domingo, 10 de maio de 2020
Atividade de português sobre ideias implícitas no texto
Você já teve a impressão de ler um texto e depreender dele algumas informações que não estavam escritas? Pois é, essa situação é muito comum e ser capaz de perceber as informações “escondidas”, subentendidas ou pressupostas nos textos constitui uma habilidade essencial de leitura.
A compreensão de implícitos é essencial para garantir um bom nível de leitura. Em várias situações, aquilo que não é dito, mas apenas sugerido, importa muito mais do que aquilo que é dito abertamente.
# Questões:
1. Vamos começar analisando um texto. Imagine a seguinte situação:
Um professor de matemática encontra um ex-aluno. Depois de conversarem um pouco, o professor pergunta:
― Quem está dando Matemática para você este ano?
E o aluno responde:
― O professor Edson.
― Ah. O Edson também é um bom professor.
Disponível em http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Polissemia/729375.html
Repare que, ao ler esse texto, você pode tirar algumas “conclusões” que não aparecem escritas, certo? Pois bem. Agora, responda:
a) Qual é a informação implícita presente no texto?
b) Que palavra é responsável por veicular a informação implícita?
c) Se o autor não tivesse utilizado essa palavra, o sentido do texto seria o mesmo? Explique.
2. Agora, identifique quais informações implícitas estão presentes em cada um dos textos a seguir e circule a palavra que aponta para tais informações.
a) A professora ainda não entregou as notas das provas.
b) O tempo continua chuvoso.
c) Todos tiraram 10 na prova, até o Sérgio.
d) Lourdes é a professora menos chata que eu tenho.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário