Leia o texto abaixo.
São Paulo, 20 de novembro de 2005.
Senhor diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre
Sou coordenador de uma transportadora nacional [...]. Minha empresa é tradicional e bem conhecida. Meu contato com as estradas do país é grande, fazendo-me conhecer o atual estado em que essas se encontram. A grande maioria das rodovias estão sem manutenção há um bom tempo, apresentando buracos, rachaduras, declives, ou não apresentando acostamento e postos policiais rodoviários. [...]
[...] Tendo como principal objetivo a regulamentação dos transportes rodoviários e outros, creio ser o senhor a melhor pessoa a quem devo remeter a reivindicação de manutenção das rodovias e a construção de mais estradas. [...]
Como trabalho diretamente com a produção agrícola brasileira para exportação, tenho conhecimento de quanto se produz e quanto dessa produção se perde ao longo do transporte dessa até os portos. Nada mais, nada menos que 3% de toda a safra brasileira se extravia no trajeto. Aparentemente é uma porcentagem pequena, porém, em números absolutos é uma quantidade bastante grande, já que estamos falando de uma produção anual de bilhões de toneladas. E esse desperdício não é devido, em sua maioria, às condições dos veículos transportadores ou ao mau acondicionamento da carga, mas sim às precárias condições das estradas. [...]
O agronegócio corresponde a mais de 50% de toda a exportação brasileira, gerando empregos e bons rendimentos ao país. Porém, a maioria das grandes lavouras produtoras se encontra no interior do país [...]. Caso a manutenção das estradas fosse realizada regularmente, não haveria perdas tão significativas da produção no trajeto interior-costa [...]. Não podemos nos dar ao luxo de permitir que 3% da nossa produção anual não seja vendida devido à falta de [...] estradas bem conservadas.
[...] Com tudo isso, é evidente que algo precisa ser feito frente à atual situação rodoviária do Brasil.
Atenciosamente,
R. M. C.
# Questões:
1. O assunto desse texto é
A) a exportação de alimentos brasileiros.
B) a geração de empregos no agronegócio.
C) a má conservação das estradas brasileiras.
D) a produção anual de produtos agrícolas.
RESPOSTA
2. Esse texto foi escrito com a finalidade de
A) anunciar um produto.
B) apresentar uma reivindicação.
C) descrever um procedimento.
D) divulgar uma profissão.
A) apresenta uma sugestão de melhoria.
B) cita o cargo exercido por ele na empresa de transporte.
C) faz referência à perda da produção durante o transporte.
D) comenta a localização das lavouras.RESPOSTA
4.Nesse texto, no trecho “Não podemos nos dar ao luxo de permitir que...” (ℓ. 23), a expressão "dar ao luxo" significa
A) aceitar.
B) assumir.
C) enriquecer.
D) resistir.
A) deseja regulamentar os transportes rodoviários.
B) trabalha de forma direta com a produção agrícola.
C) faz parte de uma empresa tradicional.D) propõe a conservação das estradas.
A) reivindicação.
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