segunda-feira, 31 de maio de 2021

Proposta para produção textual de uma Carta de Apresentação



Fonte: empregosararaquara.com.br

HORA DE ESCREVER

Na carta de apresentação que você leu, a "pessoa" que se apresenta é, na verdade, uma conhecida personagem de histórias em quadrinhos. Leia, a seguir, alguns trechos de uma carta escrita por Leonardo da Vinci, no século XV, na qual ele se apresentava com o objetivo de trabalhar como escultor, em Milão.

[...] Já fiz planos de pontes muito leves [...] Sou capaz de desviar a água dos fossos de um castelo cercado [...] Conheço meios de destruir seja que castelo for [...] Sei construir bombardas fáceis de serem deslocadas [...] galerias e passagens sinuosas que se podem escavar sem ruído nenhum [...] carros cobertos, estáveis e seguros, armados com canhões.

Estou, sem dúvida, em condições de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifícios públicos ou privados como para conduzir água de um sítio para outro.

E, em trabalhos de pintura ou na lavra do mármore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente podem suportar o confronto com qualquer outro, seja ele quem for.
(Apud Maria Teresa Vianna van Acker. Renascimento e humanismo - O homem e o mundo europeu do século XIV ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 36-7.)

Dê continuidade à organização da feira de profissões, escrevendo uma carta de apresentação que, durante a realização do projeto, poderá servir como modelo a participantes do evento.
Note que, Da Vinci fala de sua experiência na área do trabalho pleiteado e menciona realizações suas anteriores. Além disso, menciona as habilidades que tem e se compromete com a realização de um bom trabalho. Esses dois exemplos possibilitam o estabelecimento de um modelo de carta de apresentação, como o que segue.

Ao Departamento de Recursos Humanos (ou nome da pessoa responsável pelo recrutamento)

Sou estudante do (especificações do curso/nível), já concluí os cursos de (cursos que fez), nos quais conheci (breve exposição sobre o conteúdo do curso relacionado à vaga pretendida) e tenho experiência de atuação como (função/cargo no qual já trabalhou/estagiou) ao longo de (especifique o tempo). Sou (liste duas ou três características suas que possam contribuir para o bom desempenho no trabalho pretendido, como organizado, flexível, dedicado, interessado, motivado, disposto a aprender).

Tenho responsabilidade e comprometimento em relação às tarefas a mim conferidas e, em geral, facilidade de relacionamento nos ambientes sociais e profissionais. Encaminho meu currículo para a vaga (especificar), conforme anúncio publicado.

Buscando desenvolvimento profissional e uma oportunidade no mercado de trabalho, pretendo ocupar a posição de (cargo pretendido) na empresa (nome da empresa), reconhecida amplamente por sua importante atuação na área (se quiser, especificar a área).

Ademais, acredito que, com meu empenho e entusiasmo, posso contribuir diretamente para o crescimento da empresa.

Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Cordialmente,

(Nome e/ou assinatura)

Com base nos trechos da carta de Leonardo da Vinci e no modelo oferecido, escreva você também uma carta de apresentação. Tomando por base seus planos, em relação ao futuro, e considerando que em breve você poderá precisar produzir uma carta com essa finalidade, escolha uma das seguintes situações.

1. Você se candidatou a uma vaga de trabalho (defina uma área de sua preferência) e, no processo seletivo, uma das fases solicita a escrita de uma carta de apresentação.

2. Você pretende fazer um curso no exterior e, para isso, vai passar por um processo de seleção em um programa de viagem. Uma das etapas consiste em escrever uma carta de apresentação.

Nas duas situações, é solicitado do candidato que esclareça:
- por que escolheu esse programa de viagem/trabalhar nessa área;
- por que acredita ser um bom candidato para o programa de viagem/trabalho;
- como pretende conciliar a viagem/o trabalho com suas atividades escolares;
- como a experiência do curso/do trabalho se encaixa nos seus planos para o futuro.

Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário