quarta-feira, 30 de maio de 2001

Gabarito: Atividade sobre Modernismo a partir de dois sonetos de Vinícius de Morais



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: O soneto.

b. 
Resposta: Antes de tudo, serei atento ao meu amor, e com tal zelo, e sempre, e tanto, que meu pensamento se encante dele, mesmo em face do maior encanto.

c. 
Resposta: A repetição da conjunção reitera e destaca a ênfase dada pelo eu lírico à devoção com que vai cuidar de seu amor pela pessoa amada.

d. 
Resposta: Antítese: riso/pranto, pesar/contentamento; pleonasmo: rir meu riso; metáfora: chama.

2.
a. 
Resposta: Sim, conforme os versos "Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento".

b. 
Resposta: Mostra-se fidelidade também vivendo o amor nas mais variadas situações, nos momentos banais da vida, na tristeza e na alegria.

3.
a. 
Resposta: A morte (a sua própria ou da pessoa amada) é a maior preocupação de quem ama.

b. 
Resposta: É o fim da pessoa que ama, pois a pessoa amada já partiu.

4. 
a. 
Resposta: Um paradoxo, pois, se é infinito, supostamente não teria fim, não acabaria nunca.

b.
Resposta: Seu conceito de amor é de que, enquanto durar, o amor deve ser pleno e total, uma espécie de entrega incondicional. Ou seja, ele deve ser infinito do ponto de vista da intensidade, e não da durabilidade.

5. 
a. 
Resposta: Nos dois textos, o amor deve ser constante e uma espécie de entrega. No poema, entretanto, é prevista a possibilidade de o amor ter um fim (motivado pela morte ou não); já na canção, o amor deve durar toda a vida.

b. 
Resposta: Enquanto o soneto apresenta uma linguagem e uma forma poética clássica (emprego do soneto, versos decassílabos, vocabulário selecionado, figuras de linguagem, etc.), a canção apresenta uma letra simples, direta e fluente, com versos livres, vocabulário comum e versos inteiramente repetidos.

c. 
Resposta: Inteiramente compatíveis. O poema supõe um leitor de poesia, isto é, um leitor acostumado com a linguagem poética e seus recursos formais. Já a canção é feita para ser cantada e ouvida; logo, é natural que apresente repetições e uma simplicidade formal maior, pois disso depende a memorização da letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário