sexta-feira, 28 de maio de 2021

Atividade sobre concordância a partir de um texto sobre "feminismo"



Leia o texto a seguir - da "Revista Carta Capital" - e responda às questões 1 a 3: 

Feminismo para quê?

Desde que nascemos já estamos seguindo os passos escolhidos para nós. Há papéis a serem cumpridos. Meninas vestidas de rosa, meninos de azul. Chegamos ao ponto de uma empresa fabricar perucas para bebês. Para meninas, claro. Durante a infância, os brinquedos seguem o mesmo padrão de cores, e começamos a ver a divisão sexual do trabalho. Enquanto garotas brincam de lavar louça, eles estão construindo coisas e sendo super-heróis.

Estes papéis de gênero são opressores para todos nós, mas as mulheres somos levadas a acreditar que não podemos desejar nada além daquilo. Forma-se, então, uma angústia dentro de nós, como se houvesse algo de errado, mas não conseguimos identificar o que é. Muitas de nós, que nos identificamos mais com as "brincadeiras de menino", passamos a nos considerar menos mulheres. Menos. Incompletas.

1. Ao longo de todo o 1º parágrafo são utilizados verbos conjugados na 1ª pessoa do plural. Nesse contexto, a quem se referem essas formas verbais? Justifique sua resposta com base no texto.

2. No 2º parágrafo, permanece o uso das formas na 1ª pessoa do plural, mas há uma mudança no referente.
a. Qual trecho explicita essa mudança?

b. Como se explica gramaticalmente a concordância feita nesse 2º parágrafo?

c. Quem passa, portanto, a ser o referente?

3. Reescreva as frases a seguir, extraídas do texto, fazendo as substituições solicitadas e as alterações necessárias.
a. "Há papéis a serem cumpridos" - substituindo o verbo haver pelo verbo existir

b. "os brinquedos seguem o mesmo padrão de cores" - substituindo "os brinquedos" por "a brincadeira"

c. "os brinquedos seguem o mesmo padrão de cores" - substituindo os brinquedos por a maior parte dos brinquedos

d. "Enquanto garotas brincam de lavar louça, eles estão construindo coisas e sendo super-heróis" - substituindo garotas por menina e eles, por menino.

e. "nós, que nos identificamos mais com as 'brincadeiras de menino', passamos a nos considerar menos mulheres", substituindo nós por eu.

Leia a seguir algumas expressões populares e responda às questões de 4 a 6.

I. É nóis.
II. Tá ligado?
III. Tamo junto.
IV. Tô de boa.

4. Três dessas expressões contêm formas que se originam de um mesmo verbo.
a. Quais são elas e qual é esse verbo?

b. Qual é o verbo utilizado na outra expressão?

5. É comum gírias e expressões populares subverterem as regras impostas pela norma-padrão. Apesar de todas elas serem construídas com regras diferentes das regras da norma-padrão, apenas em uma delas essa diferença é pautada na concordância verbal.
a. Qual é essa forma?

b. Justifique essa afirmação.

c. Como ficaria essa expressão segundo as regras de concordância da norma-padrão? Ela teria o mesmo efeito? Justifique sua resposta.

6. A diferença entre as demais formas e a norma-padrão não se dá pela concordância.
a. Justifique essa afirmação com base nas terminações das formas verbais.

b. Levante hipóteses: Qual o motivo pelo qual essas formas não correspondem às formas da norma-padrão?

c. Como ficariam essas expressões segundo a norma-padrão? Elas teriam o mesmo efeito? Justifique sua resposta.


Fonte: Português: Linguagens

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