Leia a tira da Mafalda, de Quino, e responda às questões.
1. No 1º quadrinho, Mafalda e Felipe conversam sobre um assunto específico. Qual é esse assunto?
2. O 1º quadrinho termina com uma pergunta, o que leva o leitor a estabelecer uma relação entre esse quadrinho e o 2º.
a. O que o pai de Mafalda faz no 2º quadrinho?
b. Com base nas expressões das crianças no 2º e no 3º quadrinhos, conclua: O que elas pensaram que o pai de Mafalda estava indo fazer?
3. O 4º quadrinho quebra a expectativa das crianças e provoca um comentário de Felipe.
a. Com base na conversa inicial de Mafalda e Felipe, reescreva o comentário do garoto, substituindo assim pela ideia que esse termo retoma.
b. Nesse contexto, qual é o valor semântico do termo tão?
4. Observe a expressão do pai de Mafalda no último quadrinho.
a. Considerando-se que ele não ouviu a conversa inicial das crianças, o que a reação dele denota?
b. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Com que sentido o pai de Mafalda entendeu o termo tão, utilizado por Felipe? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário