domingo, 30 de maio de 2021

Atividade sobre o gênero textual "carta de solicitação"



Leia a carta da Cooperativa Brasileira de Circos a seguir.

São Paulo, 18 de julho de 2013.

À Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Correios Referente ao Edital de Seleção de Patrocínios e projetos culturais.

Prezados Senhores,

A Cooperativa Brasileira de Circo e as demais entidades que compõem a Aliança Pró Circo vêm através desta solicitar que V. Sa. nas próximas edições de vosso edital, tão importante para a classe das artes cênicas, incluam o circo como opção.

Atravessamos um momento profícuo, com imensa atividade e inúmeros espetáculos sendo criados para apresentação em espaços públicos e teatrais.

Fazemos parte da programação habitual do SESC, SESI, Caixa Cultural, Circuito Cultural Paulista, Circuito das Artes, além de inúmeros festivais pelo Brasil que existem ou estão sendo criados para atender a essa produção - Festival Brasileiro de Circo, Festival Mundial de Circo, Ri Catarina, Palhaçaria, entre outros.

Acreditamos que não tem sentido estarmos alijados do processo no momento em que nossa linguagem está fortalecida e reconhecida internacionalmente.

No aguardo de que a inclusão se faça o mais rapidamente possível e à inteira disposição para informações,

1. Essa carta faz uma solicitação.
a. A quem a solicitação é dirigida e por quem ela é feita?

b. O texto da carta deixa claro o assunto sobre o qual é feita a solicitação. Identifique o trecho que confirma essa afirmação.

c. Qual é a solicitação feita?

2. A situação de comunicação em que a carta em estudo circulou fica subentendida no texto. Deduza: Qual fato motivou a escrita da carta?

3. Releia o trecho:

"vosso edital, tão importante para a classe das artes cênicas"

a. Justifique o uso da forma pronominal vosso no contexto da carta.

b. Levante hipóteses: Por que o autor da carta optou por utilizar essa forma de tratamento?

c. Explique por que esse trecho, associado à escolha do pronome de tratamento, pode também ser considerado estratégia de argumentação no contexto da carta.

4. Para fundamentar a solicitação que faz, o remetente lança mão de argumentos. Quais são esses argumentos?

5. Leia algumas das definições apresentadas no Dicionário Houaiss para o termo "patrocínio":

custeio total ou parcial de um espetáculo artístico ou desportivo, de programa de rádio ou televisão etc. com objetivos publicitários; chancela; apoio, ger. financeiro, concedido, como estratégia de marketing, por uma organização a determinada atividade artística, cultural, científica, comunitária, educacional, esportiva ou promocional

a. Com base nesses sentidos do termo "patrocínio" e na situação de comunicação em que a carta circulou, levante hipóteses: Qual é a intenção dos Correios com o edital?

b. Ao fazer uma solicitação, é importante levar em conta não apenas os interesses do remetente, mas também interesses dos interlocutores. Explique de que maneira o autor da carta em estudo considera em seus argumentos os interesses do destinatário.

6. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Os argumentos utilizados na carta em estudo são relevantes e bem-construídos? Justifique sua resposta.

7. Uma carta de solicitação pode conter uma reclamação implícita e subentendida ou explícita. Levante hipóteses: Qual reclamação pode ser considerada plausível para a carta em estudo?


Fonte: Português: Linguagens

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