domingo, 10 de maio de 2020

Atividade de português sobre ideias implícitas no texto




Você já teve a impressão de ler um texto e depreender dele algumas informações que não estavam escritas? Pois é, essa situação é muito comum e ser capaz de perceber as informações “escondidas”, subentendidas ou pressupostas nos textos constitui uma habilidade essencial de leitura.

A compreensão de implícitos é essencial para garantir um bom nível de leitura. Em várias situações, aquilo que não é dito, mas apenas sugerido, importa muito mais do que aquilo que é dito abertamente.

# Questões:
1. Vamos começar analisando um texto. Imagine a seguinte situação:

Um professor de matemática encontra um ex-aluno. Depois de conversarem um pouco, o professor pergunta:
― Quem está dando Matemática para você este ano?
E o aluno responde:
― O professor Edson.
― Ah. O Edson também é um bom professor.
Disponível em http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Polissemia/729375.html 

Repare que, ao ler esse texto, você pode tirar algumas “conclusões” que não aparecem escritas, certo? Pois bem. Agora, responda:
a) Qual é a informação implícita presente no texto?

b) Que palavra é responsável por veicular a informação implícita?

c) Se o autor não tivesse utilizado essa palavra, o sentido do texto seria o mesmo? Explique.

2. Agora, identifique quais informações implícitas estão presentes em cada um dos textos a seguir e circule a palavra que aponta para tais informações.
a) A professora ainda não entregou as notas das provas.

b) O tempo continua chuvoso.

c) Todos tiraram 10 na prova, até o Sérgio.

d) Lourdes é a professora menos chata que eu tenho.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário