Leia a tira do cartunista Laerte a seguir e responda às questões de 1 a 3.
FONTE: (Disponível em: http://solinguagem.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html. Acesso em: 18/1/2016.) CRÉDITOS: Laerte
1. Em sua fala no 1º quadrinho, a atendente utilizou um advérbio e uma expressão adverbial.
a. Qual desses termos se refere a lugar/espaço?
b. Qual desses termos se refere a tempo?
2. No 2º quadrinho, o paciente questiona a data de sua consulta.
a. Na avaliação dele, qual seria o problema dessa data?
b. Identifique os advérbios na fala do paciente. Qual é o valor semântico desses advérbios?
c. Qual era a expectativa dele com sua fala?
d. Conclua: Como o uso de advérbios com esse sentido auxilia na construção da ideia do paciente?
3. Reveja a postura da atendente no 3º quadrinho. Levante hipóteses:
a. Qual sentimento expressa a fisionomia do paciente nesse quadrinho?
b. Ela entendeu o que o paciente disse?
c. Por que ela age dessa maneira?
4. Há palavras que podem ter mais de uma classificação, dependendo do contexto em que ocorrem. Os termos "quanto" e "muito", por exemplo, podem se comportar como pronomes ou advérbios, dependendo dos termos que modificam na frase, ou, ainda, de sua flexão. Complete as frases a seguir em seu caderno, empregando a forma mais adequada. Em seguida, indique a qual palavra se refere o termo que você empregou e como ele pode ser classificado.
a. "quanto" e variações
_____ essa camisa custa?
_____ essas camisas custam?
_____ tempo você vai passar conosco?
_____ dias você vai passar conosco?
_____ semanas você vai passar conosco?
_____ gente apareceu por aqui!
b. "muito" e variações
Quero _____ ficar com vocês no feriado.
Quero _____ feriados nesse ano.
Queremos _____ um DVD novo.
Queremos _____ duas TVs novas.
Quero _____ TVs nessa casa.
5. Com base nas suas respostas aos itens da questão anterior, conclua: Qual é a diferença entre a flexão dos advérbios e a dos pronomes?
6. Com base no que já aprendeu sobre advérbio, discuta com os colegas e o professor: Quais formas a seguir você utilizaria e em quais situações? Justifique suas respostas.
a. - As crianças estão melhor?
- As crianças estão melhores?
b. - As roupas são caras.
- As roupas custam caro.
c. - Ele falou rápido.
- Ele falou rapidamente.
7. Você viu que o advérbio é considerado pela gramática normativa como uma classe de palavras que não se flexiona. É comum, entretanto, encontrarmos construções do tipo:
- Vamos falar baixinho.
- O restaurante é longinho.
- Cheguei agorinha.
a. Discuta com os colegas e o professor: Qual sentido constrói o acréscimo do sufixo -inho aos advérbios nesses casos?
b. Cite outros exemplos em que essa mesma construção é possível.
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