domingo, 31 de maio de 2020

Atividade sobre sentido denotativo e sentido conotativo




1. Leia os textos abaixo e diga se foi empregada a linguagem conotativa ou denotativa:
a)
O rio

Sempre sonhando rumo ao mar,
como uma canção de prata,
vai cantando em seus cristais
desde a noite até a alvorada;
vem carregado de pássaros,
vem cheirando à montanha,
sempre sonhando rumo ao mar,
caminho que nunca acaba.
(Cesáreo Rosa-Nieves)

b)
A bacia hidrográfica do São Francisco
     O rio principal é o São Francisco, que tem o apelido de Velho Chico. Ele nasce em Minas Gerais e percorre 3.160 quilômetros, passando pela Bahia, por Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
     O São Francisco é muito importante na economia do Nordeste. Ele permite a agricultura em suas margens e sua água é também usada para irrigar terras distantes. Além disso, abriga as usinas hidrelétricas de Xingó e Paulo Afonso. Entre os afluentes estão os rios Carinhanha e Pardo.
(Almanaque Recreio. São Paulo: Abril, 2003. p.74.)

c)
A Lua
     A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Seu perigeu máximo é de 356.577 km, e seu apogeu máximo é de 406.655 km.
     Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Urano por 27; Saturno tem 60; Júpiter é o que tem mais até então e possui 63. A Lua terrestre não é a maior de todo o Sistema Solar - Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é a maior [1]- mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a
NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) pretende implantar bases permanentes.
(Wikipédia)

d)
A lua
Tu és a lua, linda, branca iluminada,
E como ela é minha namorada, que vejo, admiro
E me ilumina toda noite;
Tu és a Lua, minha Lua brilhante
Minha inspiração, meu sonho,
Que me invade e me fascina a cada instante.
(Úrsula Íris)

2. Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Caçador de mim
Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu caçador de mim
Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu caçador de mim
Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito à força numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura
Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu caçador de mim
Milton Nascimento, Sérgio Magrão, Luiz Carlos Sá. 

a) Quem fala na canção, usou palavras com sentidos opostos. Destaque do texto essas palavras? São palavras sinônimas ou antônimas?

b) Destaque do texto palavras que tenham sentido semelhante às palavras ou expressões abaixo:
emoções intensas –
distante –
combate –
sombria –
emboscadas -

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário