sexta-feira, 28 de maio de 2021

Aula de português: atividade sobre concordância verbal a partir de um poema de Ferreira Gullar



Leia o poema a seguir, de Ferreira Gullar, escrito durante o período do regime militar no Brasil:

Dois e dois: quatro

Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena

Como teus olhos são claros
e a tua pele, morena

como é azul o oceano
e a lagoa, serena

como um tempo de alegria
por trás do terror me acena

e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena

- sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena

mesmo que o pão seja caro
e a liberdade, pequena.

1. Leia a seguir um depoimento de Ferreira Gullar, dado na Bienal do Rio de Janeiro, em 2009, no qual ele comenta sobre a situação em que esse poema foi escrito:

Muitos amigos estavam presos, muita gente sumiu, então havia um grande desapontamento em todos nós, que tínhamos lutado pela reforma agrária, pela mudança das condições do país [...] Então esse poema foi escrito um pouco pensando nas pessoas que estavam presas e em tudo, em todos nós que estávamos perdendo o ânimo [...].
(Transcrito do vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T2iTZJAOz6c. Acesso em: 18/1/2016.)

a. A 1ª estrofe apresenta uma síntese das ideias principais do poema. Considerando o contexto social e político em que o poema foi produzido, explique o sentido dos versos "embora o pão seja caro / e a liberdade pequena".

b. Tendo em vista o momento caracterizado por Gullar, conclua: O que expressam os dois primeiros versos dessa estrofe?

c. Segundo o depoimento de Gullar, a quem ele se dirigia com seu poema?

2. Embora em seu depoimento Gullar tenha explicitado a quem se dirigia com seu texto, no poema o eu lírico se dirige especificamente a um "tu", que aparece em meio a uma comparação.
a. Levante hipóteses: Quem é o tu a que o eu lírico se dirige?

b. Com o que o eu lírico compara os elementos trazidos na 2ª, na 3ª e na 4ª estrofes?

3. No poema em estudo, o eu lírico faz uma queixa em relação à situação vivida naquele momento.
a. Por essa queixa, é possível considerar que a postura do eu lírico é pessimista?

b. Para o eu lírico, ainda há esperança de melhoria da situação? Justifique sua resposta com um verso do poema.

4. Releia a primeira e a penúltima estrofes.
a. A quem se refere a forma verbal sei?

b. Reescreva esse verso, explicitando o sujeito.

c. Se o eu lírico escrevesse em nome de um coletivo, incluindo-se nessa ideia de coletividade, identifique, entre as construções a seguir, a mais adequada, de acordo com a norma-padrão. Justifique sua escolha.
I. Nós sabe que a vida vale a pena.
II. Eles sabe que a vida vale a pena.
III. Nós sabemos que a vida vale a pena.
IV. Eles sabem que a vida vale a pena.

5. No 2º verso da 2ª e da 3ª estrofes, há uma elipse do verbo, isto é, ele foi omitido.
a. Reescreva-o, explicitando o verbo em sua forma de acordo com a norma-padrão.

b. Identifique, em cada um desses versos, qual é o sujeito e em que pessoa e número estão as formas verbais.

6. Releia os seguintes trechos:

I. "Dois e dois são quatro"
II. "Teus olhos são claros"
III. "É azul o oceano"
IV. "A noite carrega o dia"

a. Qual é o único trecho que não segue a ordem padrão do português escrito (sujeito + verbo + complemento)?

b. Coloque-o na ordem padrão.

c. Quais formas verbais estão no singular e quais estão no plural? Justifique esse emprego.

d. Reescreva-os segundo a norma-padrão, substituindo:
- Dois e dois por Essa soma

- Teus olhos por Teu olhar

- O oceano por os mares

- A noite por Os luares

e. Compare os versos originais aos versos escritos por você no item anterior e conclua: O que aconteceu com as formas verbais?

7. Releia a 4ª estrofe.
a. Coloque-a na ordem padrão do português escrito e levante hipóteses: Por que o poeta não escreveu o verso nessa ordem?

b. A que ou a quem se refere a forma verbal acena?

c. Explique por que a ideia dessa estrofe confirma o que foi dito na 1ª estrofe.

8. Compare a 1ª estrofe às duas últimas. Discuta com os colegas e o professor e conclua:
a. Qual efeito de sentido é criado pela repetição da forma verbal sei na penúltima estrofe?

b. Nesses versos, foram empregadas as conjunções concessivas embora e mesmo que. Uma concessão é considerada uma atitude aparentemente contrária ao previsto ou esperado. Qual é a atitude esperada de uma pessoa que vive no contexto sócio-histórico do poema?


Fonte: Português: Linguagens

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