Leia o anúncio a seguir.
FONTE: (Gazeta Mercantil, 19/12/2005.)
1. Para produzir determinado sentido, o anúncio faz uso de recursos semânticos e sintáticos, isto é, explora tanto o sentido das palavras quanto a estrutura das orações.
a. A repetição da mesma estrutura, ou seja, o paralelismo entre as frases do texto, pode ser considerada uma estratégia de progressão textual. Identifique qual é a estrutura do paralelismo observado no anúncio.
b. Releia a sequência de frases do anúncio e conclua: Qual é a quebra de expectativa, no plano semântico, que ocorre na sequência de frases?
2. Reescreva o enunciado central do anúncio, eliminando as repetições e utilizando operadores argumentativos que auxiliem a organização de ideias.
3. Compare o enunciado do anúncio e a redação que você deu a ele na questão anterior.
a. Discuta com os colegas e o professor: Em geral, a repetição é recomendada ou condenada nos manuais de redação de texto?
b. Levante hipóteses: Por que o anúncio optou pela repetição?
c. Conclua: É possível determinar quando a repetição é um bom recurso e quando deve ser evitada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário