sábado, 23 de maio de 2020

Atividade sobre o poema "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga (Arcadismo)




Leia um fragmento do poema "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga:

Lira XV
Eu, Marília, não fui nenhum Vaqueiro,
Fui honrado Pastor da tua aldeia;
Vestia finas lãs, e tinha sempre
A minha choça do preciso cheia.
Tiraram-me o casal, e o manso gado,
Nem tenho, a que me encoste, um só cajado.

Para ter que te dar, é que eu queria
De mor rebanho ainda ser o dono;
Prezava o teu semblante, os teus cabelos
Ainda muito mais que um grande Trono.
Agora que te oferte já não vejo
Além de um puro amor, de um são desejo. [...]

Fiadas comprarei as ovelhinhas,
Que pagarei dos poucos do meu ganho;
E dentro em pouco tempo nos veremos
Senhores outra vez de um bom rebanho.
Para o contágio lhe não dar, sobeja
Que as afague Marília, ou só que as veja.

Se não tivermos lãs, e peles finas,
Podem mui bem cobrir as carnes nossas
As peles dos cordeiros mal curtidas,
E os panos feitos com as lãs mais grossas.
Mas ao menos será o teu vestido
Por mãos de amor, por minhas mãos cosido. [...]
GONZAGA, Tomás Antônio. Clássicos da Poesia Brasileira. 

# Questões:
1. Uma característica do Arcadismo presente nesse texto é
A) a crítica à vida nos centros urbanos.
B) a despreocupação na construção de rimas.
C) a idealização da figura feminina.
D) a preferência por temas descritivos.
E) a referência à mitologia greco-romana.

2. Nos versos “Agora que te oferte já não vejo/ Além de um puro amor, de um são desejo.” (v. 11-12), há o predomínio da linguagem
A) científica.
B) culta.
C) informal.
D) jornalística.
E) regional.

3. Nas duas últimas estrofes desse texto, o eu lírico expressa
A) esperança.
B) indiferença.
C) indignação.
D) melancolia.
E) satisfação.

4. Nesse texto, o trecho “Tiraram-me o casal, e o manso gado, / Nem tenho, a que me encoste, um só cajado.” (v. 5-6) é exemplo de função da linguagem
A) apelativa.
B) emotiva.
C) fática.
D) metalinguística.
E) referencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário