O texto que segue, desprezando as normas da língua escrita, procura reproduzir o jeito como supostamente se fala em certas regiões de Minas Gerais. Sua finalidade, portanto, é estritamente humorística. Leia-o.
Causo de mineirim
Sapassado, era sessetembro, taveu na cozinha tomano uma picumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí desusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipocadenda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê dondecovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô! (http//bacaninha.cidadeinternet.com.br/home/mensagens/engraçadas)
1. O texto lido faz uso de qual variedade linguística? variedade padrão ou variedade não padrão? Justifique sua resposta.
2. O texto apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto é utilizado para construir o texto?
3. Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: Como se caracteriza esse dialeto?
4. Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão. O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.
5. No trecho "Foi um trem doido demais", a expressão "um trem" possui o mesmo sentido de
a) uma locomotiva
b) algum objeto
c) um acontecimento
d) um treco
6. Reescreva o texto passando para a variedade padrão da língua.
Fonte: Português: Linguagens
# RESPOSTAS (GABARITO)
AMEI ESSA ATIVIDADE!! :)
ResponderExcluirTRABALHEI COM MEUS ALUNOS, ELES AMARAM...GOSTARIA DE MAIS ATIVIDADES COMO ESTE..