quarta-feira, 30 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre Modernismo a partir de dois poemas de Cecília Meireles



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: É o canto poético, ou seja, a própria poesia.

b. 
Resposta: É o instante que existe, ou seja, é o presente, é a própria vida.

2. 
a. 
Resposta: alegre/triste, gozo/tormento, noites/dias, desmorono/edifico, permaneço/desfaço, fico/passo

b. 
Resposta: Todas se referem ao próprio eu lírico.

c. 
Resposta: Ele se vê como um ser imprevisível, indefinível, contraditório, que não se enquadra em nenhum conceito ou pré-conceito.

d. 
Resposta: A contradição ou imprevisibilidade do eu lírico é a base para a criação literária, ou seja, a poesia precisa de total liberdade para poder nascer.

3. 
a. 
Resposta: O verso "E um dia sei que estarei mudo".

b. 
Resposta: O que é eterno é a poesia, conforme é sugerido no verso "Tem sangue eterno a asa ritmada".

4. 
a. 
Resposta: Estão relacionadas ao ambiente marítimo, como comprovam as palavras e expressões navio, mar, naufragar, molhadas, azul das ondas, areias desertas, água, praia lisa.

b. 
Resposta: Ele põe seu sonho em um navio com o objetivo de afundá-lo para que, assim, ele desapareça. O naufrágio representa a superação dos sonhos frustrados.

c. 
Sugestão de resposta: O eu lírico pôs o navio no mar com as mãos. Ao afundá-lo e destruir seu sonho, é como se tivesse cortado parte de si mesmo.

d. 
Resposta: Sentimentos como pessimismo, desesperança, descrença.

5. 
a. 
Resposta: Os dois poemas apresentam estrofes de quatro versos, sendo que, em "Canção", todos os versos são octossílabos e, em "Motivo", os três primeiros são octossílabos e o último de cada estrofe é dissílabo. As sílabas tônicas dos versos dos dois poemas recaem na 4ª e na 8ª sílabas (nos dissílabos, caem na segunda). Em "Motivo", as rimas são alternadas (ABAB); em "Canção", rimam apenas o 2º e o 4º versos de cada estrofe.

b. 
Resposta: A figura de linguagem é a aliteração, que sugere o som do próprio vento.

c. 
Resposta: A musicalidade, as imagens sugestivas e vagas ("Tem sangue eterno a asa ritmada", "irmão das coisas fugidias"), a reflexão existencial, a atmosfera onírica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário