terça-feira, 29 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre colocação pronominal a partir de textos do Século XIX e XXI



# Respostas:
a. 
Resposta: far-se-á e ir-me-ia: mesóclise com futuro do presente e futuro do pretérito, respectivamente. Expedindo-se e Falta-me: ênclise após vírgula e em início de frase, respectivamente. se falar e se tornou: próclise pelas palavras atrativas que (conjunção subordinativa) e somente (advérbio); se referir: próclise com infinitivo pessoal antecedido de preposição.

b. 
Resposta: Se falar, se tornou e se referir ainda são comuns. Em situações formais de fala ou de escrita, também se encontram expedindo-se e falta-me, que, em situações informais, seriam substituídas por se expedindo e me falta. Já far-se-á e ir-me-ia, provavelmente seriam substituídas por se fará e iria me (alongando) ou, ainda, por construções alternativas, como será feita ou iria alongar minha fala/meu texto.

c. 
Resposta: No primeiro caso, por se tratar de um texto extremamente formal da esfera jurídica, na qual é comum seguir as regras da norma-padrão formal e, no segundo, por se tratar de um texto antigo, época em que algumas pessoas ainda utilizavam essas construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário