domingo, 30 de maio de 2021

Atividade de análise linguística: progressão referencial e operadores argumentativos



Leia, a seguir, uma redação que teve nota máxima no exame do Enem.

A imigração no Brasil

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. _____, inúmeros brasileiros deixaram _____ em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. No entanto, as condições precárias de vida _____ são desafios _____ para a plena adaptação de todos os cidadãos _____.

A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo _____. _____ o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C.

_____ contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, _____, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão de obra e a miséria.

_____, para impedir a continuidade _____, é imprescindível a intervenção governamental, por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. _____, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG's, além de garantir seu acesso à saúde e à educação, por meio de políticas públicas específicas _____.
(Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/ guia_de_redacao_enem_2013.pdf.)

1. Em sua primeira leitura, você certamente percebeu que faltam alguns termos fundamentais para a compreensão do texto.
a. Entre as expressões do quadro a seguir, identifique os que completam adequadamente o texto e escreva-os em seu caderno, na ordem em que devem ser empregadas.

Quadro:
a esse grupo - Embora - entretanto - Na chamada década perdida - dessas pessoas - Portanto - aos estrangeiros - Ademais - Esse aspecto - dessa situação - ao governo e à sociedade brasileira - à nova realidade - o país

b. Reveja no texto os seguintes trechos e expressões e indique qual(is) expressão(ões) do quadro do item anterior retoma(m) cada um deles.

- "a década de 1980"
- "o Brasil"
- "indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos"
- "a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios"
- "o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C"
- "A vida dos imigrantes no país [...] exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão de obra e a miséria"

c. Volte novamente ao texto e, com base nas relações estabelecidas entre as ideias, associe os conectivos que constam no quadro do item a aos seguintes valores semânticos.

- adição
- adversidade
- concessão
- conclusão

d. Identifique no texto outro conectivo com o mesmo valor semântico de entretanto.

2. O texto lido, conforme aponta o título, discorre sobre a questão da imigração no Brasil.
a. Levante hipóteses: Quais são os possíveis meios de circulação de textos como esse? Qual é a sua principal função?

b. Sabendo que o texto lido é uma redação do Enem, discuta com os colegas e o professor: Qual é, de fato, a função de textos como esse?

3. Discuta com os colegas e o professor e responda:
a. Qual é a tese defendida por esse texto?

b. Quais argumentos e fatos ele utiliza para fundamentar o ponto de vista adaptado?

c. Qual é a conclusão do texto?

4. Releia estes trechos do texto:

- "Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração"
- "o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C"

a. Há, nos trechos, termos que podem ser eliminados sem prejuízo para a estrutura e o sentido global deles. Identifique-os.

b. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Qual é a função desses termos nos trechos? Justifique sua resposta.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário