segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gabarito: Atividade sobre ideias implícitas no texto



# Respostas: 
1.
a) explora exatamente a informação implícita veiculada pelo texto: o professor de matemática se julga mais competente do que o professor Edson.

b) A palavra "também"

c) Não, pois não empregando a palavra "também", o autor da frase não se deixaria a entender que ele poderia estar se considerando um "melhor professor" do que o Edson.

2.
a) a informação implícita é que já deviam ter sido devolvidas as provas corrigidas, ou a professora vai entregar as notas ou a professora ainda não corrigiu as provas ou a professora está atrasada em relação à devolução das provas (variações de resposta são possíveis até certos limites). A palavra que deverá ser grifada é “ainda”.

b) a informação implícita é que o tempo já estava chuvoso antes. A palavra que deverá ser grifada é “continua”. É um verbo cuja semântica indica uma ação que teve início no passado e permanece no presente.

c) a informação implícita é que Sérgio não costuma tirar 10 nas provas ou porque é um aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem ou porque não se esforça o suficiente para tirar boas notas. A palavra que deverá ser grifada é “até” que, no contexto em questão, indica “inclusão”, ou seja, Sérgio momentaneamente se incluiu no grupo dos alunos que tiram boas notas.

d), há duas informação implícitas que são: 1a) Se a Lourdes é a professora menos chata que os alunos têm, significa que todos os demais professores são chatos. 2a) Se a Lourdes é a professora menos chata, significa que ela também é chata, embora em menor grau.

Um comentário: