segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atividade sobre o gênero textual "Cata de Apresentação" a partir de uma carta da Mafalda, de Quino



As cartas de apresentação podem ter diferentes objetivos: apresentar um livro, um grupo, uma pessoa ou a si mesmo. Neste capítulo, vamos estudar esse gênero textual, tendo em vista que, com certa frequência, esse tipo de carta é solicitado, entre outras situações, em processos seletivos para cursos ou empregos e viagens de intercâmbio.

FOCO NO TEXTO

Leia a carta de apresentação a seguir.

Senhor diretor de Siete Días [revista de Buenos Aires]

Um amigo meu, o desenhista Quino (se chama assim, mas quando assina cheques põe Joaquín Lavado), me disse que você teria muito interesse em contratar a mim e a meus amiguinhos, Susanita, Felipe, Manolito e Miguelito, para juntos trabalharmos todas as semanas em sua revista.

Aceitamos com muito gosto, mas antes devo dizer a você que em minha casa a família aumentou, porque em 21 de março nasceu meu irmãozinho, o que alegrou bastante meu pai e minha mãe; e a mim trouxe curiosidade. Agora estamos todos muito preocupados em cuidar dele e pensando em um nome de que ele goste quando for grande. Como me parece que você e os leitores da revista queriam me conhecer um pouco melhor antes de assinar o contrato, envio-lhe meu curriculum (é assim que se escreve?), mas não tão completo porque de algumas coisas já não me lembro mais. [...]

Na vida real eu nasci em 15 de março de 1962. Meu pai é corretor de seguro, e em casa se entretém cuidando de plantas. Minha mãe é dona de casa. Eles se conheceram quando estudavam juntos na faculdade, mas depois ela abandonou o curso para, segundo ela, cuidar melhor de mim. O nome que me colocaram foi em homenagem a uma menina que trabalhava no filme "Dar a cara", feito com base no livro do escritor David Viñas. Em 22 de setembro de 1964, Quino conseguiu uma recomendação para que eu trabalhasse na revista Primeira Plana, e em março de 1965 me levaram ao jornal diário El Mundo. [...]

Nos últimos dias recebi muitas cartas e telefonemas perguntando sobre meu irmãozinho. Quase todos se preocupam em saber como meus pais me explicaram o assunto. Foi assim: me chamaram um dia, ficaram muito corados, disseram que tinham de me dizer algo muito importante. Meu pai me contou que eles haviam encomendado um irmãozinho para mim, que antes de ele nascer minha mãe cuidaria dele, porque ele cresce como uma sementinha, e que havia plantado nela porque sabe muito de plantas. Eu não entendi muito bem, mas fiquei contente de saber a verdade, porque a maioria das crianças da escola falam que os nenéns nascem em repolhos ou que a cegonha os traz de Paris... [...]

[...] gosto de ler, escutar os noticiários, ver TV (menos as séries), brincar de xadrez, boliche e balanço. Gosto muito de brincar e correr ao ar livre, onde haja árvores e passarinhos, como em Bariloche. Quando fomos de férias para lá, passamos dias muito bonitos. Esse ano não saímos de férias, porque esperávamos a chegada de meu irmãozinho. [...]

Entre as coisas de que não gosto estão: primeiro, sopa; depois, que me perguntem se gosto mais do papai ou da mamãe; ainda, o calor e a violência. Por isso, quando for grande, vou ser tradutora da ONU. Mas quando os embaixadores brigarem, vou traduzir tudo ao contrário, para que se entendam melhor e haja paz de uma vez por todas.

Até a semana que vem,

Mafalda

1. Sobre a carta de apresentação lida, responda às perguntas a seguir e justifique suas respostas com trechos do texto.
a. Quem se apresenta a quem?

b. Qual é a motivação para a escrita da carta?

c. Qual é a faixa etária da autora da carta?

2. Releia estes trechos:

- "Um amigo meu, o desenhista Quino [...], me disse que você teria muito interesse em contratar a mim e a meus amiguinhos"
- "Na vida real eu nasci em 15 de março de 1962."
- "Em 22 de setembro de 1964, Quino conseguiu uma recomendação para que eu trabalhasse na revista Primeira Plana, e em março de 1965 me levaram ao jornal diário El Mundo."

Levante hipóteses:
a. Qual é a relação entre Mafalda e Quino?

b. Por que, ao se referir a sua data de nascimento, Mafalda diz "na vida real"?

c. Qual seria, então, a outra data de "nascimento" de Mafalda?

d. No último trecho, há dados cuja presença é importante em cartas de apresentação profissional. Identifique quais são eles e comente essa afirmação.

3. A carta de Mafalda foi publicada na seção da revista Siete Días na qual, da semana seguinte em diante, circulariam tiras semanais com a personagem. Tendo em vista essa informação, responda:
a. Quem, de fato, escreveu a carta?

b. A quem, de fato, a carta se dirigia?

c. Apesar dessas diferenças, o texto cumpre o papel de carta de apresentação? Justifique sua resposta.

4. Releia o trecho:

"Como me parece que você e os leitores da revista queriam me conhecer um pouco melhor antes de assinar o contrato, envio-lhe meu curriculum (é assim que se escreve?), mas não tão completo porque de algumas coisas já não me lembro mais."

a. O trecho parece adequado para uma carta de apresentação com vistas a um emprego? Justifique sua resposta.

b. No caso da carta lida, ele tem um efeito negativo? Por quê?

c. Quais sentidos esses dizeres de Mafalda permitem que os leitores construam sobre ela?

5. Na carta que escreve, Mafalda apresenta as informações que julga serem relevantes para seu novo trabalho. Com base nas respostas às questões anteriores, levante hipóteses sobre qual seria a relevância das seguintes informações:
a. "devo dizer a você que em minha casa a família aumentou, porque em 21 de março nasceu meu irmãozinho, o que alegrou bastante meu pai e minha mãe; e a mim trouxe curiosidade. Agora estamos todos muito preocupados em cuidar dele e pensando em um nome de que ele goste quando for grande."

b. "Eu não entendi muito bem, mas fiquei contente de saber a verdade, porque a maioria das crianças da escola falam que os nenéns nascem em repolhos ou que a cegonha os traz de Paris..."

c. "Entre as coisas de que não gosto estão: primeiro, sopa; depois, que me perguntem se gosto mais do papai ou da mamãe; ainda, o calor e a violência."


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário