domingo, 30 de maio de 2021

Atividades sobre operadores argumentativos a partir de uma tirinha da Mafalda, de Quino



Leia a tira da Mafalda, de Quino, e responda às questões.
1. No 1º quadrinho, Mafalda e Felipe conversam sobre um assunto específico. Qual é esse assunto?

2. O 1º quadrinho termina com uma pergunta, o que leva o leitor a estabelecer uma relação entre esse quadrinho e o 2º.
a. O que o pai de Mafalda faz no 2º quadrinho?

b. Com base nas expressões das crianças no 2º e no 3º quadrinhos, conclua: O que elas pensaram que o pai de Mafalda estava indo fazer?

3. O 4º quadrinho quebra a expectativa das crianças e provoca um comentário de Felipe.
a. Com base na conversa inicial de Mafalda e Felipe, reescreva o comentário do garoto, substituindo assim pela ideia que esse termo retoma.

b. Nesse contexto, qual é o valor semântico do termo tão?

4. Observe a expressão do pai de Mafalda no último quadrinho.
a. Considerando-se que ele não ouviu a conversa inicial das crianças, o que a reação dele denota?

b. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Com que sentido o pai de Mafalda entendeu o termo tão, utilizado por Felipe? Justifique sua resposta.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário