Leia este anúncio publicitário das sandálias Havaianas:
CRÉDITOS: Almap BBDO
1. O anúncio promove uma conhecida marca de sandálias. Qual é o perfil do público a que se destina o anúncio? Caracterize-o, justificando sua resposta.
2. Releia o enunciado principal do anúncio:
"A pedra-sabão é usada por nossos escultores.
E agora vai ser usada por nossas escultoras.
Havaianas. Inspirada no artesanato brasileiro."
O enunciado faz uso de um jogo de palavras, criando propositalmente ambiguidade.
a. O que é a pedra-sabão? Que relação ela tem com os escultores?
b. Quem são as "esculturas" a que se refere o enunciado? De que modo elas poderiam usar a pedra-sabão?
c. Considerando o perfil do público-alvo, pode-se dizer que os argumentos de persuasão utilizados no anúncio (verbais e não verbais) são adequados e convincentes? Justifique sua resposta.
d. Que efeito o jogo de palavras e a ambiguidade criam no texto? Esse efeito é importante para os objetivos do anúncio? Por quê?
3. Releia agora o enunciado principal do anúncio, com a supressão de algumas palavras:
"A pedra-sabão é usada nossos escultores. Agora vai ser usada nossas esculturas. Havaianas. Inspirada o artesanato brasileiro."
a. Que palavras foram suprimidas do enunciado?
b. Dessas palavras, qual introduz a noção de:
- agente da ação?
- lugar?
- conexão?
c. A maior parte dessas palavras liga palavras entre si. Uma delas, entretanto, liga duas frases. Qual é ela?
d. Conclua: Que papel essas palavras cumprem na construção do enunciado?
4. Em lugar da palavra "e", o anunciante poderia ter optado por empregar a palavra mas. Veja:
"A pedra-sabão é usada por nossos escultores. Mas agora vai ser usada por nossas esculturas."
O sentido seria exatamente o mesmo? Se não, que diferença de sentido apresenta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário