quarta-feira, 26 de maio de 2021

Atividade sobre pontuação - questões de múltipla escolha



Leia atentamente o texto abaixo.

Carmelino tem o hábito de escrever um bilhete para sua família, indicando o presente que quer ganhar de aniversário. Neste ano, em especial, logo de manhã, bem na hora que estava escrevendo o bilhete, ouviu a buzina do ônibus escolar. Na pressa, esqueceu a pontuação. Seu bilhete ficou assim:

“O que eu quero é uma bicicleta não um videogame de jeito nenhum gostaria de uma bola oficial”.

O pai de Carmelino foi o primeiro a ler o bilhete e disse para a mãe: “Eu não disse? De fato, ele quer uma bicicleta”.

A mãe, como tinha pensado em outro tipo de presente, ficou intrigada. Resolveu dar também uma olhada no bilhete e concluiu feliz: "Você não entendeu, está claro que ele quer um videogame”.

Toda essa confusão aconteceu porque o texto estava sem sinais de pontuação. Cada pessoa que leu o bilhete colocou uma pontuação diferente. Afinal, qual era o brinquedo escolhido por Carmelino? Vamos pontuar corretamente a frase, de acordo com o que ele imaginou: “O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame? De jeito nenhum. Gostaria de uma bola oficial”.

1. Como o pai interpretou o bilhete do filho?
a) "O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial."
b) "O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame? De jeito nenhum. Gostaria de uma bola oficial."
c) "O que eu quero é uma bicicleta. Não um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial."
d) "O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame de jeito nenhum e nem gostaria de uma bola oficial."

2. Como deveria ser a pontuação de Carmelino para que a mãe tivesse razão?
a) "O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial."
b) "O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame? De jeito nenhum. Gostaria de uma bola oficial."
c) "O que eu quero é uma bicicleta. Não um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial."
d) "O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame de jeito nenhum e nem gostaria de uma bola oficial."

3. O vocativo é um nome usado quando se quer atrair a atenção da pessoa com quem se fala. Como ficaria o bilhete de Carmelino acrescentando um vocativo referente aos emissores do seu texto - os pais dele.
a) "Paizinhos queridos, o que eu gostaria de ganhar é uma bola oficial”.
b) "Paizinhos queridos o que eu gostaria de ganhar é uma bola oficial”.
c) "O que eu gostaria de ganhar paizinhos queridos, é uma bola oficial”.
d) "O que eu gostaria de ganhar é uma bola oficial paizinhos queridos”.

4. Na frase "Eu quero uma bicicleta __", qual pontuação estaria adequada caso o Carmelino estivesse gritando para seus pais a fim de expressar muita vontade de ganhar a bicicleta?
a) "Eu quero uma bicicleta?"
b) "Eu quero uma bicicleta!"
c) "Eu quero uma bicicleta..."
d) "Eu quero uma bicicleta."

5. Na frase "Eu quero uma bicicleta __", qual pontuação estaria adequada caso o Carmelino estivesse expressando hesitação e interrupção de pensamento?
a) "Eu quero uma bicicleta?"
b) "Eu quero uma bicicleta!"
c) "Eu quero uma bicicleta..."
d) "Eu quero uma bicicleta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário