# Respostas:
1.
a.
Resposta: A poesia deve nascer diretamente do inconsciente, num impulso criativo, sem censura. Os parnasianos, ao contrário, acreditavam que a poesia era fruto do trabalho racional, artesanal.
b.
Resposta: O poeta defende o uso de uma língua mais brasileira e coloquial, enquanto a tradição literária sempre procurou usar uma língua "elevada", diferente da de uso comum.
Atenção professor: Chame a atenção dos alunos para o fato de Mário de Andrade empregar em seus textos a palavra si, forma abrasileirada da conjunção se. Fim da observação.
c.
Resposta: A arte moderna deve tratar da vida atual. Os automóveis e outros elementos da modernidade podem fazer parte da arte moderna porque integram a vida moderna.
Atenção professor: Comente com os alunos que, em outro trecho do prefácio, Mário de Andrade afirma: "Não sou futurista (de Marinetti). Disse e repito-o. Tenho pontos de contato com o futurismo". O escritor não se identificava com a ideologia futurista, que tinha traços fascistas. Fim da observação.
2.
a. no texto 2?
Resposta: Revisão crítica do passado histórico brasileiro, ironia e humor, nacionalismo (crítico), verso livre, busca de síntese, valorização de elementos da paisagem nacional.
b. no texto 3?
Resposta: Valorização de elementos da paisagem nacional, valorização da língua brasileira, verso livre, busca de síntese, fragmentação.
c. no texto 4?
Resposta: Valorização de elementos da paisagem nacional, poesia nominal, verso livre, busca de síntese.
3.
Resposta: O poema "O capoeira", ao fazer uso de uma língua oral e popular, identifica-se com a proposta apresentada no trecho do prefácio em que Mário de Andrade defende o uso de uma língua brasileira na poesia ("Escrevo brasileiro").
4.
Resposta: Ambos defendiam a proposta de fazer uma poesia vinda diretamente do inconsciente, sem o crivo da razão.
5.
a.
Resposta: É a descrição da cidade, com elementos típicos da paisagem nacional, e sua decadência. Professor: Comente com os alunos que um grupo de modernistas, liderado por Oswald de Andrade, interessado em "redescobrir o Brasil", fez uma viagem às cidades históricas mineiras.
b.
Resposta: Não; a conexão é feita pela justaposição de palavras (principalmente substantivos) e de versos descritivos, que vão se somando e formando uma imagem da cidade.
c.
Resposta: A palavra decadência. Essa palavra sugere a decadência de cidades mineiras depois que terminou o ciclo de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário