sexta-feira, 25 de maio de 2001

Gabarito: Atividade com o conto "O nariz", de Luiz Fernando Veríssimo



 # Respostas:
1. Crônica

2. b) o comportamento        
Podemos afirmar isso, pois o personagem principal coloca um nariz postiço, decide usá-lo e isso faz com que o comportamento das pessoas mude.

3. A partir do momento em que o homem decide não tirar o nariz postiço.

4. O trecho “Uma carreira brilhante, uma reputação, um nome, uma família perfeita” demonstra isso. Porque, na visão da família, o que importava era o papel social exercido pelo dentista e não suas características pessoais, seu caráter, suas qualidades. Isso indica que o exterior, na visão do seu círculo familiar, era mais relevante do que o interior.

5. De acordo com o texto, o que é mais importante para a sociedade é o que o indivíduo parece ser.

6. Quando o dentista resolveu utilizar o nariz postiço, inicialmente, as pessoas acharam engraçado; alguns, estranharam, pois tal atitude não condizia com seu modo de ser. Posteriormente, porém, começaram a achar estranho e até perigoso. Isso acabou causando distanciamento.

7. Tal qual ocorreu no caso do dentista, pode-se dizer que a sociedade reserva um este único destino a todos aqueles que ousam ser diferentes: a solidão.

8. O dentista apresentou estes argumentos:
Ele continuava o mesmo.
Seu corpo e sua maneira de vestir não haviam se alterado.
Suas habilidades profissionais eram as mesmas.
Suas qualidades estavam intactas.
Suas características não haviam mudado.
As pessoas que mudaram o comportamento e não ele.

9. A questão de nariz seria resolvida apenas se ele tirasse o nariz. Isso poderia ser feito a qualquer momento. Já a questão de princípios não pode ser resolvida de uma hora para outra. Ele precisaria continuar usando o nariz para provar que sua dignidade não estava relacionada à sua aparência, mas sim à sua essência.

10. Acho que o dentista fez o certo, pois não podemos permitir que as pessoas nos definam pelo que aparentamos ser. Por mais que essa seja uma tendência social, é necessário resistir em alguns momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário