segunda-feira, 18 de maio de 2020

Atividade sobre "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis




Leia o texto abaixo.

O autor hesita
Capítulo XXVI

     Súbito ouço uma voz: – Olá, meu rapaz, isto não é vida! Era meu pai, que chegava com duas propostas na algibeira. Sentei-me no baú e recebi-o sem alvoroço. Ele esteve alguns instantes de pé, a olhar para mim; depois estendeu-me a mão com um gesto comovido:
     – Meu filho, conforma-te com a vontade de Deus.
     – Já me conformei, foi a minha resposta, e beijei-lhe a mão. [...]
     – Tu; é um homem notável, faz hoje as vezes de Imperador. Demais trago comigo uma ideia, um projeto, ou... sim, digo-te tudo; trago dois projetos, um lugar de deputado e um casamento.
     Meu pai disse isto com pausa, e não no mesmo tom, mas dando às palavras um jeito e disposição, cujo fim era cavá-las mais profundamente no meu espírito. A proposta, porém, desdizia tanto das minhas sensações últimas, que eu cheguei a não entendê-la bem. Meu pai não fraqueou e repetiu-a; encareceu o lugar e a noiva.
     – Aceitas?
     – Não entendo de política, disse eu depois de um instante; quanto à noiva... deixe-me viver como um urso, que sou.
     – Mas os ursos casam-se, replicou ele.
     – Pois traga-me uma ursa. Olhe, a Ursa Maior... [...]
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf>.
Acesso em: 7 jul. 2012. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento. (P091551RJ_SUP)

# Questões: 
1. Nesse texto, o trecho que provoca humor é:
A) “– Olá, meu rapaz, isto não é vida!”. (ℓ. 1)
B) “Meu pai disse isto com pausa,...”. (ℓ. 8)
C) “Meu pai não fraqueou e repetiu-a;...”. (ℓ. 10-11)
D) “– Pois traga-me uma ursa.”. (ℓ. 16)

2. De acordo com esse texto, o pai falou sobre os projetos com pausa para
A) convencer o rapaz a se conformar com a vontade de Deus.
B) cravá-los mais profundamente no espírito do rapaz.
C) dar liberdade ao filho para decidir sobre o seu futuro.
D) valorizar o lugar e noiva que estavam sendo propostos.

3. No trecho “– Mas os ursos casam-se, replicou ele.” (ℓ. 15), o tempo verbal da palavra "casam" indica que os ursos
A) deixaram de se casar.
B) desejariam poder se casar.
C) irão se casar algum dia.
D) possuem o costume de se casar.

4. O trecho que mostra que o narrador é personagem dessa narrativa é:
A) “– Olá, meu rapaz, isto não é vida!”. (ℓ. 1)
B) “Ele esteve alguns instantes de pé, a olhar para mim;...”. (ℓ. 2-3)
C) “... é um homem notável, faz hoje as vezes de Imperador.”. (ℓ. 6)
D) “... encareceu o lugar e a noiva.”. (ℓ. 11)

5. No trecho “... eu cheguei a não entendê-la bem.” (ℓ. 10), o termo "la" refere-se à palavra
A) ideia.
B) pausa.
C) proposta.
D) resposta.

6. Nesse texto, um trecho que demonstra uma opinião é:
A) “Era meu pai, que chegava...”. (ℓ. 1)
B) “Sentei-me no baú e recebi-o...”. (ℓ. 2)
C) “Ele esteve alguns instantes de pé,...”. (ℓ. 2-3)
D) “– Tu; é um homem notável,...”. (ℓ. 6)

7. De acordo com esse texto, o rapaz
A) achava feia a noiva que foi proposta pelo pai.
B) demonstrou desinteresse pelas propostas do pai.
C) gostaria de aprender sobre política.
D) queria trabalhar com o imperador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário