domingo, 30 de maio de 2021

Atividade de análise de informatividade e de senso comum na redação de um estudante



1. Leia o parágrafo a seguir, escrito por um aluno do ensino médio a partir de uma proposta de redação cujo tema central era violência.

A violência no Brasil está cada vez maior, não existe mais respeito entre as pessoas deste país.

Existem milhares de pessoas que acham que é com a violência que se consegue as coisas e não é por esse lado; porque devemos refletir muito antes de tomar qualquer decisão precipitada, pois ela pode ser fatal.

As pessoas acham que a violência só pode ser combatida por outra violência e ainda chegam a pensar que têm a razão de fazer isso, mas na verdade elas estão enganadas; é por agirem dessa forma que perdem toda a razão que elas pensam ter, porque fazendo isso elas acabam cometendo o mesmo erro de quem começou a violência e isso sem perceber.

Ela tem que ser contida, mas não a combatendo com violência, e sim usando de outros meios para obter sucesso.

a. Identifique no texto cinco afirmações que tomam por base o senso comum (conhecimento popular).

b. Discuta com os colegas e o professor: Esse texto tem um alto ou um baixo grau de informatividade (conhecimento de informações novas)? Justifique sua resposta.


Fonte: Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso

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