"Anjo dos esplendores" (1894), de Jean Delville |
Leia, a seguir, dois poemas de Cruz e Sousa, expoente do Simbolismo brasileiro.
Texto 1 - Siderações
Para as Estrelas de cristais gelados
as ânsias e os desejos vão subindo,
galgando azuis e siderais noivados,
de nuvens brancas a amplidão vestindo...
Num cortejo de cânticos alados
os arcanjos, as cítaras ferindo,
passam, das vestes nos troféus prateados,
as asas de ouro finamente abrindo...
Dos etéreos turíbulos de neve
claro incenso aromal, límpido e leve,
ondas nevoentas de Visões levanta...
E as ânsias e os desejos infinitos
vão com os arcanjos formulando ritos
da Eternidade que nos Astros canta...
(In: Antonio Candido e J. A. Castello. Presença da literatura brasileira - história e antologia)
Texto 2 - Música da Morte...
A Música da Morte, a nebulosa,
estranha, imensa música sombria,
passa a tremer pela minh'alma e fria
gela, fica a tremer, maravilhosa...
Onda nervosa e atroz, onda nervosa,
letes sinistro e torvo da agonia,
recresce a lancinante sinfonia,
sobe, numa volúpia dolorosa...
Sobe, recresce, tumultuando e amarga,
tremenda, absurda, imponderada e larga,
de pavores e trevas alucina...
E alucinando e em trevas delirando,
como um ópio letal, vertiginando,
os meus nervos, letárgica, fascina...
(Idem, p. 397-8.)
1. Os simbolistas, como os parnasianos, cultivaram o aprimoramento formal.
a. Nos textos 1 e 2, a métrica e a forma de composição poética são habituais no Parnasianismo? Justifique sua resposta.
b. Hipérbato é o nome que se dá a construções em que a ordem direta das palavras em frases deixa de ser usada. No texto 1, esse recurso foi bastante utilizado. Passe para a ordem direta os versos da primeira e da terceira estrofes desse texto nos quais há hipérbato.
c. Os simbolistas utilizaram com frequência reticências e letras maiúsculas em substantivos comuns. Observe o emprego desses recursos estilísticos nos textos 1 e 2 e levante hipóteses: Que efeito o emprego desses recursos produz nos poemas em estudo?
2. Seguindo a postura antimaterialista, os simbolistas evocavam nos poemas o misticismo, a religiosidade, a vida cósmica e a transcendência. No texto 1:
a. Como se manifesta a aspiração do eu lírico à transcendência? Justifique sua resposta com elementos do texto.
b. Que palavras ou expressões de caráter místico e religioso reforçam a atmosfera de transcendência?
3. Observe as palavras e expressões em destaque nestes dois grupos de versos extraídos do texto 1:
I.
- "Para as Estrelas de cristais gelados"
- "de nuvens brancas a amplidão vestindo..."
- "passam, das vestes nos troféus prateados,"
- "as asas de ouro finamente abrindo..."
- "Dos etéreos turíbulos de neve"
- "ondas nevoentas de Visões levanta..."
- "da Eternidade que nos Astros canta..."
II.
- "de nuvens brancas a amplidão vestindo..."
- "galgando azuis e siderais noivados,"
- "da Eternidade que nos Astros canta..."
a. No grupo de versos I, em que consiste o cromatismo - recurso bastante explorado pelos poetas simbolistas - resultante do emprego das palavras e expressões em destaque? Que efeito esse cromatismo produz no poema?
b. No grupo de versos II, que ideia as palavras em destaque expressam? Que efeito o emprego dessas palavras produz no poema?
4. O texto 2 apresenta o tema da morte, que foi abordado amplamente pelos românticos e retomado pelos simbolistas.
a. Nesse poema, o eu lírico trata do tema de maneira sugestiva e subjetiva ou propõe uma definição concreta e objetiva para a morte? Justifique sua resposta com elementos do texto.
b. As impressões do eu lírico sobre a "Música da Morte" se opõem, são contrárias umas às outras. Identifique essas contradições e explique o sentido que elas constroem no poema.
c. Os poetas simbolistas se interessaram pelos níveis mais profundos da mente humana. Como esse interesse é expresso no texto 2? Justifique sua resposta com elementos do texto.
5. Na concepção de Baudelaire, poeta francês precursor do Simbolismo, os diversos elementos que compõem o mundo natural e o mundo metafísico têm afinidades, se correspondem. Para os simbolistas, esse jogo de correspondências de elementos díspares é percebido pelo poeta e traduzido por meio das sinestesias, recurso que consiste na fusão de duas ou mais sensações percebidas pelos órgãos dos sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). Identifique, nos textos 1 e 2, trechos que exploram a linguagem sinestésica e indique os órgãos sensoriais neles envolvidos.
6. No Simbolismo, o valor dos poemas não se devia aos processos descritivos ou narrativos, mas, sim, à sugestão; por isso, os poetas simbolistas se aproximaram da música, explorando intensamente a sonoridade dos versos.
a. Identifique nos poemas 1 e 2 os fonemas que constroem a aliteração (repetição de sons consonantais) e a assonância (repetição de sons vocálicos).
b. Conclua: Qual é o papel que esses recursos sonoros desempenham nos textos em estudo?
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