terça-feira, 29 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre Modernismo a partir de três poemas de Manuel Bandeira



 

1. 
Resposta: É a onomatopeia. A sonoridade produzida pela repetição da expressão à toa sugere o próprio canto da andorinha.

2. 
a. 
Resposta: O dia e a vida.

b. 
Resposta: A andorinha está simplesmente cantando, vivendo a vida dela; é o eu lírico quem associa seu canto à ideia de passar o dia à toa. Para ele, passar a vida à toa tem um significado mais triste, pois equivale a não ter aproveitado a vida inteira.

c. 
Resposta: As reticências dão a ideia de que viver a vida sem uma finalidade é algo que vem se repetindo indefinidamente na vida do eu lírico.

d. 
Resposta: Seria possível associar a ideia de uma "vida perdida" à doença do poeta, que o impediu durante longo tempo de viver a vida plenamente.

3. 
Resposta: Os clientes se portam de modo indiferente, pois estão confiantes em sua própria vida; a morte, para eles, é algo distante.

4. 
a. 
Resposta: no entanto

b. 
Resposta: longamente

c. 
Resposta: Ele tem uma postura reflexiva sobre a morte.

d.
Resposta: Uma visão pessimista: de que a vida transcorre sem uma finalidade clara e de que ela às vezes nos trai, isto é, ela nos prega surpresas, frustrando nossos sonhos.

e. 
Resposta: Ele tem uma visão materialista da morte; para ele, com a morte, a alma se extingue ao se libertar da matéria.

5. 
a. 
Resposta: Ele compara a uma roupa de linho branco engomada que, repentinamente, é suja por barro salpicado por um caminhão.

b. 
Resposta: O poema às vezes cumpre uma função que nem sempre é a mais agradável, ou seja, ele atinge a consciência do leitor, mostrando-lhe "a marca suja da vida" e fazendo-o "dar o desespero". Assim, provoca-lhe um choque que pode lhe trazer um sentido diferente para a vida.

6. 
a. 
Resposta: A poesia também pode ser leve e delicada e tratar apenas de assuntos agradáveis.

b. 
Resposta: Estão mais para a nódoa, pois tratam da vida e de seu sentido, da tristeza e da morte.

7. 
Resposta: No 5º verso, ele descreve de uma vez toda a cena da pessoa que tem a roupa de linho branca salpicada pelo barro; no 10º verso, ele concentra num único verso os destinatários de uma poesia-orvalho.

8. 
Resposta: Sim, pois os textos 1 e 2 propiciam uma reflexão sobre vida e morte e sobre o significado de ambas para o ser humano. O texto 3 propicia uma reflexão sobre a arte e seu papel na vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário