domingo, 23 de maio de 2021

Atividade de regência a partir de uma música de Gilberto Gil



Leia, a seguir, a letra de uma canção que Gilberto Gil fez, em 1987, para o filme "Um trem para as estrelas, de Carlos Diegues:

Pra fazer o Sol nascer

Sol
Acende a luz
Atende á minha voz
A(s)cende de acender e de subir
De clarear
De desperta assim
A mim, a tudo mais
Atende á minha voz
Ao meu saxofone
Cor do Sol
Sol
Nasce d'ouro pra nós


1. No texto, o eu lírico se dirige ao Sol.
a) O que pede a ele?
b) Provavelmente, em que parte do dia ou da noite é feito esse pedido?
c) O eu lírico pede ao Sol que "atenda" à sua voz e ao seu saxofone. O uso desse verbo dá ao Sol uma posição de destaque ou de inferioridade em relação ao eu lírico? Justifique.

2. Como você sabe, regência é a relação que se estabelece entre dois termos: o subordinante (o termo que exige outro) e o subordinado (o termo regido pelo primeiro). No texto, encontram-se várias situações de regência. Qual ou quais são os termos regidos:
a) pelo verbo "acende"?
b) pelo verbo "despertar"?
c) pelo verbo "atende", do 8° verso?
d) pelo substantivo "cor"?

3. As relações observadas na questão anterior são de regência verbal ou nominal?

4. Alguns dos verbos empregados no texto têm uma única regência para cada um de seus sentidos. Outros podem ter até duas regências para o mesmo sentido. Vejamos os sentidos e as regências destes verbos:
acender < (VI) começa a arder, ativar-se: A luz acendeu sozinha.
(VTD) levar fogo a, causar emissão de luz: Acenda a vela.

atender < (VTD ou VTI) Receber, acolher com atenção, escutar: Atenda o pedido./ Atenda ao pedido.
(VI) aguardar, escutar: Atenda antes de falar.

despertar < (VI) acordar: Despertei mal-humorado.
(VTD) tirar do sono: Desperte seu irmão
(VTDI) tirar alguém do sono: Despertei meu irmão de um mau sonho.

Com base nessas informações, verifique no poema com qual sentido e com qual predicação foram empregados:
a) o verbo "acender"
b) o verbo "atender"
c) o verbo "despertar"

5. No 4° verso, o autor faz um jogo com a forma verbal "a(s)cende", que se refere tanto ao verbo "acender" quanto ao verbo "ascender". Observe a diferença de sentido entre eles:

acender: levar fogo a, causar emissão de luz, arder, ativar-se.
ascender: subir, elevar-se


O sentido de "ascender" também é possível no texto? Por quê?

6. Observe estas regências:

saxofone cor do Sol 
Sol nasce d'ouro

Nas duas situações, as expressões destacadas ligam-se aos termos subordinantes por meio da preposição "de'. Ambas as expressões têm valor de adjetivo.
a) Que substantivos essas expressões acompanham?
b) Que adjetivos corresponderiam a elas?

7. As relações de regência não são exclusivas da língua. Entre os sentidos do verbo "reger", há estes: "ter como dependente", "subordinar", "dirigir", "governar". Numa orquestra, por exemplo, o maestro rege os músicos, que são subordinados ás suas orientações e á sua interpretação musical.
No texto, quem é o "grande regente", o ser capaz de reger a vida, o movimento e o dia que vai nascer?

Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário