segunda-feira, 28 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre "Manifesto Pau-Brasil", de Oswald de Andrade; Concordância Nominal



 1. 
a. 
Resposta: Levar a público um ponto de vista, manifestar uma opinião e, em alguns casos, persuadir e convocar os leitores a aderir a uma ideia.

b. 
Resposta: Levar a público a ideia de que era preciso mudar a forma de fazer literatura no Brasil.

2. 
a. Identifique no texto termos e expressões que o poeta utiliza para descrever a literatura tradicional.
Resposta: "adesão acadêmica", "indigestões de sabedoria", "tradição lírica", "reminiscências livrescas", "meeting cultural", "comparações de apoio", "pesquisa etimológica", "ontologia", etc.

b.
Resposta: "trabalho ciclópico", "regional e puro", "estado de inocência", "originalidade nativa", "demonstração moderna", "Tudo digerido", "práticos", "experimentais", etc.

c. 
Resposta: Incorporar à literatura traços regionais, nativos do Brasil, sem no entanto deixar completamente de lado o conhecimento oficial, do qual se pode aproveitar, tal como dito no texto, "O necessário de química, de mecânica, de economia e de balística. Tudo digerido".

d.
Resposta: O uso de tais termos contribui para compor uma descrição mais apurada de como era a literatura antes e de como deve ser a literatura modernista.

3. 
Resposta: A "tradição lírica" e a "demonstração moderna".

b. 
Resposta: Ao novo modelo, propondo que ele reúna o melhor da tradição e da modernidade.

c. 
Resposta: "Nossa melhor tradição lírica. Nossa melhor demonstração moderna."

d. 
Resposta: "O melhor de nossas tradições líricas. O melhor de nossas demonstrações modernas." "Nossas melhores tradições líricas. Nossas melhores demonstrações modernas. "

e. 
Resposta: No trecho extraído do texto, melhor está substantivado, antecedido pelo artigo o, e significa "aquilo que é superior", no singular. Na construção do item c, melhor é adjetivo que qualifica os substantivos tradição e demonstração, atribuindo a eles um grau máximo de superioridade e devendo concordar com eles em gênero e número.

4. 
a. 
Resposta: A "brasileiros de nossa época", termo que, assim como os adjetivos apontados, está no masculino plural.

b.
Resposta: Porque o masculino plural é uma forma considerada padrão quando se quer fazer referência a um conjunto grande de pessoas, que abarque homens e mulheres.

5. 
a. 
Resposta: Representam diferentes aspectos da cultura e da identidade nacional que, segundo o texto, deveriam ser incorporados à literatura.

b. 
Resposta: A repetição reforça o novo sentido que se quer dar ao termo, o de que a literatura original brasileira seria composta por essa mistura entre o saber nativo, genuíno, e o conhecimento oficial, construído.

6. 
a.
Resposta: Em I, pode-se entender que foram vistos prédios quaisquer e que apenas as casas estavam enfeitadas; em II, as camisas podem ter duas cores ou podem ser cada uma de uma cor e, em III, pode parecer que falta o restante da frase, em que se falaria algo sobre o comparecimento.

b. 
Resposta: Entre outras possibilidades: "Vimos os prédios e as casas enfeitados para o carnaval"; "A camisa verde e a vermelha estão sujas" e "A participação e o comparecimento são livres, voluntários e gratuitos".

c. 
Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que não, uma vez que, como visto nos exemplos, há casos que, mesmo admitidos pelas regras da gramática normativa, podem levar a ruídos na leitura. Fim da observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário