domingo, 30 de maio de 2021

Atividade sobre Modernismo a partir de dois poemas de Cecília Meireles



Leia, a seguir, dois poemas de Cecília Meireles, ambos da obra "Viagem".

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

Canção

Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito:
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.

1. O poema "Motivo" se inicia com o verso "Eu canto porque o instante existe".
a. Qual é o canto a que se refere o poema?

b. Para o eu lírico, o que motiva o seu canto?

2. O poema "Motivo" é constituído, em grande parte, de antíteses.
a. Identifique as antíteses do poema.

b. A quem elas se referem?

c. Como o eu lírico vê a si mesmo em sua experiência de poeta?

d. Qual é a importância dessas antíteses no processo de criação poética?

3. Há, no poema "Motivo", referência à efemeridade do tempo, tema frequente na poesia de tradição clássica.
a. Identifique uma referência a esse tema.

b. Para o eu lírico, se a matéria é efêmera, então o que é eterno? Justifique sua resposta com um verso do poema.

4. No poema "Canção", o eu lírico faz referência ao seu sonho e, por meio de um conjunto de imagens, revela o destino que deu a eles.
a. A que meio ou ambiente estão relacionadas as imagens do poema? Justifique com alguns elementos do texto.

b. Com que objetivo o eu lírico põe seu sonho em um navio? O que representa o naufrágio do navio?

c. Dê uma interpretação à imagem final do poema: "e as minhas duas mãos quebradas".

d. Que sentimentos o eu lírico revela ter em relação ao sonho e à vida?

5. Cecília Meireles é considerada uma poetisa de grande habilidade formal. Compare os dois poemas e responda:
a. Que semelhança eles apresentam, do ponto de vista formal, ou seja, quanto a estrofação, métrica, ritmo e rimas?

b. Entre as figuras de linguagem sonoras, qual delas se verifica nos versos "O vento vem vindo de longe" e "a noite se curva de frio", do poema "Canção"? Que efeito de sentido ela resulta da presença dessa figura?

c. Cecília Meireles é associada frequentemente ao Simbolismo ou ao Neossimbolismo. Que traços desses poemas têm afinidade com a estética simbolista? Justifique sua resposta com elementos dos textos.


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário