quinta-feira, 31 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre "gerundismo" a partir de um anúncio da revista Época Negócios



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: dando, casando-se, sendo, estamos sugerindo

b. 
Resposta: Das três primeiras, o leitor ("você"), e da última, o nós implícito, ou seja, o anunciante, a revista Época Negócios.

5.
a. 
Resposta: Sugerimos o jeito mais difícil.

b. 
Resposta: A versão do anúncio é menos enfática, um jeito mais brando de se dar uma sugestão. Esse uso deixa o anúncio mais coloquial e próximo do leitor.

c. 
Resposta: O jeito mais difícil é "sendo inovador", pois na frase seguinte a expressão "inspiração para inovar" sugere que é essa a sugestão que a revista leva a seus leitores.

6. 
a. 
Resposta: As duas primeiras sugestões - dar um golpe na bolsa e casar por interesse - são feitas apenas para ressaltar a terceira: ser inovador. Na verdade, o enunciador despreza as primeiras sugestões, daí a ironia.

b. 
Resposta: Esse recurso contribui para construir uma imagem de uma revista competente em sua área de atuação, que inspira atitudes louváveis em seus leitores e os leva a fazer história; uma revista séria, mas que também sabe fazer brincadeiras inteligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário