# Respostas:
1.
a. à introdução;
Resposta: 1º parágrafo; nele o autor introduz a discussão e apresenta seu ponto de vista.
b. ao desenvolvimento;
Resposta: 2º e 3º parágrafos; neles o autor desenvolve argumentos para justificar seu ponto de vista.
c. à conclusão.
Resposta: 4º parágrafo; nele o autor retoma a argumentação e finaliza o texto.
2.
Resposta: A de que o Brasil tem atraído muitos imigrantes, mas não tem políticas públicas para recebê-los.
3.
a.
Resposta: Os argumentos do autor giram em torno da ideia de que auxiliar os imigrantes traria vantagens para o próprio país: no 2º parágrafo, menciona o recolhimento maior de impostos, o que, segundo ele, melhoraria a situação da previdência; no 3º, menciona a regularização dos vistos e o oferecimento de cursos para integrar as pessoas à sociedade, o que minimizaria o problema da falta de mão de obra.
b.
Resposta: Regularizar a situação dos imigrantes e qualificar sua mão de obra, a fim de que eles possam se inserir no mercado de trabalho e contribuir para o crescimento do país.
4.
a.
Resposta: O de que o problema da imigração pode ser revertido em benefícios para o país e o de que a questão merece mais atenção do governo.
b.
Resposta: A de que todo o mundo está olhando para o Brasil.
c.
Resposta: As retomadas ajudam a criar uma unidade no texto, pois dão ideia de que os argumentos convergem para um único fim. Essa estratégia, por reforçar tópicos já conhecidos do leitor, contribui para a fluidez da leitura.
5.
a.
Resposta: 1º trecho: cursos qualificantes voltados para os mesmos; 2º trecho: atitudes energéticas; 3º trecho: a toa.
b.
Resposta: Entre outras possibilidades: "poderiam ser oferecidos cursos de português e cursos de qualificação a essas pessoas/ eles"; "é preciso que atitudes mais enérgicas sejam tomadas"; "não deve ser à toa que o Brasil".
6.
a.
Resposta: Brasil: nos; no país; à sociedade; mundo: da mídia, de grandes empresas e de outros países; ao redor do globo
b.
Resposta: o olhar marginalizado e cheio de esperança daqueles que não têm dinheiro, dos famintos e desempregados ao redor do globo.
c.
Resposta: contudo
d.
Resposta: e
7.
a.
Resposta: Como recurso de persuasão do leitor, pois cria um efeito de objetividade ao veicular argumentos que, por serem baseados em dados e informações, dão a impressão de estarem isentos da subjetividade do autor.
b.
Resposta: Aos brasileiros e ao Brasil como um todo.
c.
Resposta: Porque se trata de um nós genérico, que representa uma coletividade e não um grupo pequeno de pessoas, cujos interesses supostamente seriam muito específicos.
Gostei muito dessa atividade. Parabéns.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar um material tão rico.
ResponderExcluirMuito obg salvou minha vida kk
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