sábado, 29 de maio de 2021

Atividade sobre regência nominal a partir da música "O Rio Severino", dos Paralamas do Sucesso



Leia a letra da música "O Rio Severino", composta por Herbert Viana e interpretada pela banda Os Paralamas do Sucesso, e responda às questões de 1 a 5.

O Rio Severino

Um tísico à míngua espera a tarde inteira
Pela assistência que não vem
Mas vem de tudo n'água suja, escura e espessa deste
Rio Severino, Morte e Vida vêm
Mas quem não tem ABC não pode entender HIV
Nem cobrir, evitar e ferver
O rio é um rosário cujas contas são cidades
À espera de Deus que dê
Quem possa lhes dizer
Me diz o que é que você tem
O que é que eu posso te dizer?
Me diz o que é que você tem
É muita gente ingrata reclamando de barriga d'água cheia
São maus cidadãos
É essa gente analfabeta interessada em denegrir
A boa imagem da nossa nação
És tu Brasil, ó pátria amada, idolatrada
Por quem tem acesso fácil a todos os teus bens
Enquanto o resto se agarra no rosário, e sofre e reza
À espera de um Deus que não vem

1. Os nove primeiros versos da canção expõem uma situação social.
a. Qual é a situação descrita?

b. Tendo em vista que essa canção foi escrita há mais de vinte anos, discuta com os colegas e o professor: Ainda é possível considerar atual o problema exposto?

2. Releia os seguintes versos:

"Mas quem não tem ABC não pode entender HIV
Nem cobrir, evitar e ferver
O rio é um rosário cujas contas são cidades"

Levante hipóteses:

a. No contexto da canção, qual é o sentido geral das siglas ABC e HIV?

b. A que princípios se referem as ações de "cobrir, evitar e ferver", citadas na canção?

c. Explique a imagem criada pela metáfora "o rio é um rosário cujas contas são cidades"?

3. Nos oito últimos versos são sobrepostas duas vozes distintas, que podem ser identificadas no contexto da canção.
a. Identifique de quem são essas duas vozes.

b. Essas vozes confrontam dois grupos de indivíduos. Quais são eles?

c. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Qual efeito de sentido a contraposição dessas vozes produz na canção?

4. Compare os versos:

"Um tísico à míngua espera a tarde inteira / Pela assistência que não vem"
espera de um Deus que não vem"

a. Quais são os complementos do termo em destaque nas duas ocorrências?

b. Levante hipóteses: Tendo em vista o contexto exposto na canção, quais poderiam ser os possíveis termos regidos pelo nome assistência, com e sem preposição?

c. Levante hipóteses e discuta com os colegas e o professor: Por que a palavra espera rege preposições diferentes nas duas ocorrências? Justifique sua resposta.

5. Releia estes fragmentos:

"gente analfabeta interessada em denegrir"
"pátria amada, idolatrada por quem tem acesso fácil a todos os teus bens"
espera de um Deus"

a. Identifique quais complementos se ligam aos nomes em destaque por meio de preposições.

b. Releia o boxe "A nominalização", na página 118, e discuta com os colegas e o professor: Qual sentido a utilização de formas nominais ajuda a construir na segunda parte da canção?


Fonte: Português: Linguagens

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