segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Atividade de português a partir de um texto do ENEM 2018


Leia o texto de R. Freire, usado pela prova do ENEM 2018:

"Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou. Como todos os outros. O quinto. A gente já estava junto há mais de um ano. Parecia que dessa vez seria para sempre. Mas não: ele desapareceu de repente, sem deixar rastro. Quando me dei conta, fiquei horas ligando sem parar – mas só chamava, chamava, e ninguém atendia. E então fiz o que precisava ser feito: bloqueei a linha. A verdade é que nenhum telefone celular me suporta. Já tentei de todas as marcas e operadoras, apenas para descobrir que eles são todos iguais: na primeira oportunidade, dão no pé. Esse último aproveitou que eu estava distraído e não desceu do táxi junto comigo. Ou será que ele já tinha pulado do meu bolso no momento em que eu embarcava no táxi? Tomara que sim. Depois de fazer o que me fez, quero mais é que ele tenha ido parar na sarjeta. […] Se ainda fossem embora do jeito que chegaram, tudo bem. […] Mas já sei o que vou fazer. No caminho da loja de celulares, vou passar numa papelaria. Pensando bem, nenhuma das minhas agendinhas de papel jamais me abandonou". FREIRE, R. Começar de novo. O Estado de S. Paulo, 24 nov. 2006

1. (Enem 2008) Nesse fragmento, a fim de atrair a atenção do leitor e de estabelecer um fio condutor de sentido, o autor utiliza-se de
a) primeira pessoa do singular para imprimir subjetividade ao relato de mais uma desilusão amorosa.
b) ironia para tratar da relação com os celulares na era de produtos altamente descartáveis.
c) frases feitas na apresentação de situações amorosas estereotipadas para construir a ambientação do texto.
d) quebra de expectativa como estratégia argumentativa para ocultar informações.
e) verbos no tempo pretérito para enfatizar uma aproximação com os fatos abordados ao longo do texto.

2. No texto, há o uso da "personificação", figura de linguagem usada para atribuir qualidades humanas a um objeto ou seres irracionais. Reconheça o uso dela no texto.

3. Nesse texto, há também a "quebra de expectativa" para gerar humor. Identifique a frase em que foi revelada a informação que mudou o sentido da história.

4. O texto brinca com frases frequentemente usadas por pessoas que passaram por relacionados mal sucedidos. Transcreva cinco dessas frases.

5. No final do texto, o narrador pensa numa solução para a frustração dele. Qual é essa solução?

6. No trecho "...ele me abandonou", nota-se o uso de um elemento de coesão "catafórico", ou seja, que faz referência a um termo subsequente. Afinal, a que se refere o pronome "ele" nesse trecho?

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Atividade de gramática a partir de uma questão do ENEM 2013


# A gramática nas provas do Enem
Questão 119, Enem 2013:
Enem 2013
 
1. Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)
a) emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final.
b) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.
c) retomada do substantivo "mãe", que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.
d) utilização da forma pronominal "la", que reflete um tratamento formal do filho em relação à "mãe".
e) repetição da forma verbal "é", que reforça a relação de adição existente entre as orações.

2. No provérbio "A preguiça é a mãe de todos os vícios", qual palavra melhor substituiria o termo "mãe"?
a) mulher
b) madrasta
c) origem
d) procedência

3. Na tirinha, a palavra de qual oração está sendo retomada pelo pronome "la"?

4. Sobre as orações coordenadas da tirinha:
a) Transcreva-as.

b) Destaque as conjunções delas.   

c) Classifique o valor semântico de cada uma delas.

5. Afinal, o raciocínio do personagem da tirinha é totalmente lógico? Comente a sua resposta.

domingo, 14 de agosto de 2022

Atividade de interpretação a partir de texto do site "Ecoa" sobre "efeito estuda" e "aquecimento global"


Leia o texto abaixo do site Ecoa:

É verdade que puns e arrotos de vaca são um dos maiores poluidores do planeta?

Tudo começou em 1856, quando a estadunidense Eunice N. Foote realizou experimentos isolando gases atmosféricos em cilindros de vidro. Seus estudos são a origem para pesquisas posteriores a respeito do efeito estufa, um fenômeno que explica o aquecimento da Terra. 

(...) o gás metano foi identificado como uma das substâncias relevantes no efeito estufa. Desde então, cientistas das áreas de biologia e agropecuária passaram a integrar o grupo de pessoas atrás de respostas e soluções para a crise climática. Isso porque bovinos soltam metano nos puns e arrotos. (...)

Nesse sentido, será que podemos afirmar que pum e arroto de boi e vaca são umas das principais causas do efeito estufa? A especialista Luana S. Basso, Doutora em Ciências, explica a Ecoa.

Na agropecuária, a digestão dos bovinos é a principal fonte de emissão de gás CH4, o metano. Essa emissão ocorre como resultado de um processo natural da digestão desses animais... É uma quantidade bastante expressiva e lidera o ranking dos relatórios climáticos. (...)

Luana aponta que a superpopulação de bovinos é definitivamente uma das causas para índices tão altos de efeito estufa no Brasil, gerada pelo alto consumo de carne pela população. Por isso, diminuir o consumo de carne e o modo de produção bovina no país reduziria os índices de emissão de gás metano, além de contribuir para a diminuição do desmatamento e queimadas na Amazônia, causados principalmente pelo avanço da agropecuária. (Fonte: Site Ecoa, por Maiara Marinho)

# Questões:
1. Qual é o assunto do texto lido?

2. Qual a principal questão que o texto levanta e gera preocupação entre os cientistas e ambientalistas?

3. Segundo o texto, a superpopulação de bovinos impacta diretamente em quais problemas ambientais?

4. Uma das soluções apontadas pela especialista para conter a superpopulação de bovinos é "diminuir o consumo de carne". Você está ou estaria pronto para esse hábito?

5. Identifique as operações de retomadas a partir dos termos destacados abaixo:
a) "Seus estudos são a origem para pesquisas posteriores..."

b) "Isso porque bovinos soltam metano..."

c) "Essa emissão ocorre"

d) "... um processo natural da digestão desses animais"

6. A partir do texto, transcreva as orações que expressam ideia de
a) tempo

b) explicação

c) adição

d) conclusão

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Atividade de português sobre "operações de retomada no texto" - Análise de questão do Enem-2021


Leia o texto abaixo usado pela Prova do primeiro dia do Enem 2021:

Os velhos papéis, quando não são consumidos pelo fogo, às vezes acordam de seu sono para contar notícias do passado.
É assim que se descobre algo novo de um nome antigo, sobre o qual já se julgava saber tudo, como Machado de Assis.
Por exemplo, você provavelmente não sabe que o autor carioca, morto em 1908, escreveu uma letra do hino nacional em 1867 — e não poderia saber mesmo, porque os versos seguiam inéditos. Até hoje.
Essa letra acaba de ser descoberta, em um jornal antigo de Florianópolis, pelo pesquisador independente Felipe Rissato.
“Das florestas em que habito/ Solto um canto varonil:/ Em honra e glória de Pedro/ O gigante do Brasil”, diz o começo do hino, composto de sete estrofes em redondilhas maiores, ou seja, versos de sete sílabas poéticas. O trecho também é o refrão da música.
O Pedro mencionado é o imperador Dom Pedro II. O bruxo do Cosme Velho compôs a letra para o aniversário de 42 anos do monarca, em 2 de dezembro daquele ano — o hino seria apresentado naquele dia no teatro da cidade de Desterro, antigo nome de Florianópolis. Fonte: Disponível em: www.revistaprosaversoarte.com. Acesso em 4 dez. 2018 (adaptado).

# Questões:
1. Considerando-se as operações de retomada de informações do texto, há interdependência entre as expressões
A. "Os velhos papéis" e "É assim".
B. "algo novo" e "sobre o qual."
C. "um nome antigo" e "Por exemplo."
D. "O gigante do Brasil" e "O Pedro mencionado."
E. "o imperador Dom Pedro II" e "O bruxo do Cosme Velho".

2. Explique com suas palavras o sentido da frase:
"Os velhos papéis, quando não são consumidos pelo fogo, às vezes acordam de seu sono para contar notícias do passado."

3. O texto fala sobre a descoberta de um pesquisador independente. Qual é essa descoberta?

4. Levante hipóteses: Por que esse fato deve ter ficado esquecido pelo tempo?

5. Identifique o elemento de coesão (termo referenciado) de cada expressão destacada abaixo:
a) "...acordam de seu sono..."

b) "o autor carioca... escreveu uma letra do hino nacional"

c) "Essa letra acaba de ser descoberta"

d) "O bruxo do Cosme Velho compôs a letra..."

e) "compôs a letra para o aniversário de 42 anos do monarca"

f) "em 2 de dezembro daquele ano"

6. Identifique no texto as orações que expressam as seguintes ideias:
a) tempo

b) adição

c) explicação

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Atividade de português sobre variedades linguística a partir de uma conversa ao telefone


Leia o texto abaixo - uma conversa ao telefone entre a gerente de um banco e um cliente: 

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

# Questões:
1. Sobre o início da conversa ao telefone pelos interlocutores:
a) Qual variedade linguística foi adotada a princípio?
b) Por que foi usada tal variedade?

2. A descoberta de uma informação mudou de repente o nível de linguagem adotado? Que informação foi essa?

3. Sobre a variedade que se passou a usar após a informação revelada:
a) Qual foi essa variedade?
b) Transcreva todos os exemplos dessa variedade?
c) Levante hipóteses: por que se passou a adotar tal variedade?

4. Qual a conclusão que se pode ter sobre como podemos usar as variedades padrão e não padrão da língua?