segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Atividade sobre preposição e conjunção a partir de uma propaganda das sandálias Havaianas



Leia este anúncio publicitário das sandálias Havaianas:
CRÉDITOS: Almap BBDO

1. O anúncio promove uma conhecida marca de sandálias. Qual é o perfil do público a que se destina o anúncio? Caracterize-o, justificando sua resposta.

2. Releia o enunciado principal do anúncio:

"A pedra-sabão é usada por nossos escultores.
E agora vai ser usada por nossas escultoras.
Havaianas. Inspirada no artesanato brasileiro." 

O enunciado faz uso de um jogo de palavras, criando propositalmente ambiguidade.
a. O que é a pedra-sabão? Que relação ela tem com os escultores?

b. Quem são as "esculturas" a que se refere o enunciado? De que modo elas poderiam usar a pedra-sabão?

c. Considerando o perfil do público-alvo, pode-se dizer que os argumentos de persuasão utilizados no anúncio (verbais e não verbais) são adequados e convincentes? Justifique sua resposta.

d. Que efeito o jogo de palavras e a ambiguidade criam no texto? Esse efeito é importante para os objetivos do anúncio? Por quê?

3. Releia agora o enunciado principal do anúncio, com a supressão de algumas palavras:

"A pedra-sabão é usada nossos escultores. Agora vai ser usada nossas esculturas. Havaianas. Inspirada o artesanato brasileiro."

a. Que palavras foram suprimidas do enunciado?

b. Dessas palavras, qual introduz a noção de:
- agente da ação? 
- lugar? 
- conexão? 

c. A maior parte dessas palavras liga palavras entre si. Uma delas, entretanto, liga duas frases. Qual é ela?

d. Conclua: Que papel essas palavras cumprem na construção do enunciado?

4. Em lugar da palavra "e", o anunciante poderia ter optado por empregar a palavra mas. Veja:

"A pedra-sabão é usada por nossos escultores. Mas agora vai ser usada por nossas esculturas."

O sentido seria exatamente o mesmo? Se não, que diferença de sentido apresenta?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário