sexta-feira, 28 de maio de 2021

Atividade a partir de dois poemas de Augusto dos Anjos (Pré-Modernismo)



Leia, a seguir, dois textos que integram a obra "Eu", do poeta pré-modernista Augusto dos Anjos.

Texto 1 - O deus verme

Fator universal do transformismo.
Filho da teleológica matéria,
Na superabundância ou na miséria,
Verme - é o seu nome obscuro de batismo.
Jamais emprega o acérrimo exorcismo
Em sua diária ocupação funérea,
E vive em contubérnio com a bactéria,
Livre das roupas do antropomorfismo.

Almoça a podridão das drupas agras,
Janta hidrópicos, rói vísceras magras
E dos defuntos novos incha a mão...
Ah! Para ele é que a carne podre fica,
E no inventário da matéria rica
Cabe aos seus filhos a maior porção!

Texto 2 - Idealismo

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo!
O amor da Humanidade é uma mentira.
É. E é por isso que na minha lira
De amores fúteis poucas vezes falo.

O amor! Quando virei por fim a amá-lo?!
Quando, se o amor que a Humanidade inspira
É o amor do sibarita e da hetaira,
De Messalina e de Sardanapalo?!

Pois é mister que, para o amor sagrado,
O mundo fique imaterializado
- Alavanca desviada do seu futuro -

E haja só amizade verdadeira
Duma caveira para outra caveira,
Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!
(Idem.)

1. A respeito do texto 1, responda:
a. Qual é o tema central do poema?

b. Explique o título do poema, levando em conta o papel do verme no universo.

2. Indiretamente, o texto 1 faz referência à morte de seres humanos e de outros seres.
a. Que verso do poema demonstra o desprezo do eu lírico pelas crenças humanas?

b. Há, no texto, alguma referência a espiritualidade, sentimentos, sonhos?

c. Conclua: Que visão o eu lírico tem da vida e do mundo?

3. Em relação ao texto 2, responda:
a. Qual é o tema central do poema?

b. Qual é o pensamento do eu lírico sobre esse tema? Justifique sua resposta com um verso do poema.

c. Na visão do eu lírico, o que seria necessário para que esse sentimento, em sua forma mais sublime, viesse a existir? Justifique sua resposta com um verso do poema.

d. Leia, no glossário, o significado da palavra idealismo e responda: Que relação há entre o título e as ideias presentes no poema?

4. Compare os dois poemas quanto à linguagem, à forma e ao conteúdo.
a. Tendo em vista que, no passado, a poesia privilegiava um vocabulário elevado, considerado de bom gosto, responda: Que palavras ou expressões desses textos fogem a essa tradição? De que esfera do conhecimento são essas palavras?

b. O que aproxima os dois poemas quanto à forma?

c. Que efeito resulta da mistura da forma clássica com temas e termos pouco convencionais?


Fonte: Português: Linguagens

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