sexta-feira, 28 de maio de 2021

Atividade sobre concordância dos verbos impessoais a partir de um quadrinho do Laerte



 Leia a história em quadrinhos a seguir, do cartunista Laerte:

1. Nos quatro primeiros quadrinhos, é contada uma história pela voz de um narrador.
a. Qual expressão é utilizada para marcar o tempo em que se passa essa história?

b. Qual expressão temporal é utilizada para marcar uma mudança no cenário inicial da história?

2. Releia o trecho a seguir.

"Só existia pai, e a filharada comia apenas macarrão e ovo frito."

Reescreva-o, fazendo as devidas alterações e substituindo:
a. o verbo existir pelo verbo haver

b. a palavra pai por pai e avô

c. o verbo existir pelo verbo haver e a palavra pai por pai e avô

d. a filharada por os filhos

3. Observe a frase "E sempre perdia a perua!", do 2º quadrinho.
a. A quem se refere a forma verbal perdia? Justifique sua resposta.

b. Sem mudar o contexto da história, reescreva a frase alterando o sujeito do verbo perder e fazendo as devidas alterações em sua concordância.

4. Justifique o emprego do verbo haver no singular na frase "havia outros milhares de anos", no 3º quadrinho.

5. O 5º quadrinho revela o contexto em que a história inicial estava sendo contada. Qual é esse contexto?

6. Reescreva a frase "Foi assim que surgiu a mãe!", fazendo as devidas alterações e substituindo a mãe por:
a. as mães;

b. a maioria dos homens;

c. nós, seres humanos.

7. O 5º e o 6º quadrinhos revelam uma reviravolta em toda a história, acrescentando um novo sentido a tudo que veio antes.
a. O que esse quadrinho sugere sobre a história contada nos quatro primeiros?

b. O que esse quadrinho sugere sobre a Internet, em geral?


Fonte: Português: Linguagens

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