domingo, 10 de maio de 2020

Aula: "Informação principal e informação secundária de um texto"




Em um texto, nem todas as informações apresentam o mesmo grau de importância para o seu entendimento global? Há informações que são consideradas essenciais e que convergem para o núcleo temático. Outras informações, no entanto, são apenas de caráter secundário, adicional ou acessório e têm função de explicar ou ilustrar o que está sendo dito no texto. Perceber o nível de hierarquia entre as informações veiculadas num texto constitui uma habilidade fundamental para a formação de um leitor crítico.

Vamos, então, inicialmente, pensar na seguinte situação: duas colegas de sala de aula conversam pelo celular. Uma pergunta o motivo de a outra ter perdido a prova de português e, assim, iniciam um diálogo:

─ Oi, Ana, por que você não foi na aula ontem?
─ Ah, Tati, nem te conto! Você não acredita o que aconteceu comigo?
─ Que foi, amiga? O que você aprontou?
─ Olha, foi loucura, eu achei que eu ia pirar...
─ Por quê? Fala, tô curiosa!
─ Escuta, então: eu acordei mega atrasada, meu celular não despertou!
─ Como é que é???
─ Foi isso mesmo! Eu pensei que tinha programado o celular pra despertar às 6h, mas ele não despertou!
─ E, aí?
─ Tati, quando eu acordei já era 6h47min!
─ Nossa, véi, que vacilo!
─ Pois, é! Eu pulei da cama, coloquei a roupa de qualquer maneira, não penteei o cabelo, não escovei os dentes e nem tomei café!
─ Mas, e aí, conseguiu pegar o ônibus?
─ Consegui, né!
─ Menos mal!
─ É, mas não adiantou nada!
─ Por quê?
─ Cara, quando eu entrei no ônibus e fui pegar a carteira pra pagar a passagem, aí é que eu vi que tava sem a carteira! Ficou na outra bolsa!
─ Nossa, Ana, você é pirada mesmo!
─ Nem me fale! Aí eu tive que voltar pra casa!
─ E, agora, como é que você vai fazer a prova? Você não tem atestado...
─ Ah, sei lá, vou ter que pedir pra minha mãe pra ir na escola conversar...
─ Cara, pelo que conheço da sua mãe, ela vai ficar uma fera!
─ Nem me fale! Ela vai me matar... O pior não é isso, o pior é que vai tirar o face!
─ O face, por que o face?
─ Ontem à noite já era tarde e eu tava no face. Aí ela me mandou desligar o computador pra dormir...
─ Aposto que você não desligou!
─ Não! E ainda fingi que desliguei, mas não desliguei. Fiquei até de madrugada...
─ Caramba! Se ela só te tirar o face cê ainda tá no lucro...
(Diálogo fictício produzido para esta atividade)

Questões: 
1. Nesta primeira atividade, propomos a você um desafio! Você é capaz de resumir em apenas 20 palavras as informações mais importante do diálogo entre as amigas? Lembre-se de que Tati liga para Ana para saber por que a colega faltou à aula.

2. Nesta próxima atividade, retiramos várias informações do texto. Algumas são informações importantes (principais) e outras acessórias (secundárias). Marque (P) para principal e (S) para secundária.
( ) “─ Oi, Ana, por que você não foi na aula ontem?”
( ) “─ Olha, foi loucura, eu achei que eu ia pirar...”
( ) “─ Escuta, então: eu acordei mega atrasada, meu celular não despertou!”
( ) “Eu pensei que tinha programado o celular pra despertar às 6h, mas ele não despertou!”
( ) “Cara, quando eu entrei no ônibus e fui pegar a carteira pra pagar a passagem, aí é que eu vi que tava sem a carteira! Ficou na outra bolsa!
( ) “─ Cara, pelo que conheço da sua mãe, ela vai ficar uma fera!”
( ) “─ Ontem à noite já era tarde e eu tava no face. Aí ela me mandou desligar o computador pra dormir...”

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário