segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Atividade de leitura do samba-enredo "Minha Pátria é minha língua...", da Mangueira; Especial Carnaval



Leia o samba-enredo "Minha Pátria é minha língua, Mangueira meu grande amor", composto para o desfile de 2007 da escola de samba Mangueira:

Quem sou eu?
Tenho a mais bela maneira de expressar
Sou Mangueira...uma poesia singular
Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor
Que espalhou por vários continentes
Um manancial de amor

Caravelas ao mar partiram
Por destino encontraram o Brasil
Nos trazendo a maior riqueza:
A nossa Língua Portuguesa
Se misturou com o Tupi
Tupinambrasileirou
Mais tarde o canto do negro ecoou
Assim a Língua se modificou

Eu vou dos versos de Camões
Às folhas secas caídas de Mangueira
É chama eterna, dom da criação
Que fala ao pulsar do coração 

Cantando eu vou
Do Oiapoque ao Chuí ouvir
A minha pátria é minha Língua
Idolatrada obra-prima, te faço imortal
Salve... poetas e compositores
Salve também os escritores
Que enriqueceram a tua história
Ó meu Brasil,
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Hoje a herança portuguesa nos conduz
À Estação da Luz! 

Vem no vira da Mangueira
Vem sambar
Meu idioma tem o dom de transformar
O Palácio do Samba 
Uma casa portuguesa
É uma casa portuguesa, com certeza


# Questões:
1. Os sambas-enredos caracterizam-se, basicamente, por contar determinada história. Pode-se afirmar que o texto lido, através de diversos exemplos, tem como tema principal a história
a) da Mangueira como escola de samba.
b) dos poetas portugueses e brasileiros.
c) dos portugueses no Brasil.
d) da Língua Portuguesa.
e) da cultura portuguesa.

2. E qual verso da letra é apresentada a capacidade que a língua tem de se expandir?
a) Tenho a mais bela maneira de expressar
b) Que espalhou por vários continentes
c) Às folhas secas caídas de Mangueira
d) Que enriqueceram a tua história

3. Nos versos "Caravelas ao mar partiram / Por destino encontraram o Brasil", nota-se a referência a que fato histórico do Brasil?
a) ao Descobrimento da América
b) à Independência do Brasil
c) ao Descobrimento do Brasil pelos portugueses 
d) à Proclamação da República do Brasil

4. O verso "A minha pátria é minha Língua" dialoga com outros versos do poeta português Fernando Pessoa, no livro "Desassossego", e do compositor Caetano Veloso, na música "Língua". Diante disso, o principal recurso de sentido usado foi a
a) polissemia
b) ironia
c) intertextualidade
d) ambiguidade

5. A palavra "Tupinambrasileirou" se trata de um neologismo. Pode-se afirmar que a terminação desse termo insere-o na classe dos
a) substantivos
b) adjetivos
c) advérbios
d) verbos.

6. Explique o verso "Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário