# Respostas:
1.
a.
Atenção professor: Espera-se que os alunos digam que não, uma vez que esses usos são corriqueiros em situações de fala cotidiana. Fim da observação.
b.
Resposta: Sim, pois indicam ações que vão acontecer durante certo período de tempo: almoçar e falar.
c.
Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que não, uma vez que a reprovação expressa pela personagem da tira indica que gerundismo seria uma construção estranha à língua, inadequada ou errada. Fim da observação.
2.
a.
Resposta: Atualmente, no Brasil, as locuções são mais comuns do que as formas do futuro simples.
b.
Resposta pessoal.
3.
a.
Resposta: Nas expressões destacadas no diálogo acima, diferentemente do que ocorre no diálogo da questão 4, os verbos têm sentido não durativo, uma vez que enviar e transferir são ações que, em geral, se iniciam e terminam pontualmente.
b.
Resposta: É possível considerar que há uma gradação na ênfase e na assertividade de cada uma das ocorrências: enviarei é a mais enfática e assertiva, seguida de vou enviar e, por fim, vou estar enviando, a qual, por sua vez, pode ainda dar o sentido de que a pessoa que a profere ainda vai demorar para de fato enviar.
c.
Resposta: A professora provavelmente recriminaria a construção vou estar enviando, que, se usada em excesso, pode acarretar discriminação e preconceito, uma vez que o dito gerundismo tem sido repelido socialmente por se tratar de uma construção que normalmente subverte o valor semântico e o emprego padrão de alguns verbos.
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