro não", "mais garrida", "mãe gentil"
b.
Resposta: O poema nega o discurso oficial. O discurso poético é lírico e emotivo e se refere à pátria de maneira carinhosa, pessoal e íntima ("patriazinha"); não tem a finalidade de idealizá-la nem de tratá-la do ponto de vista militar ("ostenta lábaro"). A pátria é filha, é "ilha de ternura".
4.
a.
Resposta: Por analogia a telegrama, o neologismo avigrama (ave + -grama) sugere que a mensagem será enviada por uma ave.
b.
Resposta: Porque o sabiá é uma ave brasileira. A cotovia e o rouxinol, que são típicas do continente europeu, pegarão a carta e a entregarão ao sabiá, para que ele a leve à pátria.
c.
Resposta: Com "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, cujos versos iniciais são "Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá". Logo, além do tema do exílio, é a palavra sabiá que estabelece uma relação intertextual com o poema de Gonçalves Dias.
d.
Resposta: Não; em "Pátria minha" o poeta assume a voz do eu lírico ao assinar o poema como "Vinicius de Moraes".
5.
Resposta: De uma separação amorosa, conforme indica o verso "E das bocas unidas fez-se a espuma".
6.
a.
Resposta: Antítese.
b.
Resposta: Opondo dois momentos: o antes e o depois da separação.
c.
Resposta: A repetição constante da expressão de repente revela a surpresa do eu lírico com a rapidez que envolveu a separação e, ao mesmo tempo, com a fragilidade das relações amorosas.
7.
a.
- "De repente do riso fez-se o pranto"
Resposta: De repente o pranto fez-se do riso
- "De repente da calma fez-se o vento"
Resposta: De repente o vento fez-se da calma
- "Que dos olhos desfez a última chama"
Resposta: Que (o qual) desfez a última chama dos olhos
b.
Resposta: As inversões sintáticas reforçam as oposições que se dão no nível do conteúdo, ou seja, o eu lírico também está vivendo uma vida "invertida", ou seja, que é o contrário do que vivera antes.
8.
a.
Resposta: Sentimentos como surpresa ("espanto"), sofrimento ("pranto", "drama"), tristeza ("triste"), solidão ("sozinho").
b.
Resposta: O eu lírico não tem perspectiva definida, sua vida é uma "aventura errante", sem rumo.
9.
a.
Resposta: O "Soneto de separação" adota uma forma convencional, o soneto, com versos decassílabos. O poema "Pátria minha" adota forma e versos livres.
b.
Resposta: O soneto tem uma linguagem mais elevada, com o emprego de termos como bruma e aventura errante, enquanto o poema "Pátria minha" tem uma linguagem mais simples e coloquial, conforme demonstra o emprego de termos como bicho triste, patriazinha.
c.
Resposta: Permitem concluir que o poeta cultivou tanto forma e versos livres, de acordo com as propostas da geração de 22, quanto forma e versos regulares, de tradição clássica.
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