# Respostas:
1.
a.
Resposta: O de que será retratada uma situação que ilustre a rotina da máfia nos dias atuais.
b.
Resposta: O de que a própria máfia, que o ameaça, contratou uma empresa de telemarketing para fazer o serviço de cobrar a proteção oferecida aos comerciantes e empresários.
2.
a.
Resposta: Pelo uso das construções chamadas de gerundismo, com a estrutura ir + estar + gerúndio.
b.
Resposta: Porque essa fala é considerada típica dos operadores de telemarketing, uma vez que esse tipo de serviço disseminou a construção ir + estar + -ndo, ainda que ela ocorra também em outros contextos.
c.
Resposta: Não. Incendiar e explodir, nesse contexto, são ações pontuais, pois, ainda que possam durar determinado tempo, são iniciadas momentânea e pontualmente por uma pessoa.
d.
Resposta: Para tentar elaborar uma fala mais polida, mais gentil, demonstrando cordialidade e falando de forma menos impositiva, já que se trata de um serviço que, em geral, é utilizado para resolver situações delicadas, como cobranças, pedidos de doações ou oferecimento de produtos.
3.
a.
Resposta: O discurso de ameaça, que pretende amedrontar o interlocutor, e o discurso do telemarketing, que tenta demonstrar gentileza e polidez em relação ao interlocutor. Eles não combinam porque têm intenções divergentes e seguem direções opostas.
b.
Resposta: O de que se trata de uma ameaça fraca, sem ênfase, cujo autor não está de fato comprometido com a ação. Nesse caso, ela provavelmente não vai se cumprir; portanto, não põe medo nem impõe respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário