segunda-feira, 18 de maio de 2020

Atividade sobre um capítulo de "Dom Casmurro", de Machado de Assis




Leia o trecho abaixo do romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis:

Capítulo XV
Outra Voz Repentina

    Outra voz repentina, mas desta vez uma voz de homem:
    – Vocês estão jogando o siso?
    Era o pai de Capitu, que estava à porta dos fundos, ao pé da mulher. Soltamos as mãos depressa, e ficamos atrapalhados. Capitu foi ao muro, e, com o prego, disfarçadamente, apagou os nossos nomes escritos.
    – Capitu!
    – Papai!
    – Não me estragues o reboco do muro.
    Capitu riscava sobre o riscado, para apagar bem o escrito. Pádua saiu ao quintal, a ver o que era, mas já a filha tinha começado outra coisa, um perfil, que disse ser o retrato dele, e tanto podia ser dele como da mãe; fê-lo rir, era o essencial. De resto, ele chegou sem cólera, todo meigo, apesar do gesto duvidoso ou menos que duvidoso em que nos apanhou. Era um homem baixo e grosso, pernas e braços curtos, costas abauladas, donde lhe veio a alcunha de Tartaruga, que José Dias lhe pôs. Ninguém lhe chamava assim lá em casa; era só o agregado.
    – Vocês estavam jogando o siso? perguntou.
    Olhei para um pé de sabugueiro que ficava perto; Capitu respondeu por ambos.
    – Estávamos, sim, senhor; mas Bentinho ri logo, não aguenta.
    – Quando eu cheguei à porta, não ria.
    – Já tinha rido das outras vezes; não pode. Papai quer ver?
    E séria, fitou em mim os olhos, convidando-me ao jogo. O susto é naturalmente sério; eu estava ainda sob a ação do que trouxe a entrada de Pádua, e não fui capaz de rir, por mais que devesse fazê-lo, para legitimar a resposta de Capitu. Esta, cansada de esperar, desviou o rosto, dizendo que eu não ria daquela vez por estar ao pé do pai. E nem assim ri. Há coisas que só se aprendem tarde; é mister nascer com elas para fazê-las cedo. E melhor é naturalmente cedo que artificialmente tarde. Capitu, após duas voltas, foi ter com a mãe, que continuava à porta da casa, deixando-nos a mim e ao pai encantados dela; o pai, olhando para ela e para mim, dizia-me, cheio de ternura:
    – Quem dirá que esta pequena tem quatorze anos? Parece dezessete. Mamãe está boa? continuou voltando-se inteiramente para mim. [...]
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Barcelona: Editorial Sol 90, 2004. p. 29-30. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica. (P091538RJ_SUP)

# Questões:
1. Esse texto é um fragmento de
A) conto.
B) crônica.
C) notícia.
D) romance

2. O conflito dessa história é gerado
A) pela chegada repentina do pai de Capitu ao quintal.
B) pela tentativa de Capitu apagar o escrito no muro.
C) pelo comentário do pai sobre a idade da filha.
D) pelo fato de Bentinho ser incapaz de rir no jogo.

3. O recurso estilístico empregado no trecho “Há coisas que só se aprendem tarde; é mister nascer com elas para fazê-las cedo.” (ℓ. 25) é
A) a mistura de diferentes sensações.
B) a repetição de um mesmo som.
C) o exagero na expressão de uma ideia.
D) o jogo de palavras contrárias.

4. No terceiro parágrafo, com a chegada de Pádua, Capitu e Bentinho ficaram
A) animados.
B) comovidos.
C) constrangidos.
D) indignados.

5. No trecho “– Não me estragues o reboco do muro.” (ℓ. 8), o travessão foi usado para
A) enfatizar uma informação.
B) introduzir um novo tema.
C) marcar uma opinião do narrador.
D) reproduzir a fala de uma personagem.

6. No trecho “De resto, ele chegou sem cólera, todo meigo...” (ℓ. 11-12), a expressão "sem cólera, todo meigo" indica
A) afirmação.
B) causa.
C) conclusão.
D) modo.

7. A linguagem empregada no trecho “... e tanto podia ser dele como da mãe; fê-lo rir, era o essencial.” (ℓ. 11) é
A) formal.
B) poética.
C) popular.
D) regional.

8. No trecho “Ninguém lhe chamava assim lá em casa;...” (ℓ. 14-15), o termo "lhe" retoma a palavra
A) Bentinho.
B) Capitu.
C) José Dias.
D) Pádua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário