domingo, 30 de maio de 2021

Atividade sobre informatividade e senso comum a partir de textos jornalísticos



1. Leia as duas notícias a seguir.

Sol não deve aparecer e capital terá mais um dia frio e nublado

Em plena primavera, a capital paulista terá mais um dia de muito frio e tempo fechado nesta quinta-feira, 9. A chance de o sol aparecer na cidade é muito pequena e podem ocorrer chuviscos durante a manhã, mas o céu fica nublado à tarde e à noite a temperatura não deve passar dos 17 °C, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). [...]
(Disponível em: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sol-nao-deve-aparecer-e-capital-tera-mais-um-dia-frio-e-nublado,256693. Acesso em: 15/3/2016.)


Sol não deve aparecer nesta noite

A previsão para a noite de sábado e madrugada de domingo é de escuridão. Segundo meteorologistas, o Sol deverá se esconder atrás da linha do horizonte, tornando-se invisível a olho nu. Este é um fenômeno raro que ocorre apenas uma vez a cada 24 horas.

A noite deverá ser iluminada por luzes artificiais e a escuridão promete durar pelo menos até as 6 horas da manhã de domingo. Para moradores de outras partes do mundo, no entanto, o Sol estará visível nesse mesmo período.
(O Estado de S. Paulo, 23/5/2009.)

Ambas as notícias abordam o não aparecimento do sol em situações específicas.

a. Para dar credibilidade a seu conteúdo, as duas fazem menção a vozes de autoridade. Identifique os trechos nos quais essas vozes aparecem em cada um dos textos.

b. Há, na primeira notícia, um dado que permite considerar o não aparecimento do sol um fato inesperado. Qual é ele?

c. Na segunda notícia, há algum dado que permite considerar o não aparecimento do sol um fato inesperado? Justifique sua resposta com base no conteúdo do texto.

2. Agora, leia a notícia a seguir.

Sol brilha à meia-noite e dia nunca termina no verão da Lapônia
É difícil esquecer o brilho do sol à meia-noite. É tão bonito, tão diferente, tão grandioso, que o Globo Repórter saiu em busca do melhor lugar para assistir ao espetáculo. A equipe de reportagem foi em direção à região mais ao norte da Suécia, a Lapônia, um patrimônio da humanidade porque suas montanhas e florestas são totalmente preservadas e por ser ocupada pelo povo "sami" desde a pré-história. [...]

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. [...]

(Disponível em: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/10/sol-brilha-meianoite-e-dia-nunca-termina-no-verao-da-laponia.html. Acesso em: 15/3/2016.)

Imagine que a segunda manchete da questão anterior tenha sido publicada em um jornal da Lapônia, no verão.
a. Nesse caso, haveria algum dado que permitiria considerar o não aparecimento do sol um fato inesperado? Justifique sua resposta.

b. Discuta com os colegas e o professor e levante hipóteses: De quais fatores depende a relevância das informações de um texto?

3. Volte ao texto em estudo, leia a parte inferior dele, em fundo amarelo, e responda:
a. Ela faz referência às "notícias aí de cima". Discuta com os colegas e o professor: Nesse contexto, trata-se realmente de notícias?

b. Considerando a página como um todo, qual é, de fato, o gênero desse texto? E qual é a finalidade dele?

c. Explique a estratégia utilizada pelo autor do texto para chamar a atenção de seus leitores.

d. Tendo em vista suas respostas às questões anteriores, conclua: Qual é a verdadeira relevância informativa das manchetes no texto em estudo?


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário