segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atividade sobre vozes verbais a partir de duas notas jornalísticas



Leia as notas de jornal a seguir.

JUNDIAÍ
Ladra abandona filha de 3 anos durante assalto

Flagrada furtando uma loja com três comparsas, uma mulher saiu correndo e deixou a filha de 3 anos no local do furto, em Jundiaí, interior de São Paulo. O caso aconteceu na terça-feira, mas só anteontem as imagens da ação foram divulgadas pela polícia. Seguranças entregaram a menina ao Conselho Tutelar. A Justiça decidirá o destino da criança. Ela pode ficar sob a guarda dos avós.

Duas das suspeitas acabaram detidas. A mãe da menina abandonada não havia sido localizada até a manhã de ontem.


VIOLÊNCIA
Mulher é feita refém em shopping no Tatuapé

Uma mulher foi mantida refém por um homem com uma faca no pescoço, ontem à tarde, na praça de alimentação do Shopping Metrô Tatuapé, na zona leste da capital. Parte do local foi esvaziada pelos policiais, e frequentadores chegaram a pensar que havia um arrastão. O homem acabou preso pela PM. A vítima não ficou ferida, mas foi atendida por uma equipe médica.
(O Estado de S. Paulo, 12 de junho de 2015.)

1. Ambas as notas fazem referência a problemas de violência envolvendo mulheres.
a. Em qual delas a mulher é a agente responsável pela violência?

b. Em qual delas a mulher sofre a violência?

c. Quais outros termos, além de mulher, cada uma das notas utiliza na manchete e ao longo do texto para fazer menção à mulher a que se refere?

2. Releia a 1ª manchete.
a. Reescreva-a, substituindo a palavra ladra pela palavra mulher.

b. Discuta com os colegas e o professor: Quais são as possíveis mudanças de sentido entre a manchete original e a escrita por você no item anterior?

c. É possível pensar que a 1ª manchete não utiliza a palavra mulher para evitar uma ambiguidade. Explique qual seria essa ambiguidade.

d. Proponha uma reescrita para a 1ª manchete, utilizando a palavra mulher e eliminando a ambiguidade apontada por você no item anterior.

3. As manchetes lidas foram redigidas com estruturas diferentes, em vozes distintas (leia o boxe "Voz ativa e voz passiva analítica").
a. Reescreva a 1ª manchete utilizando a estrutura da 2ª.

b. Reescreva a 2ª manchete, utilizando a estrutura da 1ª.

c. Discuta com os colegas e o professor: Quais são as possíveis mudanças de sentido entre as manchetes originais e as escritas por você nos itens anteriores?

Releia os trechos a seguir, extraídos, respectivamente, da 1ª e da 2ª notas, e responda às questões de 4 a 6.

I. "Flagrada furtando uma loja com três comparsas, uma mulher saiu correndo"
Palavra em destaque: comparsas.
II. "A vítima não ficou ferida"
Palavra em destaque: vítima.

4. Sobre os gêneros das palavras em destaque, responda:
a. Apenas pela leitura isolada dessas frases, é possível saber se comparsas e vítima são homens ou mulheres? Justifique sua resposta.

b. Deduza, com base no texto das notas como um todo: Comparsas e vítima são homens ou mulheres? Justifique sua resposta com elementos dos textos.

5. Observe que foram utilizados, respectivamente, o numeral três e o artigo a antes das palavras em destaque.
a. Na primeira frase, se houvesse artigo antes de comparsas, seria possível identificar de imediato o gênero dessa palavra? Justifique e proponha uma reescrita que comprove sua resposta.

b. Reescreva essa frase, mudando o gênero original que a palavra tem no texto.

c. Discuta com os colegas e o professor: Por que a presença do artigo a na segunda frase não permite identificar o gênero da pessoa a que ela se refere? Dê um exemplo de frase que ilustre sua afirmação.

6. Entre os dois termos em destaque, um tem um sentido mais pejorativo, isto é, geralmente é utilizado em contextos nos quais se quer exprimir certa reprovação.
a. Identifique qual é esse termo.

b. Proponha uma substituição desse termo por outro que não altere o sentido do enunciado, mas que não tenha o mesmo tom depreciativo.

c. Embora não tenha um sentido pejorativo tão marcado, o outro termo também pode ser utilizado com esse tom de reprovação. Imagine uma situação e crie um enunciado no qual o segundo termo apresente sentido depreciativo.

7. Releia o trecho a seguir, extraído da 2ª nota.

"Uma mulher foi mantida refém por um homem com uma faca no pescoço"

a. Essa frase foi escrita de forma ambígua. Identifique a expressão que a torna ambígua e explique quais são as duas leituras possíveis.

b. Proponha uma reescrita para a frase, eliminando a ambiguidade.

8. Discuta com os colegas e o professor e conclua: As palavras que escolhemos para fazer menção a pessoas e ações podem afetar a visão de nossos interlocutores em relação aos fatos a que nos referimos? Dê exemplos do estudo realizado que justifiquem sua resposta.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

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