domingo, 20 de fevereiro de 2022

Atividade de leitura do samba-enredo "É Hoje", da União da Ilha; intertextualidade; Especial Carnaval



Leia o samba-enredo "É Hoje", composto por Didi e Mestrinho para o desfile de 1982 da União da Ilha do Governador:

A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da Terra
Será que eu serei
o dono desta festa 
um rei
No meio de uma gente tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar

Levei o meu samba
Pra mãe-de-santo rezar
Contra o mau olhado
Carrego o meu Patuá

Acredito ser o mais valente
Nesta luta do rochedo com o mar
(E com o mar)

É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar

Diga, espelho meu,
Se há na avenida
Alguém mais feliz que eu


# Questões:
1. Nos primeiros versos, a palavra "alegria" é expressa num sentido mais amplo. Explique o sentido dessa palavra no samba-enredo. 

2. A que evento a letra chama de "maior show da terra"?

3. Explique os versos "Será que eu serei o dono desta festa / um rei / No meio de uma gente tão modesta".

4. Sobre o verso "Hoje é dia do riso chorar", levante hipóteses: o que seria "riso chorar"?

5. Na última estrofe, o samba-enredo "É Hoje" exerce uma relação de intertextualidade com uma famosa obra literária? Identifique essa relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário