domingo, 28 de novembro de 2021

Exercícios com cartum sobre o tema "Falta de consciência da sociedade em relação à covid-19"


Leia a charge abaixo de Jean Galvão:
# Questões:
1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) Tira em quadrinhos
b) Cartum
c) História em quadrinhos
d) Charge

2. Sobre qual tema esse texto aborda?

3. Qual foi o objetivo do cartunista ao criar esse texto?

4. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

5. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da evolução do contágio do coronavírus?

6. A charge de Jean Galvão satiriza as aglomerações nas ruas de uma cidade paulista em plena pandemia da covid-19. Dê continuidade à frase abaixo acrescentando a conjunção "porque", que é usada para iniciar uma "explicação".

O Festival de Inverno de Campos do Jordão deveria ser melhor fiscalizado porque...

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Atividade sobre charge com o tema "maior investimento em educação"


Leia essa charge do cartunista Juntão:

1. Em relação à leitura da charge, podemos inferir que
a) os alunos que participam das aulas aprendem mais.
b) professores desmotivados ensinam menos.
c) os erros ortográficos recrudescem com mais investimentos na área da educação.
d) os investimentos na área de educação corroboram para o aprendizado dos alunos.
e) A educação prescinde de investimentos para melhorar o aprendizado dos alunos.

2. Leia as afirmações acerca dessa charge sobre educação: 
I – As imagens sugerem que o aluno em destaque escrevendo no quadro está ainda no ensino fundamental. 
II – A charge faz uma crítica à falta de investimentos necessários para uma educação de qualidade. 
III – A charge faz uma crítica à ausência de professores na sala de aula, deixando o aluno escrevendo sozinho no quadro. 

Marque a alternativa que possui afirmações corretas em relação à charge: *
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III​

3. Qual a finalidade desse gênero textual?
a) provocar humor através da crítica a algum fato do momento
b) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações
c) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos
d) apenas apresentar desenhos em formato lúdico

4. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e a não verbal. No caso do texto do Juntão, há uso da linguagem
a) mista
b) apenas verbal
c) apenas não verbal
d) Nenhuma das alternativas anteriores

5. No trecho "Cete porssento do PIB para educassão", nota-se desvios de ortografia em relação ao emprego das "letras "c", "s", "ss" e "ç", quando possuem o som de "sê". Em qual sequências de palavras abaixo todas as palavras foram grafadas corretamente?
a) intenção - expansão - processo
b) repartissão - utilização - remessa
c) fusão - fundisão - concessão
d) repreensão - processo - excessão

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Atividade sobre conjunções coordenativas a partir do tema "invisibilidade e registro civil no Brasil"


1. Preencha as lacunas com as conjunções coordenativas adequadas:

e - por isso - ou - porque - porém 

a)"O registro civil é importante _______ garante o acesso a direitos e às políticas públicas de inclusão."

b) "O Brasil tem avançado em várias pautas sociais, _____ ainda temos pessoas que são invisíveis para a sociedade."

c) "O registro civil trata dos fatos da vida civil das pessoas, como nascimento, casamento, divórcio e morte, ______ é tão fundamental."

d) "O governo precisa ter projetos para incentivar o registro civil ______ colocar em prática os direitos sociais."

e) "O Estado deve incentivar o registro civil na sociedade _____ muitas pessoas continuarão marginalizadas." 

2. Escreva uma redação dissertativa sobre o tema "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Mínimo de 10 linhas distribuídas em 4 parágrafos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Atividade a partir da música "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho


Cartum de Jeff
A passagem da canção de Zé Ramalho, que foi lançada ainda nos tempos da ditadura, apareceu na prova do ENEM tanto com um trecho do verso quanto seu refrão conhecido Brasil afora.

Leia o trecho abaixo da canção "Admirável gado Novo", de Zé Ramalho:

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber

Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Ê, povo feliz!

(ENEM 2021) 1. Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?
a) Militância política
b) Passividade social
c) Altruísmo religioso
d) Autocontrole moral
e) Inconformismo eleitoral

2. No trecho "Vocês que fazem parte dessa massa", quem seria a "massa" representada na música?
a) políticos
b) empresários
c) cidadãos
d) construtores

3. Qual verso da música fala especificamente da realidade do trabalhador que sempre ganha menos do que produz?
a) Vocês que fazem parte dessa massa
b) Que passa nos projetos do futuro
c) E dar muito mais do que receber
d) Ê, povo feliz!

4. O refrão da música faz referência ao estado de felicidade forçada, como no livro "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley. O que esse estado de felicidade representa na música?
a) que as pessoas forçam uma felicidade real contra o sistema opressor 
b) que a sociedade acredita que a felicidade é divina, independente do sistema opressor
c) que os cidadãos manipulados pelo sistema vivem uma falsa ideia de felicidade
d) que as pessoas felizes não são manipuladas por um sistema opressor

5. No trecho "E dar muito mais do que receber", a conjunção "e" indica ideia de
a) oposição
b) adição
c) explicação
d) conclusão

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Atividade sobre linguagem impessoal (gírias e variedade padrão)


Reescreva as frases alterando as palavras destacadas por outras mais adequadas, podendo consultar sugestões no box abaixo:

dissidentes - necessitadas - mentira - interessante - acompanhar - preocupados - passar vergonha - chateados - bajular - foi agredido - atormentar - desrespeitam - inadequada 

a) Federação de Futebol condena times traíras.
Federação de Futebol condena times dissidentes

b) Os políticos esculhambam o país.

c) Os pesquisadores desenvolveram um projeto bacana.

d) O jogador teve uma atitude babaca.

e) O plano econômico do governo busca atender a pessoas coitadas.

f) Candidatos políticos costumam aporrinhar em época de eleição.

g) Deve-se ter atenção com pessoas que gostam de puxar saco.

h) O professor deixou os alunos bolados.

i) Os policiais não gostam de pessoas que ficam contando caô.

j) A alta do dólar deixou os economistas grilados.

k) Muitos jovens costumam ir na onda quando o assunto é bebida alcoólica.

l) Muitas pessoas não se preocupam tanto em pagar mico ao defenderem alguns políticos.

m) Um homem foi abordado num assalto e levou porrada do bandido. 

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Atividade sobre marcas de impessoalidade em textos dissertativos


Você já ouviu falar em impessoalização da linguagem?

Um texto para ser considerado impessoal deve ser escrito na terceira pessoa. Evitando assim, termos em primeira pessoa.

"Eu acho que a violência não leva a nada." (pessoal)
"Pode-se dizer que a violência não leva a nada." (impessoal)

Questão:
1. Elabore frases usando apenas os marcadores de impessoalidade:
a) É preciso... / Na minha opinião, é preciso...

b) É essencial... / Eu acho essencial

c) Eu concluo que... / Concluímos que...

d) Acredita-se que... / Eu acredito...

e) Afirmo que... / Pode-se afirmar que...

f) Digo que... / É possível dizer que...

2. Elabore uma redação dissertativa sobre "a importância da conclusão do Ensino Médio para os jovens estudantes". Para isso, empregue uma linguagem impessoal. 

domingo, 14 de novembro de 2021

Atividades sobre parônimos e homônimos (2)


1. Crie uma frase para cada uma das palavras abaixo:
a) inflação 
b) infração 
c) sede (local)
d) sede (água)
e) cesto
f) sexto
g) cavaleiro
h) cavalheiro
i) tráfego
j) tráfico
k) descrição
l) discrição
m) flagrante
n) fragrante
o) acender
p) ascender

2. Crie frases somente com as palavras empregadas de acordo com a norma padrão da língua:
a) jeito - geito

b) dirigir- dirijir

c) mecher - mexer

d) enchergar - enxergar

e) cabeleireiro - cabelereiro

f) paralisação - paralização

g) mendigo - mendingo

h) quizeram - quiseram

Atividade a partir de um cartum do Cristiano sobre "4º bimestre? E agora pra se recuperar?"


Leia o cartum abaixo do cartunista Cristiano:

# Questões:
1. O cartum tem como tema um dilema comum entre alunos que
a) acompanham adequadamente as aulas durante o ano
b) estão atento às explicações dos professores ao longo dos bimestres
c) têm dificuldade em tirar dúvidas quando não entende um conteúdo nas aulas
d) não acompanham adequadamente as aulas durante o ano

2. O efeito de humor é reservado para a última cena (4º bimestre) porque revela que
a) o aluno ainda não reconheceu a necessidade de tirar boas notas
b) o estudante reconheceu a importância de tirar boas notas antes desse bimestre
c) o aluno percebeu a necessidade de tirar boas notas apenas neste bimestre
d) o estudante não quis perceber a importância de tirar boas notas nesse bimestre

3. Na terceira cena (3º bimestre), nota-se o uso de qual figura de linguagem?
a) onomatopeia
b) prosopopeia
c) hipérbole
d) comparação

4. Nos trechos "A revisão tá igual a prova?" e "Passa um trabalho valendo ponto extra!", as palavras "tá" e "passa" podem ser exemplos de variedade não padrão. Como seria o emprego padrão dessas duas palavras no texto?
a) "esta" e "Passe" 
b) "está" e "Passe"
c) "esta" e "Passas"
d) "está" e "Passas"

5. No trecho "se eu precisar de 6 pontos o senhor me dá?", a conjunção "se" indica ideia de
a) consequência
b) condição
c) causa
d) concessão

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Atividade de interpretação sobre o texto "Japoneses revelam os segredos da dormideira"


Leia o texto abaixo publicado no jornal "Folha de São Paulo":

Japoneses revelam os segredos da Mimosa pudica, conhecida como dormideira

Uma plantinha brasileira que fascinou gerações de crianças por sua capacidade de fechar as folhas quando tocada está revelando seus segredos a cientistas japoneses. Eles descobriram que o movimento da Mimosa pudica (conhecida como dormideira) está associado à perda de moléculas de fosfato em uma proteína chamada actina.

A actina está presente nas células da planta como componente do citoesqueleto (estrutura que determina o formato da célula). Como toda proteína, ela é composta por aminoácidos, sendo um deles a tirosina. É nesse pedaço que ocorre a variação na quantidade de fosfatos. Uma redução na quantidade faz com que as folhas da dormideira se recolham. Durante a noite, elas se fecham naturalmente.

No entanto, a planta também é sensível ao toque. Se tocada, ela imediatamente contrai as folhas, compactando-as em torno do galho. O mecanismo é usado para frustar insetos interessados em devorar suas folhas.

O estudo, feito pela Universidade Sophia, em Tóquio, sai publicado hoje na revista científica "Nature".
(Fonte: Folha de São Paulo, 7/9/2000)

# Questões:
1. Sobre qual assunto é o texto lido?
a) a descoberta da explicação do movimento da plantinha conhecida como dormideira
b) a fascinação das crianças pela plantinha conhecida no Brasil como dormideira
c) a revelação de que a Mimosa pudica é uma planta originalmente brasileira
d) a capacidade da Mimosa pudica de frustar insetos interessados em devorar suas folhas

2. No trecho "ela é composta por aminoácidos, sendo um deles a tirosina", a que palavra se refere o pronome "ela"? 
a) dormideira
b) actina
c) planta
d) célula

3. No trecho "No entanto, a planta também é sensível ao toque", a conjunção "no entanto" indica ideia de 
a) explicação
b) conclusão
c) oposição
d) alternância

4. No trecho "Se tocada, ela imediatamente contrai as folhas", o conectivo "se" expressa
a) condição
b) finalidade
c) causa
d) concessão

5. Segundo texto, qual o motivo de a plantinha dormideira se fechar?
a) para se recolher no momento em que começa a amanhecer
b) para frustar insetos interessados em devorar suas folhas
c) para se compactar em torno dos galhos da plantinha
d) para reter moléculas denominadas de actina

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Atividade a partir de uma charge de Thyagão sobre o tema "alta do preço da gasolina"


Leia o texto de Thyagão:
# Questões:

1. O texto é um exemplo de qual gênero textual?
a) história em quadrinhos
b) tira em quadrinhos
c) charge
d) ilustração
2. Qual a finalidade desse gênero textual?
a) provocar humor através da crítica a algum fato do momento
b) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações
c) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos
d) apenas apresentar desenhos em formato lúdico
3. O texto de Thyagão faz uma crítica 
a) ao fato de o combustível ser um recurso de valor muito alto no Brasil
b) à sucessão de aumentos no preço de combustível no Brasil
c) ao aumento de postos de gasolina nas cidades no Brasil
d) ao aumento de bombas de gasolina nos postos de combustível no Brasil 

4. O texto faz referência a uma celebração conhecida como "Dia das Bruxas" ou "Halloween". Qual é o humor desse texto?
a) ao fato de o "Dia das Bruxas" ter fantasias diversas que nem sempre são relacionadas à bruxaria
b) ao fato de as fantasias de bruxa, de esqueleto e bomba de posto de gasolina serem muito comuns em "Halloween" 
c) ao fato de a fantasia de bomba de posto de gasolina ser considerada tão assustadora quanto a de bruxa ou caveira
d) ao fato de as fantasias bruxa e de esqueleto serem mais assustadoras do que de bomba de posto de gasolina
5. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto do Thyagão, há uso da linguagem
a) mista
b) apenas verbal
c) apenas não verbal
d) Nenhuma das alternativas anteriores