1. Por que a Semana de Arte Moderna de 1922 é considerada como um divisor de águas para a cultura brasileira?
a) propôs a continuação da tradição e o apego à literatura clássica.
b) antecipou as renovações literárias que só se consolidariam a partir da década de 1950 com o Concretismo.
c) foi a primeira manifestação coletiva pública na história cultural do Brasil em favor de um espírito novo e moderno que contrariasse a arte tradicional.
d) uniu técnicas literárias de maneira inédita na literatura, mesclando as influências oriundas das vanguardas europeias com o Naturalismo e o Simbolismo.
2. Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e seu contexto, é CORRETO afirmar que
a) os modernistas rejeitavam as tendências artísticas do século XIX, principalmente o romantismo e o parnasianismo.
b) a Semana de Arte Moderna teve pouco impacto sobre artistas plásticos e da literatura.
c) o evento teve consenso em sua aceitação e foi muito bem recebido pelo público, que rapidamente adotou as novas tendências artísticas apresentadas.
d) a Semana de Arte Moderna quase não ocorreu, pois o então presidente, Getúlio Vargas, opunha-se a qualquer manifestação cultural que não tivesse sido organizada pelo governo.
3. O Modernismo brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte Moderna, propôs
a) o apego às normas clássicas oriundas do Neoclassicismo mineiro.
b) a focalização do mundo numa perspectiva apenas psicanalítica.
c) a ruptura com as vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Dadaísmo.
d) a literatura como espaço privilegiado para a expressão dos falares brasileiros.
4. Por quais nomes era composto o Grupo dos Cinco da Semana de Arte Moderna Brasileira de 1922?
a) Ana Malfatti, Tereza do Amaral (pintoras), Menotti e Fabiano e Marcio de Andrade (escultores).
b) Anita Malfatti, Tarsila do Amaral (pintoras), Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade (escritores).
c) Mafalda, Tarsila do Amaral, Menotti, Oswald e Andre (escritores).
d) Anita Malfatti (pintora), Mário de Andrade (escritor).
5. Entre as propostas dos participantes da Semana de Arte Moderna, podem ser citadas
a) A adesão ao futurismo, movimento vanguardista nascido nos Estados Unidos
b) A renovação na linguagem das artes brasileiras: literatura, escultura, música, pintura, e uma maior conexão com a identidade e a realidade nacionais
c) A renovação estética sobretudo das artes plásticas brasileiras, incluindo pintura, escultura, arquitetura e cinema
d) Uma reforma ortográfica que privilegiasse a oralidade da Língua Portuguesa.
6. Qual foi o título da coleção de poemas apresentada por Mario de Andrade em 1922?
a) Paulicéia Desvairada
b) Cobra Norato
c) Macunaíma
d) Memórias Sentimentais de João Miramar
7. Qual poema de Manuel Bandeira é lido durante o evento criticando abertamente o parnasianismo e a forma tradicional dos parnasianos fazerem poemas com regras?
a) Os Sapos
b) Vou-me embora pra Pasárgada
c) Pneumotórax
d) Andorinha
8. Na época, boa parte da mídia reagiu de forma conservadora ao Movimento da Semana de Arte de 1922 referindo-se aos vanguardistas como
a) "futuristas inovadores"
b) "subversores da arte"
c) "espíritos modernos"
d) "artistas atrasados"
9. Como desdobramento da Semana de 22, qual foi o movimento artístico lançado no Brasil em 1924 por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que apresentava uma posição primitivista buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil?
a) Movimento Concretista
b) Movimento Verde e Amarelo
c) Movimento Pau-Brasil
d) Movimento Paulistano
10. Outro desdobramento da Semana de 22 foi o Manifesto Antropofágico que pregava a criação de uma poesia brasileira de exportação. Quem foi o autor desse manifesto?
a) Mário de Andrade
b) Manuel Bandeira
c) Raul Bopp
d) Oswald de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário